DB QM fernandinand
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 409
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
Única novidade relevante dos últimos meses...é carregar e andar, basicamente.
Apenas um agradecimento ao MJR há umas semanas por me ter dados umas dicas para construir um gráfico de tendência da degradação da bateria....não fiquei preocupado com a perca de 1 barra de capacidade, mas queria ver o horizonte temporal de utilização do carro no actual cenário de utilização (ida e volta do trabalho sem possibilidade de carregar no destino).
Fica aqui o dito...de realçar que neste momento estou a assistir à bonita luta na zona da 12ª barra:
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: DB QM fernandinand
Sendo assim estás numa zona atípica!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 409
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
Que zona estás a falar?Orlando Escreveu:Sendo assim estás numa zona atípica!
Zona do País ou zona de degradação?
Eu sei que estou a ser pessimista, porque neste momento não se consegue carregar em Coimbra (destino)...no entanto prefiro ser pessimista/realista e ver o 'prazo temporal' do carro.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 409
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
E aos 60.800km o QM levou 2 pneus novos. Ainda davam para mais uns 10k kms, mas estavam a escamar nas laterais (parece q é defeito destes Michelin).
Como o desgaste é uniforme, penso que daqui a 3 meses no máximo irei trocar os outros 2 que faltam.
Como o desgaste é uniforme, penso que daqui a 3 meses no máximo irei trocar os outros 2 que faltam.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 409
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
Sem grandes novidades e está a caminho dos 65k kms...
Ontem aproveitei o facto de ter rodado quase 200km no mesmo dia apenas com uma pequena carga lenta pelo meio, para aferir o estado da bateria...esqueci-me de levar o telemóvel quando iniciei a carga, mas pela experiência o SOC andaria pelos 8%-10%.
Há quase 1 ano, fiz outro teste a iniciar aos 14% de SOC...ou seja, a degradação não é todo aquela que o carro indica...
Ontem aproveitei o facto de ter rodado quase 200km no mesmo dia apenas com uma pequena carga lenta pelo meio, para aferir o estado da bateria...esqueci-me de levar o telemóvel quando iniciei a carga, mas pela experiência o SOC andaria pelos 8%-10%.
Há quase 1 ano, fiz outro teste a iniciar aos 14% de SOC...ou seja, a degradação não é todo aquela que o carro indica...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 409
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
Ontem o QM terminou o seu primeiro 'Raid pelo Alentejo'...fica a foto para a posteridade.
PS - O panorama no dia anterior à vinda era bem pior...valeu a chuvada nocturna que limpou grande parte da poeira acumulada.
Abro este post no DB principalmente por 2 motivos que ocorreram curiosamente ambos no PCR de Santarém à ida (sexta-feira):
- Ao chegar estava um i3 novinho a carregar, com uns nomes e bandeira de PT nos vidros...achei estranho mas nem liguei. Curiosamente o senhor que estava a carregar perguntou-me se para desligar era para carregar no botão vermelho (!!??!!). Lá lhe disse que para desligar era preciso passar novamente o cartão para terminar correctamente a sessão de carregamento...lá foi buscar o cartão ao carro e lá seguiu os passos correctos. Ao que parece em Pombal terminou a sessão no botão vermelho. 2 dias depois percebi que devia ser um dos carros que foi ao evento de 'rally para tótós' que houve lá para os lados das gentes modestas de Cascais...enfim
- Ainda não tinha passado 5 minutos do i3 ter abalado e ter iniciado a carga, aparece um novo Leaf2 verde claro...disse ao senhor se ele não queria ir para o outro lado pois tinha forçosamente de carregar até perto dos 90%, pois tinha um percurso longo pela frente sem pontos de carregamento. Acabámos por ficar uns 25 minutos à conversa e percebi que era o segundo VE que tinha. O primeiro era um MK1 com cerca de 166k kms e ainda 6 barras!! Perguntei se conhecia o forum, mas ele disse que não...disse-lhe para pesquisar e meter cá as suas experiências, pois pelo que tenho visto é um dos MK1 com mais saúde para os kms que tem.
Em relação ao seu novo carro, disse-lhe que era a primeira vez q o estava a ver pois tecnologicamente 'era mais do mesmo' e o carro que tinha ainda me dava para 90% das minhas deslocações. No entanto houve algo que não me 'soou' bem quando ele me disse que o comercial (de Coimbra), que lhe vendeu o carro, disse que tinham 'tirado 800kg' ao carro ...eu achava que o carro era 90% igual, inclusivé no peso e lá fomos averiguar os pesos dos carros nos pilares e livrete...acho que ficou convencido que foi 'enrolado' porque o novo Leaf é ligeiramente mais pesado que o meu de 24, no entanto disse-lhe que lhe deram uma 'meia verdade', pois em termos de densidade energética o carro dele era bem mais leve q o meu...
E pronto, foram cerca de 700km num fim de semana alargado em família, que incluiu cerca de 16km diários de troço de VERDADEIRO Rally!
