Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Aqui deve-se discutir todos os assuntos relacionados com o Sistema Integrado de Reabastecimento Eléctrico da Mobi-E
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por migle » 07 jun 2018, 23:35

Em Lisboa, a responsabilidade é da PM. Eles dizem que tem de haver reclamação, tem de haver um reclamante. Até podem estar de plantão em frente ao PCN com um diesel lá que não fazem nada. Eu já tentei ler o regulamento, aquilo que eles usam para .... tem as situações em que se pode rebocar ou não, não sei se consigo ler ali que tem de haver um reclamante, mas já desisti.

Na prática, passamos com o carro, até está lá a polícia. O PCN está ocupado por um CI. Ou há lugar para estacionar (em Lisboa?) ou fazemos o quê? ... Também já um me disse que tinha de ficar ali meia hora, só depois de meia hora da reclamação (e tirar a identificação do reclamante) é que podia chamar o reboque... Outro disse que essa da meia hora não... Como seria numa bomba de gasolina?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por Fil » 07 jun 2018, 23:51

Já ouvi e li muitas coisas, mas algumas dessas são novas para mim. Em Lisboa é muito simples, os lugares estão indevidamente ocupados, ligam para a PM e passado uns minutos (já demoraram 4 minutos ou 1 hora) rebocam o ou os carros. Não precisa de lá estar ninguém a ver ou a olhar. Também é certo que a maioria deles diz que só rebocam com queixa, mas a EMEL leva-os com e sem queixa.

Não custa nada e a chamada é para um número 21. É ligar e seguir a vida, se o fizerem regularmente verão as coisas a mudar, como muitos de nós vamos vendo nos locais que mais frequentamos.

Não fazer a chamada é garantia de que nada vai acontecer.

Além disso, podem enviar mails para o comando, dessa forma garantem que os carros passam a ser multados mesmo quando não são rebocados.

Só assim se resolvem os problemas, infelizmente não há volta a dar. Tentei de tudo, mas só estas duas resolveram.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por Nonnus » 08 jun 2018, 10:00

migle Escreveu:... Como seria numa bomba de gasolina?
Essa questão da bomba da gasolina por acaso dá que pensar. Antes demais porque é um local privado, depois certamente haveria muitas mais queixas e confusão, não iam ficar meia hora a espera, para depois então tirar o carro.

O problema é que as pessoas ainda não interiorizaram que os postos de carregamento são as nossas bombas de gasolina e que apesar de estarem muitas horas sem ninguém a qualquer momento pode ser preciso usar.

Eu acredito que muita gente olhe para um sinal de parque para VE´s e fique a pensar "ah, que raio de sinal é este! Veículos eléctricos, nah isso cá ainda não existe". :o
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por Gameiro101 » 08 jun 2018, 14:42

Nonnus Escreveu:
migle Escreveu:... Como seria numa bomba de gasolina?
Essa questão da bomba da gasolina por acaso dá que pensar. Antes demais porque é um local privado, depois certamente haveria muitas mais queixas e confusão, não iam ficar meia hora a espera, para depois então tirar o carro.

O problema é que as pessoas ainda não interiorizaram que os postos de carregamento são as nossas bombas de gasolina e que apesar de estarem muitas horas sem ninguém a qualquer momento pode ser preciso usar.

Eu acredito que muita gente olhe para um sinal de parque para VE´s e fique a pensar "ah, que raio de sinal é este! Veículos eléctricos, nah isso cá ainda não existe". :o
È uma questão interessante, já tive um stress numa garagem a uns anos e a policia disse-me que não podia intervir por ser local privado.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por Erbium » 12 jun 2018, 16:36

Fil Escreveu:
07 jun 2018, 01:19
Claro que quem responde assim, o que pretende é que a palavra passe que ali não fazem nada. A placa adicional a dizer em carga também ajudava muito, porque certamente que se vão defender a dizer que não têm de conhecer todos os VE. Seja como for, se nem se deslocam ao local , está demonstrado o interesse.
Acho que ali a defesa é aproveitar e pegar no "não conhecemos os VE's todos" e pedir para remover porque não tem dístico de VE colado no vidro! Se tiver é complicado pq realmente a sinalização diz parque para VE's.
Fil Escreveu:
07 jun 2018, 23:51
Além disso, podem enviar mails para o comando, dessa forma garantem que os carros passam a ser multados mesmo quando não são rebocados.
Isso é mesmo verdade? Denúncias por email resultam em multas?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por Fil » 12 jun 2018, 17:37

Certo, mas com a placa adicional dá direito a reboque, sem ela, com ou sem dístico, só multa.

