DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 03 jun 2018, 16:21

Após a Reparação

Eis as fotos após a reparação. É nestas alturas que um tipo fica contente por não ter um Tesla.

Imagem

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 03 jun 2018, 16:28

3 caderinhas: nova combinação

Ora, eu tinha uma cadeirinha 0+ virada para trás, no lugar do meio, porque era muito estreita na parte dos pés, e porque um dos lugares laterais era um banco elevatório, dava, à parte o esforço diário para meter o cinto entre o banco elevatório e essa 0+. Acontece que o mais novo já está com ano e meio e, embora ainda beneficiasse de ir virado para trás, esta 0+ está muito encovada para ele, além de que não presta.

Estava muito preocupado com esta mudança: é que nem um banco elevatório cabe habitualmente entre duas cadeiras. O IONIQ é largo, mas como acontece com outros carros mais largos, essa largura não aproveita ao lugar do meio, porque os laterais são feitos mais largos, e os apoios ISOFIX centrados nessas covas. Um banco elevatório, com os apoios para os braços/cinto, tem 42cm de largura com sorte. Onde é que eu ia meter 42+42+42cm?

Então, o truque fundamental é que, querendo usar os apoios ISOFIX, algumas cadeiras têm, à altura do banco elevatório, apenas a largura da estrutura ISOFIX (30cm). Aí sim, dá para ter um banco de 42cm no lugar do meio. Neste caso, é uma cadeira que só tem essa largura, porque tem uma estrutura elevatória para meter o bebé deitado. O resultado é que ainda me deu espaço suficiente para fixar uma base ISOFIX um bocado larga no outro lugar lateral, e ainda algum tempo com esta combinação:

Imagem

Claro, é difícil pôr o cinto na criança que se senta no lugar do meio. Com a cadeira nova do outro lado, consigo aceder ao coiso do cinto até por baixo, mas não é fácil. Outra hipótese é que o cinto fica sempre fixo, apenas se alarga para que a espertalhona de 5 anos possa sair e entrar por baixo.

Não é fácil, mas pelo menos dá. E as duas cadeiras laterais são do máximo conforto e segurança. Gostaria de melhorar o conforto no lugar do meio, ainda estamos à procura, mas não vai haver milagres.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 04 jun 2018, 23:09

Outra combinação de cadeirinhas, mais adequada. A Xpace também é estreita, na base tem praticamente os 30cm dos apoios ISOFIX. O banco elevatório agora é de 38cm (dos mais estreitos) mas a direito, custa mais a caber do que o vermelho que com os braços tem 42cm mas na base é mais estreito.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 04 jun 2018, 23:22

3 miúdos ainda com cadeiras de facto é um lego :shock:

Nós às vezes só com o banco elevatório e 2 adultos atrás já é uma luta para pôr os cintos...
(eu não que eu vou à frente :mrgreen: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 05 jun 2018, 00:09

Deixa estar que em ter 3 filhos tão pequenos, a questão das cadeirinhas é a que dá menos trabalho... :roll:
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

pena33
Mensagens: 51
Registado: 29 abr 2016, 10:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por pena33 » 05 jun 2018, 11:00

migle Escreveu:Deixa estar que em ter 3 filhos tão pequenos, a questão das cadeirinhas é a que dá menos trabalho... :roll:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 09 jun 2018, 11:16

O carro está com 25012 km. Temos uma semana de férias. Não se pode dar sugestões malucas à minha mulher, que ela é como o ideafix: já não as larga.

Vamos fazer uma viagem de carro, que se vai iniciar lá para segunda-feira. Vão ser muito poucos dias, porque dois filhos vão ficar com a avó, levamos só o pequenito.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 jun 2018, 23:23

Estamos com 26 mil e tal. Foram 1100km em dois dias. Estou a escrever da Aquitaine, do departamento de Landes, Saint Vincent de Tyrossem onde há uma praça de touros, cartazes de touradas presentes e passadas nas paredes dos cafés... E resta-me pouca net no telemóvel. Deixo algumas fotos, apenas.

