Duvidas de um futuro comprador
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Duvidas de um futuro comprador
Bom dia a todos. Recém inscrito neste forum estou agora a colocar as minhas muitas duvidas na hora de comprar um VE.
Em primeiro a minha ideia é comprar um clone usado pois faço cerca de 40 km diários mais uns 100 km ao fim de semana carregamentos sempre em casa. Tenho visto negócios no OLX a rondar os 10000€ carros com cerca de 40000KM sendo que pelo que leio era bom ser um clone após 2012 pois já tem os modelos novos de bateria.
As minhas duvidas surgem logo em como verificar o bom estado das baterias. Com o CANION e uma ficha OBD é possível chegar ao carro e ter uma ideia do estado das baterias?
Em caso de querer substituir eu as baterias onde se vendes as células LV50N para substituição?
A nível de eficiência e tendo em conta que o pessoal aqui vai a fundo nos pormenores tenho algumas ideias que não encontro resposta aqui no forum nomeadamente:
O acelerador dos clones funciona coma um potenciómetro assim sendo alguém sabe as perdas que este potenciómetro tem?
E a cablagem que alimenta o motor aumentando a secção do cabo não eliminávamos aquecimento melhorando assim a eficiência?
E colocar um batente no acelerador para não permitir o carregar a fundo que tão mal faz ás baterias?
E para alem do truque do AC para os pés que tal adaptar outro tipo de refrigeração aos packs?
E muitas mais questões viram...
Desde já agradeço com os quais tenho aprendido com a leitura deste forum
Em primeiro a minha ideia é comprar um clone usado pois faço cerca de 40 km diários mais uns 100 km ao fim de semana carregamentos sempre em casa. Tenho visto negócios no OLX a rondar os 10000€ carros com cerca de 40000KM sendo que pelo que leio era bom ser um clone após 2012 pois já tem os modelos novos de bateria.
As minhas duvidas surgem logo em como verificar o bom estado das baterias. Com o CANION e uma ficha OBD é possível chegar ao carro e ter uma ideia do estado das baterias?
Em caso de querer substituir eu as baterias onde se vendes as células LV50N para substituição?
A nível de eficiência e tendo em conta que o pessoal aqui vai a fundo nos pormenores tenho algumas ideias que não encontro resposta aqui no forum nomeadamente:
O acelerador dos clones funciona coma um potenciómetro assim sendo alguém sabe as perdas que este potenciómetro tem?
E a cablagem que alimenta o motor aumentando a secção do cabo não eliminávamos aquecimento melhorando assim a eficiência?
E colocar um batente no acelerador para não permitir o carregar a fundo que tão mal faz ás baterias?
E para alem do truque do AC para os pés que tal adaptar outro tipo de refrigeração aos packs?
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Re: Duvidas de um futuro comprador
Bem vindo, e parabéns pela decisão!gmarques017 Escreveu: ↑21 jun 2018, 09:34
O acelerador dos clones funciona coma um potenciómetro assim sendo alguém sabe as perdas que este potenciómetro tem?
Sobre as outras perguntas, os proprietários dos clones poderão responder melhor, mas sobre o potenciómetro posso adiantar que nenhum VE faz controlo da potência do motor através de um potenciómetro. Todos usam inversores programáveis que entregam a potência que a centralina considera adequada consoante a posição do pedal do acelerador entre outros fatores (ESP, por exemplo). O potenciómetro que existe nos aceleradores é apenas para medir a posição do pedal, de modo a ser avaliado pela centralina, e tem um consumo ridiculamente baixo (miliWatts, se tanto).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Duvidas de um futuro comprador
Bem-vindo
Só vou dar a minha opinião sobre uma a questão do batente no pedal do acelerador, porque nunca conduzi nenhum clone.
Ao fazer isso, repara que estas a criar uma falha de segurança. Quantas vezes começamos a fazer ultrapassagens e por vezes medimos mal o tempo e temos de carregar mais a fundo para reduzir o tempo da ultrapassagem, ou ter de acelerar para evitar uma colisão etc.