PS - O panorama no dia anterior à vinda era bem pior...valeu a chuvada nocturna que limpou grande parte da poeira acumulada.
Abro este post no DB principalmente por 2 motivos que ocorreram curiosamente ambos no PCR de Santarém à ida (sexta-feira):
- Ao chegar estava um i3 novinho a carregar, com uns nomes e bandeira de PT nos vidros...achei estranho mas nem liguei. Curiosamente o senhor que estava a carregar perguntou-me se para desligar era para carregar no botão vermelho (!!??!!). Lá lhe disse que para desligar era preciso passar novamente o cartão para terminar correctamente a sessão de carregamento...lá foi buscar o cartão ao carro e lá seguiu os passos correctos. Ao que parece em Pombal terminou a sessão no botão vermelho. 2 dias depois percebi que devia ser um dos carros que foi ao evento de 'rally para tótós' que houve lá para os lados das gentes modestas de Cascais...enfim
- Ainda não tinha passado 5 minutos do i3 ter abalado e ter iniciado a carga, aparece um novo Leaf2 verde claro...disse ao senhor se ele não queria ir para o outro lado pois tinha forçosamente de carregar até perto dos 90%, pois tinha um percurso longo pela frente sem pontos de carregamento. Acabámos por ficar uns 25 minutos à conversa e percebi que era o segundo VE que tinha. O primeiro era um MK1 com cerca de 166k kms e ainda 6 barras!! Perguntei se conhecia o forum, mas ele disse que não...disse-lhe para pesquisar e meter cá as suas experiências, pois pelo que tenho visto é um dos MK1 com mais saúde para os kms que tem.
Em relação ao seu novo carro, disse-lhe que era a primeira vez q o estava a ver pois tecnologicamente 'era mais do mesmo' e o carro que tinha ainda me dava para 90% das minhas deslocações. No entanto houve algo que não me 'soou' bem quando ele me disse que o comercial (de Coimbra), que lhe vendeu o carro, disse que tinham 'tirado 800kg' ao carro ...eu achava que o carro era 90% igual, inclusivé no peso e lá fomos averiguar os pesos dos carros nos pilares e livrete...acho que ficou convencido que foi 'enrolado' porque o novo Leaf é ligeiramente mais pesado que o meu de 24, no entanto disse-lhe que lhe deram uma 'meia verdade', pois em termos de densidade energética o carro dele era bem mais leve q o meu...
E pronto, foram cerca de 700km num fim de semana alargado em família, que incluiu cerca de 16km diários de troço de VERDADEIRO Rally!
Última edição por fernandinand em 14 jun 2018, 12:17, editado 2 vezes no total.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: DB QM fernandinand
Quer dizer que foi uma viagem pedagógica!!!
Muito bem!
Muito bem!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- filipeoliv
- Mensagens: 657
- Registado: 15 dez 2017, 12:14
- Data de fabrico: 14 abr 2013
- Capacidade bateria: 24 Kw
Re: DB QM fernandinand
Muito bom.
A foto não dá para ver...
Mas pelo relato foi um fim de semana.
Gostava de ter mulher para fazer uma viagem assim grande, mas por enquanto, não a consigo convencer.
Até eu ando a ficar desanimado com viagens, com o aumento dos VE´s na estrada e diminuição de postes de carregamento a trabalhar, tira a vontade toda.
A foto não dá para ver...
Mas pelo relato foi um fim de semana.
Gostava de ter mulher para fazer uma viagem assim grande, mas por enquanto, não a consigo convencer.
Até eu ando a ficar desanimado com viagens, com o aumento dos VE´s na estrada e diminuição de postes de carregamento a trabalhar, tira a vontade toda.
- Nonnus
- Mensagens: 2996
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: DB QM fernandinand
As mulheres têm tendência a ser menos aventureiras que nós, mas nada como irmos e insistirmos para as fazer mudar de ideias. Ainda no fim de semana quando fiz Vendas Novas - Viseu por vontade da minha mulher não tinha levado o Leaf, mas eu insisti e disse que tinha de levar o Leaf, e até tinha-mos hora marcada para lá estar. Conclusão foi pacifico e agora ela já viu que se faz bem, para a próxima já não há stress´s. E agora que venha o ENVE para fazermos Vendas Novas -> Leiriafilipeoliv Escreveu: ↑14 jun 2018, 11:49Muito bom.
A foto não dá para ver...
Mas pelo relato foi um fim de semana.
Gostava de ter mulher para fazer uma viagem assim grande, mas por enquanto, não a consigo convencer.
Até eu ando a ficar desanimado com viagens, com o aumento dos VE´s na estrada e diminuição de postes de carregamento a trabalhar, tira a vontade toda.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 409
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
O meu problema nem é a mulher mas antes um garoto irrequieto que não gosta muito de viagens (longas)...tudo o que seja abaixo das 2h é pacífico, acima disso é pegar no CI e minimizar os 'danos' da viagem