limitação de pcr a 30 minutos ?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
banshee
Mensagens: 141
Registado: 22 jul 2016, 22:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por banshee » 08 jun 2018, 23:10

Viva,
Já encontrei vários teslas a carregar em pcr , mas por duas vezes a situação tornou-se um pouco aborrecida para mim. :(

Numa das vezes o homem estava já a carregar á 45minutos , reparou que cheguei olhei para o tempo de carregamento e fiquei á espera sentado no meu carro ,no entanto manteve o carro a carregar por mais 45 minutos , nunca pedi que interrompesse a carga , mas moralmente deveria respeitar os 30 minutos que eu me mantive á espera e após esses 30 minutos me desse a vez.

Da segunda vez foi mais chato , repeti o procedimento anterior , este já estava ligado á 25 minutos , o homem estava sentado no carro a usar um computador , eu esperei , esperei ,esperei ...........desesperei e após 1hora decidi bater á janela do homem e pedi educadamente se poderia carregar apenas 10 minutos para poder chegar ao meu destino, a resposta foi curta e grossa " se for apenas 10 minutos pode ser , mas mais tempo não"
ok aceitei usei o pcr 10 minutos e segui viagem . :?


Como era fim de semana levei na boa , mas se fosse em dia de trabalho era mais complicado .
O que fariam numa situação semelhante?
Que lei existe acerca disto?
Num futuro próximo seria interessante arranjar um mecanismo para limitar o carregamento a 30 minutos sempre que houver alguém em espera? :think: :think:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por BrunoAlves » 08 jun 2018, 23:38

A lei diz que o operador pode estabelecer limites de tempo, mas na prática isso é raro. Os bons exemplos que eu conheço são:
- Gaia desliga-se ao fim de 25min
- Pombal e Aveiras têm (ou tinham?) avisos que o tempo de carregamento não devem ultrapassar os 30min (mas como o posto não desliga, os umbiguistas borrifam-se para isso...)
- julgo que é Vila Real que tem sinalização de 45(?)min

Na prática os 30min são uma "regra de cortesia" que não tem qualquer base legal, foi uma coisa que se foi respeitando como "senso comum" mas que, infelizmente, muito boa gente tem umbigos demasiado grandes para conseguirem olhar para as necessidades dos restantes.

Vamos acreditar que encontraste 2 espécimes raros e que a maioria não é tamanha besta, mas que há mais, infelizmente há...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por labutess » 09 jun 2018, 09:15

Se alguém tiver meios de fazer os avisos e de os colar nos pcr,o problema problema ficava 80%resolvido.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2018, 09:25

Tem de ser o operador.
Mas na minha opinião não é com autocolantes que lá vão. Ou o posto desliga a carga e faz gestão de sessões para evitar que se volte a passar cartão se houver alguém em espera, ou então os umbigos grandes vão continuar a borrifar-se.

É triste mas não o vejo de outra forma :cry:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por pedromgs » 09 jun 2018, 13:01

Boas, em Guimarães o posto não desliga mas foi colocado um sinal de trânsito com proibido estacionar excepto em carregamento limitado a 30 minutos.
Ou seja podemos chamar a polícia que dá multa.
Nissan Leaf 03/2017

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2018, 13:19

*like*

Com as baterias maiores os 30min vão começar a ser provavelmente "curtos" para cargas completas, talvez o tempo deva ser repensado. Mas o que me parece claro é que tem de haver algum tempo limite, para não acontecer o que se reportou no início deste tópico: alguém ter de esperar 1h para carregar 10min (e porque pediu, senão logo se via...

Há uns tempitos tive uma discussão saudável sobre isto no FB. Uma das hipóteses que alguém colocou (e que me faz algum sentido) é associar o tempo de carga ao tempo de espera. Ou seja:
- alguém com uma bateria grande precisa de 2h para carregar completamente (porque vai para Espanha - vão sempre para Espanha quando acampam nos PCR :mrgreen: ). Se não houver ninguém à espera, porque não?
- entretanto estava a carregar há 1h e chega alguém. Porque é que essa pessoa deverá poder carregar imediatamente e obrigar o outro a terminar. Afinal acabou de chegar, certo? Então neste caso dá-se mais algum tempo de carga a quem já lá estava e a outra pessoa tem de esperar esse tempo (ex: 20min).
- estava nesses 20min de espera e chega outra pessoa, essa já teria de esperar 20+30 pelo menos. Então a carga em curso termina imediatamente.

Era fácil de implementar, bastava que os postos fizessem controlo de sessões e que alguém definisse regras simples e que permitissem a toda a gente conviver, sem abusos de parte a parte.
Como está, é uma selva :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

banshee
Mensagens: 141
Registado: 22 jul 2016, 22:16
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por banshee » 09 jun 2018, 23:10

Viva confrade bruno alves,
de facto com as baterias a sair cada vez com mais capacidade , vamos passar por situações destas mais vezes .

Sem legislação ou controlo nada impede que um individuo use um pcr durante três horas , mesmo com dois ou três carros á espera da sua vez, mas acredito que estes indivíduos sejam um percentagem ínfima dos utilizadores de ve. :roll:

Uma solução muito interessante para regular o uso dos pcr seria por ex :

-ao chegarmos a um pcr em uso passarmos o nosso cartão no visor , e o posto passando 30 minutos cancelar o carregamento que estava a fazer e autorizar o nosso cartão de seguida .

-permitiria gerir melhor 4 carros em espera (espero nunca me acontecer) , passando a cancelar o carregamento após 20 minutos por carro para aligeirar a espera do ultimo a chegar.

-no caso de não aparecer ninguém continuaria a carregar o tempo que quisesse.

não sei se a nível de software seria uma alteração simples de por em pratica , mas seria um assunto para a uve sugerir aos responsáveis da rede.

já me aconteceu muitas vezes chegar a um pcr com autonomias inferiores a 20 km , ficando dependente a 100% de carregar nesse local ou ter de ficar a pé , nada impede um ve de grande capacidade estar a carregar durante duas horas , e nós ficarmos ali horas á seca. :think:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Nonnus » 11 jun 2018, 16:53

banshee Escreveu:
09 jun 2018, 23:10

não sei se a nível de software seria uma alteração simples de por em pratica , mas seria um assunto para a uve sugerir aos responsáveis da rede.
Era uma boa ideia e sim simples de implementar.

Era qualquer coisa deste genero:

Código: Selecionar todos

On charge: if read card=0 then charge 30=0
elseif read card=1 then charge 30=1
Quando esta em carga se não ler mais nenhum cartão os 30 minutos não estão activos, se ler algum cartão os 30m passam a estar activos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por civic » 11 jun 2018, 17:47

Penso que quando os coarregamentos deixarem de ser à borla a coisa se componha, dessa forma só carrega quem vai de viagem e precise mesmo dessa carga, pois em casa será mais barato. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Orlando » 12 jun 2018, 09:45

Só com pagamento é que vai mudar.
Passei muitas vezes no PCR de Aveiras sem ninguém, agora é uma invasão de Zoe que até doi e esses passam lá tanto tempo como os Tesla, por não terem carga rápida.
Com a chegada do novo Leaf, também prevejo o mesmo.
É preciso educação, paciência e persistência.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”