As denúncias por mail não dão direito a multa segundo me foi dito, expliquei-me mal. Ao reclamarmos perante o comando e respectivo comandante, deixam de poder alegar desconhecimento e isso vale bastante. No meu caso, recebi a resposta do comandante a dizer que iriam ter atenção relativamente a essa ocorrência, e que desconhecia a situação (já tinha falado com dezenas de polícias, mas pelos vistos não chegou acima). Não só passei a ver a polícia a multar no referido local (sem ligar), como quando perguntei se estavam a correr bem os esforços encetados, me apresentaram o número de multas que tinham sido passadas ali. Por isso sim, resulta. Só fazendo tudo o que está ao nosso alcance podemos saber se resulta ou não, e na maioria dos casos não custa mais que enviar mails ou fazer chamadas de 1 minuto. NÃO DESISTAM, ou nunca vão conseguir carregar em lado nenhum.

Deixo aqui também uma nova forma de se participar, que me foi partilhada. Já sofreu alterações e agora já aparecem os locais para veículos eléctricos. Leiam as respostas no google play, porque parece estar a resultar bem.

https://tek.sapo.pt/mobile/android/arti ... zer-queixa

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por BrunoAlves » 12 jun 2018, 17:48

*like* :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por Nonnus » 12 jun 2018, 18:06

Este fim de semana abordei este assunto com um capitão da GNR, ele disse-me que não conhecia a lei em concreto para este caso especifico, mas se houver falta de legislação especifica, não é desculpa para não multar, usa-se a legislação em vigor para o estacionamento proibido. Isto é, se o carro não é eléctrico, esta mal estacionado, logo é aplicado uma multa. O não fazer nada por não haver legislação especifica, nunca pode ser desculpa.

Ele até me disse se um dia for confrontado com uma situação dessas não manda rebocar o carro, porque isso implica muita logística. implica por exemplo um parque para manter a viatura, é por isso é que EMEL tem facilidade de rebocar, porque tem parques para manter as viaturas, mas que põe o bloqueador e o condutor é multado por estar mal estacionado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por Fil » 12 jun 2018, 18:14

Em Lisboa (e na grande maioria das cidades), tanto a EMEL como a Polícia Municipal rebocam e levam para os respectivos parque, mal seria se assim não fosse. Essa é a logística mais importante de todas, é a que dói mais no bolso.

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Conscientes DDT a ocupar lugar destinado a VE

Mensagem por NunoLopes » 12 jun 2018, 18:56

Ainda agora reportei uma situação dessas na PSP de Trajouce, aqui no CSC-00012 é todos os dias a mesma coisa, ICE's estacionados no sitio dos VE's, placa de sinalização de parque, com a placa branca de VE por baixo, hoje tive de deixar o meu em cima do passeio para ter acesso a uma tomada, existem 4 tomadas, logo 4 lugares para VE.

Como tinha tempo passei pela PSP e questionei a situação, o agente disse-me logo o seu como está em cima do passeio se por lá passar um carro nosso é multado, ao que eu questionei que aquele parque ali está o dia inteiro com veículos que não podem lá estacionar e os carros deles passam por lá dezenas de vezes por dia e não multam nenhum, ele respondeu quando for assim ligue para cá que vamos lá multar e promover a retirada do carro, e quando passamos lá não estamos a ver os carros que lá estão estacionados.

Amanhã é dia de alguém ser rebocado.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Responder

Voltar para “Mobi-E”