Os pedais de acelerador dos VE´s a imagem dos carros de combustão controlam-se facilmente, não são assim tão sensíveis que não consiga-mos controlar o quanto queremos acelerar. O acelerar a fundo só acontece se o condutor assim quiser.
Porque é que dizes que uma aceleração a fundo faz mal as baterias? Por ser uma descarga rápida nalguns segundos?
Só vou dar a minha opinião sobre uma a questão do batente no pedal do acelerador, porque nunca conduzi nenhum clone.
Ao fazer isso, repara que estas a criar uma falha de segurança. Quantas vezes começamos a fazer ultrapassagens e por vezes medimos mal o tempo e temos de carregar mais a fundo para reduzir o tempo da ultrapassagem, ou ter de acelerar para evitar uma colisão etc.
Os pedais de acelerador dos VE´s a imagem dos carros de combustão controlam-se facilmente, não são assim tão sensíveis que não consiga-mos controlar o quanto queremos acelerar. O acelerar a fundo só acontece se o condutor assim quiser.
Porque é que dizes que uma aceleração a fundo faz mal as baterias? Por ser uma descarga rápida nalguns segundos?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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Re: Duvidas de um futuro comprador
Assim sendo a minha questão do acelerador ser um potenciómetro está fora de questão provavelmente é um potenciómetro que dá um valor de resistência em ohms para a centralina processar.
A questão do batente seria coisa mínima algo do género em vez de ter 60cv passava a ter 45cv e olhem que eu tenho um carro com 45cv bem cansados ou seja a nível de ultrapassagens ficaria equivalente a outro qualquer carro de 45cv. Óbvio que com este carro só ultrapasso um tractor mas a nível das bateria pode fazer a diferença um arranque de 20 segundos "ultrapassagem" a fundo para alem de provocar uma queda nas voltagens vai gerar calor no pack. a outra solução era ter um condensador que compensa-se esta quebra de voltagens que pelo que tenho lido faz mal ás baterias. É óbvio que isto são adaptações a algo que já foi estudado pelas fabricantes se calhar estou a ser demasiado prefecionista com as baterias.
A questão do batente seria coisa mínima algo do género em vez de ter 60cv passava a ter 45cv e olhem que eu tenho um carro com 45cv bem cansados ou seja a nível de ultrapassagens ficaria equivalente a outro qualquer carro de 45cv. Óbvio que com este carro só ultrapasso um tractor mas a nível das bateria pode fazer a diferença um arranque de 20 segundos "ultrapassagem" a fundo para alem de provocar uma queda nas voltagens vai gerar calor no pack. a outra solução era ter um condensador que compensa-se esta quebra de voltagens que pelo que tenho lido faz mal ás baterias. É óbvio que isto são adaptações a algo que já foi estudado pelas fabricantes se calhar estou a ser demasiado prefecionista com as baterias.
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Re: Duvidas de um futuro comprador
Acho que o melhor neste caso é mesmo não ter o pé "pesado", uns balões de hélio atados ao pé, talvez... Em termos de segurança não sei qual a solução melhor... ehehehgmarques017 Escreveu: ↑21 jun 2018, 09:34E colocar um batente no acelerador para não permitir o carregar a fundo que tão mal faz ás baterias?
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Re: Duvidas de um futuro comprador
É este negócio que dizem?
https://m.olx.pt/anuncio/citron-c-zero- ... baa3100565
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Re: Duvidas de um futuro comprador
Há algo de estranho. Exterior Citroen. Interiores do Imiev depois Foto com volante Citroen. Farolins traseiros tricolor quando o Citroen são brancos.
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Re: Duvidas de um futuro comprador
Bem visto jasmim... já para não falar naquelas jantes!! Nunca vi um C-Zero com aqueles sapatos... coze e corta... corta e coze, monta monta e já está!
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Re: Duvidas de um futuro comprador
Estou a ver que posso estar a meter-me por caminhos apertados
- BrunoAlves
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Re: Duvidas de um futuro comprador
É preciso ter algum cuidado com os anúncios online. Muitos serão correctos, mas há muita aldrabice
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!