AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMS/LBC)

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMS/LBC)

Mensagem por alarmesdomeco » 08 jul 2018, 11:26

Procurei neste forum e não encontrei quem tenha mencionado este assunto.

Quem compra um Nissan Leaf usado (mesmo num concessionário Nissan) deve efectuar um procedimento com a APP SPYLEAF para verificar que não foi feito um reset ao controlador da bateria ( LBC) , adulterando o estado da bateria do VE.

O processo não é simples de verificar, antes de comprar o carro, pois obriga a algumas comparações da performance/desgaste da bateria,

O caso Leaf #2222
Em 2014 a Jennifer Bradbury comprou um leaf usado de 24khw com 12 barras de bateria num stand Nissan, viatura certificada.

Apos algum tempo e a perder á media de 1 barra por mes, Jennifer Bradburye colocou facebook a sua situação e teve a sorte de um tecnico da Nissan na sua cidade observar o seu "estranho caso de degradação de bateria "

Este tecnico pediu o numero de identificação da viatura (VIN) e através do Nissan Warranty Tracking program observou que tinham feito RESET ao LBC e as BARRAS do Leaf mostravam 12 barras na altura da compra.

Quem foi ainda hoje é um mistério, ou não se sabe se foi propositado, visto que a viatura foi vendida num leilão e acabou no stand de venda automóvel.

A) 1 dono da viatura
B) Nissan
C) Stand/concessionario
“If you PM me your vin number I can run it thru DCS (Nissan Warranty Tracking program) You might have some legs to stand on. In order for a LEAF to be sold as a certified car it has to have 11 bars at minimum. A dealer with a somewhat knowledgeable tech would be the only one’s that could reset a degradation meter like that. All the battery info is stored within the battery controller and it uses long term readings to decide what is illuminated on the dash. Something funny is going on.”
“The certified safety inspection should of shown the LBC had been reset by not allowing a battery report to be printed.”
Outros utilizadores do forum myNissanleaf , aprofundaram a investigação e o historial do carro, e a viatura ja tinha perdido 3 barra em 2013, o utilizador original chama-se omkar e até tinha reportado o estado da bateria.
I had a SoCal 3 bar loser:

Car 222 omkar Irvine, CA
3 bars lost at 35 months (11/19/2013) / 33,700 miles
2 bars lost at 29 months (5/25/2013) / 29,500 miles
1 bar lost at 20 months (9/5/2012) / 19,000 miles
Quando Jennifer Bradbury bem aconselhada se preparava entrar com um advogado no caso por burla, eis que foi pedido para ser feito um teste á viatura na Nissan e por conveniência ou coincidência o leaf #222 perdeu a 4 barra durante um teste e foi-lhe fornecida uma nova bateria ao abrigo da garantia.

Apos este caso já muitas outras situações foram reportadas no forum mynissanleaf de situações semelhantes (basta googlar) em que foi feito o reset ao controlador da bateria, este procedimento apenas deve ser efectuado quando a bateria é substituída.

Quem quizer ler toda historia (merece ser lida) tem aqui o link http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=18539
Última edição por alarmesdomeco em 09 jul 2018, 02:22, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMC/LBC)

Mensagem por Apr » 08 jul 2018, 23:11

Já houve 1 caso reportado aqui no forum de um leaf que levou um reset às barras no concessionario, não me lembro é quem foi. Nao foi usado para vendar velho por novo como o caso em cima.

Estou curioso para saber como é que se pode detetar um reset desses com o Leaf Spy.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMC/LBC)

Mensagem por BrunoAlves » 08 jul 2018, 23:38

Há 2 casos aqui que se conhecem. Não há como ver no LS, mas basta olhar para ele para se perceber: SOH demasiado alto (a velha máxima "se parece bom demais para ser verdade, é porque é), contador de cargas limpo, etc.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMC/LBC)

Mensagem por alarmesdomeco » 09 jul 2018, 02:43

Apr Escreveu:
08 jul 2018, 23:11
Estou curioso para saber como é que se pode detetar um reset desses com o Leaf Spy.
Deve-se observar no spyyleaf os valores de: AHr e SOH

No outro forum americano recomendam observar dentro estes valores para a bateria de 24khw (não sao valores fixos é apenas uma media do quer os utilizadores foram reportando ou seja é um valor expectável de degradação )