Aqui, no Fundão, despedimo-nos dos Efacec QC-50. Daqui para a frente é domínio dos DBT-CEV de má memória e dos EVTRONIC.

Imagem

O troço Fundão-Salamanca, foi o mais difícil de sempre para mim. Julguei que tinha tanta folga, que nem sequer fiz as contas à altitude. São 200km, facílimo né? Eu fui de Faro a Sevilha, e sobrava-me para mais 50km. A minha lógica era: se eu fosse a 90km/h, tenho autonomia de 250km para fazer 200km. Apesar da subida, são 20% de folga. E agora vejo que nem pensei, fiz as contas com 260km, que é mais do que a autonomia a 90km/h.

É claro que para vencer a altitude, a velocidade não conta. Isto significa que o peso da altitude se torna tanto maior proporcionalmente quanto MENOR for a velocidade. Ou seja, não me ajuda nada andar devagar para conseguir vencer a altitude.

Saí do Fundão a 94,5% com 186km no GoM para percorrer 198km e tranquilo. O GoM estava a pensar que eu ia continuar a 120km/h como até aí... Acontece que do Fundão para a Guarda se sobe dos 400m para os 800m, e a indicação do GoM estava cada vez mais a reforçar-se, e a média nos 22-24kWh/100km.

Não sei, mgh são apenas 1,8kWh... apenas 6,4% da bateria. A verdade é que cheguei à Guarda e era óbvio que não poderia conseguir chegar a Salamanca. Tinha duas opções, usar um PCN na Guarda, ou hipermilhar até Salamanca... E foi o que decidimos fazer, e foi a solução mais rápida. Da Guarda até já uns 30km de Salamanca, seguimos a 70km/h. Eu lembrava-me que entre Salamanca e Guarda é tudo sempre à mesma altura (estamos já em cima da meseta ibérica).

Já tive muitas situações difíceis, mas foi diferente. Das outras vezes foi tipo "só tenho 15% de bateria para fazer 40km"... Aqui foi range anxiety sustentada ao longo quase dos 200km, duas horas inteiras de stress.

Quando pus o carro a carregar em Salamanca tinha 10%. Consegui corrigir o meu erro de cálculo inicial. Infelizmente, não pude pernoitar em Salamanca por causa de um atraso. Então estive lá para almoçar, e a opção não foi barata (enfim, um almoço de 54€ entre vários Tesla DC...).

Esta era a vista do restaurante, com a enorme chuvada (e temperaturas entre os 13 e os 16):

Imagem

Para fazer 3h de carregamento, fizemos uma visita rápida a Salamanca, com a sua ponte do séc. I, o seu berrão (como a porca de Murça), as suas ruas castelhanas, e a sua dupla catedral (este é o altar da antiga):

Imagem

Imagem

Imagem

Conseguimos ainda ir para Valladolid para pernoitar. O primeiro dia não foi óptimo: duas paragens longas. O carregador de Valladolid deixou-nos carregar até aos 94%.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 11 jun 2018, 23:29

Muita inveja, também quero :mrgreen: Boa viagem :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 jun 2018, 23:52

O segundo dia também não foi andar a mata-cavalos. Várias pessoas me dirão que teriam feito mil num dia. No segundo dia, a razão não foi o carro eléctrico. Andámos à velocidade que todos os outros andam (na A-1 espanhola, geralmente anda-se a uns 110km/h reais).

As paragens foram muito curtinhas. Estações próximas mas que era arriscado evitar... Valladolid-Burgos são só 138km, mas Burgos-Vitória são 123km, não dá para saltar. Burgos-San Sebastian talvez se faça, para mais desce-se a meseta, mas estamos a falar de 220km, não é a brincar. Ao longo da meseta não há variações significativas de altitude. Porém, estávamos com aguaceiros moderados, temperaturas entre os 11 e os 14 graus, aquecimento ligado (em Junho!!)... Em Valladolid, no hipermercado, eu era a única pessoa de t-shirt. As pessoas estavam vestidas de inverno ainda.

