DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 12 jun 2018, 02:14

Acho que as pessoas que defendem a limitação da carga aos 30' ou aos 80% não estão a ver a coisa correctamente.
☝️
(fixe já dá para meter emojis do teclado!)

Defendo quando há mais pessoas à espera. Quando não, obviamente que não faz sentido nenhum limitar a carga.

On-topic, se quiseres voltar à Corri-dor podes:
- em algumas áreas de serviço comprar um cartão de utilização pontual que acho que dá para 2 cargas e depois é lixo
- registares-te no plugsurfing e ver se dá para fazer activação online. Tinha-te emprestado o meu rfid com gosto
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 12 jun 2018, 08:23

Isto, com a minha mulher, são coisas de impulso! Antes de irmos há apenas uns ameaços, "olha, que giro, já viste a rede que eles têm em França?"... Dois dias antes: "os mais crescidos ficavam com a avó... E íamos onde?"

Claro, com preparação é mais fácil. Eu registei-me na sodetrel, já me tinha esquecido que não tinha escolhido um plano e ido até ao fim. Mas isso era um "proof of concept". É a rede mais cara...

Mas olha, em França, o EVSE portátil não faz falta nenhuma. Em Portugal, os postos são poucos mas bons. Aqui, podem não ser grande coisa, mas são muitíssimos (e estão no infotainment, alguns da IBIL também, primeiros ícones amarelos que vejo no mapa).

Claro, convém saber o mínimo de francês: borne de recharge, remorque, etc...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 12 jun 2018, 09:04

Pois, o francês é que é outra. Eu até entendo qualquer coisa, mas quando tento falar só sai inglês...

Remorque não é "reboque"? Isso não quero saber como se diz :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Orlando » 12 jun 2018, 09:13

Muitos parabéns, essa cena do turismo na estrada já não me diz nada, mas é de louvar.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por santanamos » 15 jun 2018, 01:51

A parte de abastecer por 4€ até me soou bem. Considerando que já paguei pouco mais que isso na Nissan dos Olivais e a minha bateria é bem mais pequena... upa upa, não me importava nada de pagar esse preço por cá.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 jun 2018, 06:25

Ai paga-se nas Nissans? Eh pá, vocês com os concessionários, conseguem dar a volta à Espanha (em dia de semana...).

Na rede Corri-Door, estou a pagar bem mais, 1€/5', e nos primeiros abastecimentos que fiz, com OTP, paguei 1,3€/5'. Abastecimentos de 8-9€. Eu depois, se conseguir, apresento as contas.

Eu não quis dizer logo que o destino que tinha pensado era Bretanha e Normandia, (havia um desejo secreto de ir à Holanda, mas não dava tempo para as duas coisas, eu não queria deixar de ir às outras). Por várias razões, vejo imensas imagens (laser) no meu trabalho, sou fanático por línguas em vias de extinção (bretão ainda se vê, normando só vi em cartazes turísticos para as ilhas), e claro...

Já estão a ver as recordações que trago...

Hoje vamos regressar. Vamos pernoitar em Salamanca, designer hotel (numa bomba de gasolina) todo às cores, que é o único Tesla DC num sítio mais barato.

Vamos sair de La Crèche, perto de Niort, e seriam 900km mais voltinhas para procurar PCR.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 jun 2018, 06:57

A outra razão, é porque já tinha visto que na Bretanha e Normandia, se abastece de borla, isto é, no norte, departamento 35 (Ille et Vilaine, Bretanha), 50 (Manche, Normandia)... No Morbihan não pude abastecer, fui mesmo obrigado a não visitar Saint Nazaire porque não ia poder carregar, tive de voltar a ir a Nantes (Naoned).

Carregar o carro é o mais próximo que me pude aproximar da floresta. Não deu para ir lá e abraçar as árvores, porque com os sapatos que tenho... Este posto, como muitos, é numa área de cocarrização. Os espanhóis e franceses, sempre que há conceitos modernos, inventam palavras. Os portugueses, ou dizem um neologismo inglês (um neo-anglicismo?) ou então uma longa frase. Tal como colecho em espanhol, a prática dos pais dormirem com os filhos na mesma cama (lecho), covoiturage é a prática muito disseminada de se encontrar num parque à beira da autoestrada para ir no mesmo carro. Em português, cocarrização, cocarragem ou juntocarramento. Aqui não há PT, estes postos devem estar na baixa tensão, daí também serem castrados, não dão mais que uns 30 e pouco kW.

Imagem

Aqui, no 22 (Côtes d'Armor), temos um da ABB à borla numa zona semi-industrial. Vários hotéis de pernoita e um McDonalds na periferia de Loudéac. Estes da ABB é bom material. O melhor PCR que encontrei em França. O mesmo tipo de carregamento que fazemos com um Efacec QC45, 125A certinhos. Como diria o Bjorn Nyland, "this is good shit".

Imagem

Aqui, em Saint Malo, um só carro português, um só eléctrico.

Imagem

Um Leaf em Saint Malo. Descobri que se for eléctrico pode estar mal estacionado, intra-muros, zona controladíssima, quando saí ainda lá estava sem multa.

Imagem

O vulgar moules frites:

Imagem

Não precisa de apresentações. E não, não deu para fotografar o IONIQ com este pano de fundo, só se eu tivesse parado na estrada à ida, vê-se de muito longe porque é uma região plana, um estuário.

Imagem

Não há um pequeno estádio das distritais em todas as freguesias? Porque não também um PCR?... Este está na pequena vila de Antrain, Ille et Vilaine.

Imagem

E um exemplo da toponímica bretã. Ainda vi um cartaz publicitário dos barcos para as ilhas que dizia "Yelloh!" mas não pude fotografar.

Imagem

E isto somos nós, quase apeados, ainda na segunda-feira, quando o primeiro PCR numa área de covoiturage (talvez deva chamar PCS, semi-rápido) se recusou a carregar o IONIQ e o segundo, na área seguinte, estava totalmente off.

Imagem

Fui obrigado a recorrer à pior solução de recurso que vocês podem imaginar: carregar em AC a 6,6kW de borla num Auchan durante 1h30' para poder chegar ao próximo PCR!
Última edição por migle em 15 jun 2018, 11:01, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 jun 2018, 11:05

Eu consigo. Isto, hoje em dia, por auto-estrada, é demasiado fácil. Já ultrapassei Bordéus, o grande obstáculo.

Eis um glympse: http://glympse.com/!migle
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mafgod » 15 jun 2018, 11:17

Também consigo ver as fotos.

Grande viagem!
Espetáculo!

Sei que te dará mais trabalho, mas quando regressares, seria possível fazeres tipo um resumo com os PCRs/PCN utilizados e alguma informação extra (como carregar/preços/distâncias....)?

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por santanamos » 15 jun 2018, 11:52

Tambem não vejo fotos :(

Responder

Voltar para “Hyundai”