* Em novo com 66.25 Ahr
* Com 11 barras - entre 53.75 AHr e 56 AHr
* Com 10 barras - entre 49.75 e 52 AHr
* Com 9 barras - entre 45.75 AHr e 48 AHr
* Com 8 barras - entre 41.75 AHr e 44 AHr

Depois não é expectável um carro com mais de 40.000km ter 12 barras...isso é logo de desconfiar.
O ideal é andar o maximo numero de KM com o VE que vai comprar com a carga a 100%, o BMS a qualquer altura pode começar a mostrar a real capacidade da bateria, mas também pode demorar dias

Bom mesmo é pedir a um "amigo" vendedor o report de acesso ao historial do carro (VIN) caso a venda do usado fosse num stand da Nissan, eu requeria esse documento antes de efectuar a compra.
Caso a Marca não tenha acesso ao historial ou não consiga imprimir o dito relatório, então ficaria de pé atras por muito bom que fosse o negocio.

Ps: os utilizadores que teem VE é que podiam criar mais tabelas (ou mesmo google doc) para baterias de 30khw e 40kwh

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMS/LBC)

Mensagem por pemifer » 09 jul 2018, 09:33

O que aconteceu ao post original?
Foi considerado impróprio?
Ainda não tinha tido tempo de o ler...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMS/LBC)

Mensagem por BrunoAlves » 09 jul 2018, 09:57

:shock:

Nem sabia que se podia remover o post que dá origem a um tópico.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1253
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMS/LBC)

Mensagem por mafgod » 09 jul 2018, 10:39

Eu li o post original na diagonal do utilizador (que por acaso era o seu único post aqui).
Segundo me lembro, era sobre um americano com um Leaf usado em que as barras estavam a desaparecer demasiado rápido.
Uma troca de emails/msgs com um técnico da Nissan (oficina?) foi alertado que:
the capacity bars being reset is an unavoidable consequence when performing several functions with the pack. So the ultimate act could be happening without any malice intended
Ou seja, pode ter sido acidental.

Pesquisando pela net, creio que era algo relacionado com este:
https://priuschat.com/threads/_used-nis ... re.148356/
The new battery will come with a new LBC. To reset the degradation bars the LBC,VCM and meter need to be reset or replaced. If all three are not done the degradation meter will not reset. This makes accidentally resetting the gauge almost impossible. It also makes it to where if one or two control units get reprogrammed the meter stays accurate.
E aqui mais info...
https://daveinolywa.blogspot.com/2014/1 ... -read.html
https://daveinolywa.blogspot.com/2014/1 ... olved.html

Fiquei com dúvidas se, terá sido mesmo um reset às barras ou, estando o carro parado algum tempo e em climas adversos, a atualização da degradaçãoo ser mais visivel quando começar a circular novamente.

Resumindo, o dono conseguiu obter uma bateria nova ainda em garantia, que é o que interessa e, TODO o cuidado é pouco na compra de usados!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMS/LBC)

Mensagem por pemifer » 09 jul 2018, 11:22

Como alguns sabem o meu carro chegou dos EUA com 99% de SOH.
Quando comecei a andar com ele desceu para 86%.
Muita gente falou no reset das barras.
Fiquei sempre na duvida porque sempre ouvi falar no reset das barras mas que se podia confirmar o estado real das baterias no Leaf Spy.
Ora, o carro sempre teve as 12 barras, o SOH sempre vi no Leaf Spy...
Ou seja, este reset das barras será (?) um reset ao SOH e que também enganará (?) o Leaf Spy, será assim?
De referir que o meu carro foi vendido em Dezembro de 2015 ou Janeiro de 2016 e começou a ser utilizado em Junho de 2017.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMS/LBC)

Mensagem por BrunoAlves » 09 jul 2018, 11:39

O que o carro vê é o que o LS vê. Por isso é que as barras e o SOH que vias no LS corresponde.

Ou seja, não acho que seja possível ver nada com o LS porque, ao fazer reset ao LBC, fazes reset aquilo que "fala" com o LS e com o carro.
Depois do reset, conforme o LBC vai reaprendendo a real capacidade da bateria, caem as barras e cai o SOH lido pelo LS.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMS/LBC)

Mensagem por mjr » 09 jul 2018, 11:47

pemifer Escreveu:
09 jul 2018, 09:33
O que aconteceu ao post original?
Foi considerado impróprio?
Ainda não tinha tido tempo de o ler...
É simples, o um novo utilizador que está em fila de moderação e como alterou a mensagem ela ficou novamente a aguardar aprovação e por isso invisível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”