Em Burgos, encontrámos um Efacec que nos deixou carregar até aos 89%. Mesmo aqui, debaixo de chuva, houve as habituais perguntas de PCR, desta vez do rapaz da gasolineira, que nos disse que fomos os primeiros a carregar ali (mentira, outro Ioniq tinha carregado no dia anterior, está no electromaps).

Imagem

Em Vitória regressámos aos DBT-CEV limitados a 80%. Será curioso saber se se consegue fazer a subida de volta para Burgos partindo com apenas 80%. Pode ser que o tempo aqueça... Acho que as pessoas que defendem a limitação da carga aos 30' ou aos 80% não estão a ver a coisa correctamente.

Quanto à limitação de potência... numa viagem destas pouca diferença faz. São mais 5', 10' no máximo. O carregamento é tão rápido que mal dá tempo de arranjar um café, mudar uma fralda, etc.

Imagem

Não era necessário, mas voltámos a carregar em San Sebastian, porque queria entrar em França com a maior folga possível.

Imagem

Em França, apesar de haver sítios onde carregar à borla (IKEA de Baiona), queria acima de tudo experimentar a rede Corri-Door para resolver o problema de ter acesso. Caso não funcionasse, tinha gasolina suficiente na bateria para voltar para trás.

A verdade é que não consegui. Aparentemente, cometi um erro na preparação. Eu deveria mesmo ter encomendado o cartão da Soditrel. Apesar de ser possível activar os postos apenas com a App, tem de se encomendar o cartão na mesma.

Mas sabem que mais? É completamente irrelevante. Os carregadores das companhias departamentais são tantos, tantos, tantos, e interoperaveis... Há carregadores de 7kW ou de 22kW em aldeiazinhas que vocês não imaginam. Tipo: tem duas ruas e tem carregador de 7 ou 11kW. Há PCRs.... lentos, lentos, mas nós estamos apenas a fazer turismo.

Para estes usa-se a App de qualquer das redes, sem nos registarmos. Basta dar o número do cartão de crédito em cada abastecimento (como não estamos registados, ele não memoriza). Custa 3,5€ os primeiros 15' e depois 0,16€ por minuto. Abasteci por 4€ e picos (a bateria não estava vazia). A carga começa nos 35kW e vai ficando mais lenta, mais lenta.... quando vocês pensam que não é possível ficar mais lenta, ainda fica mais lenta.

Como é pago ao tempo, a sangria vai aumentando, aumentando... é muito dissuasor... eu terminei a carga com 75% ou coisa assim e estava nos 16kW (a temperatura da bateria estava nos 30 e pouco). Demorei a terminar porque a minha mulher estava no parque infantil.

Imagem

Foi o único sitio onde ao falar da autonomia do carro obtive gargalhadas em resposta. Estavam dois tipos numa obra em frente. Um veio perguntar-me em espanhol, e estava interessado. O outro ouvia de lado, mas eu percebi que ele não percebia espanhol e troquei para francês. Houve gargalhada, a sério... porque o carro é caro e só tem essa autonomia. Quantos km desde Portugal? Mil. ohohoh...

Enfim. Mais um que usa uma algália quando vai de férias.

PS: Ahh... temperaturas de 22 graus em França, solinho, que bom! 20 já depois do anoitecer.

PPS: Tenho registos do Torque. Como temos o contador de energia cumulativo no Ioniq, eu posso dar os kWh gastos entre quaisquer dois pontos do percurso. No final, tento fazer uma tabela. Para já, não vou espetar com excesso de dados aqui.

PPPS: Em Ondres, reparei que ainda tinha a porta de carregamento toda cheia de teias de aranha do carregador de Vitória.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”