Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por brunoa » 10 jul 2018, 12:54

Ricardo,

Complementando a resposta o MJR, em 2017 a Renault vendeu 751 unidades, a Nissan 318 unidades e a BMW 255 unidades, citando só as marcas mais vendidas.

Se pensares que em 2013, foram vendidos em Portugal "apenas" 166 unidades, o futuro está a chegar a passos largos e em 4 anos que separa estes dois dados, tens um incremento de 987% nas vendas de BEV, apenas esses!

Se quiseres ter uma perspetiva mundial e falando apenas até Maio de 2018 poderás verificar que a chinesa Baic lidera com 39.903 unidades, a Nissan é segunda com o Leaf (35.042), o Tesla Model 3 é terceiro (18.606), seguido do Tesla Model S (17.125), Tesla Model X (15.937) e Renault Zoe (14.252).

Se considerarmos os fabricantes que mais vendem modelos elétricos ou PHEV, a BYD é a mais popular, com 55.048 veículos, seguida da Tesla (51.668), Baic (51.127), BMW (44.354), VW (37.439), Nissan (35.741), Roewe (29.760), Toyota (20.884), Chevrolet (19.480) e Renault (18.846). Sendo a Toyota apenas com o modelo Prius PHV.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 10 jul 2018, 16:04

Alem disso tenho a convicção de que os números de vendas de EV não são maiores simplesmente porque as marcas que estão no mercado não têm mais para vender. Essa conversa de que o pessoal só está interessado em Audi e diesel já não é bem assim, moro em Viseu e tenho visto muita gente que comprava elétrico se os prazos de entrega fossem menos alargados, nem coloco tanto em causa o preço. O pessoal afasta-se quando ouve falar em meses de espera.
Já em relação às marcas, fui precisamente para a Nissan porque o principal item que tenho na compra de um carro é a sua fiabilidade, e neste aspecto acho que a Nissan é que mais histórico tem no mercado e melhor índice, quanto mais tempo passa mais favorece a Nissan e desfavorece as que não querem entrar no jogo. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Nonnus » 10 jul 2018, 17:35

Muita gente põe o factor preço como entrave para a compra de uma carro eléctrico! Vocês já repararam bem no nosso parque automóvel ultimamente?

Carrinhas Megane; SCENIC; QASQHAI; 3008; 5008; BMW S1, S3 S5 etc; MERCEDES A, B, C, etc; Toyota C-HR, Auris, etc; tudo o que é SUV de qualquer marca etc e tal.

Estou a falar de matriculas novas, não de matriculas com 5 ou 6 anos. Portanto, se as pessoas não compram VE´s não é pelo preço, é por falta de conhecimento do que é um veiculo eléctrico.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por PMESS79 » 10 jul 2018, 17:52

Nonnus Escreveu:
10 jul 2018, 17:35
Portanto, se as pessoas não compram VE´s não é pelo preço, é por falta de conhecimento do que é um veiculo eléctrico.
Errado! Nem é pelo preço nem é pela falta de conhecimento!!! É pelos dois! (desculpa a brincadeira Nonnus)

Eu explico o meu ponto de vista, quando fechei o meu negócio do Leaf 40 olhei para o lado e estava um juke (a gasolina) e disse à mulher: estás a ver, dava para dois, um para mim e outro para ti; olhei para o outro lado, estava um Qashqai e disse: dava para este e ainda sobrava muito; olhei para o outro lado e um X-Trail, ainda sobrava alguma coisita (estava em promoção), isto só na Nissan, até aqui falamos de preço.

Não fossem as contas que fiz, não saberia o quanto iria poupar de futuro, logo não saberia que o carro me ia sair "barato", aqui fala-se de conhecimento e nem sequer ponho a parte ambiental...

Ora, imaginem alguém com uns 50 anos, com a vida a caminho de estar feita, tem uns 30/40.000€ para gastar, tendo em conta que um VE é caro ainda por cima é apenas um Nissan ou um Hyundai... e não um BMW, Audi ou Mercedes, qual vai comprar!?!?

Mercado de usados nem falemos...

É preciso é fazer algo como o que eu faço, explicar a toda a gente possível as minhas contas, tinha de comprar um carro, se comprasse um fumarento a gasóleo como o que tenho teria de o pagar e ficaria com as mesmas despesas, comprando o VE poupo o suficiente para ao fim de 10 anos trocar a bateria (e ficar com o carro "quase" novo) e ainda pagar quase metade do que o carro me custou!!!!
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 10 jul 2018, 18:41

Mesmo assim, se a Nissan tivesse muitos para entrega era vê-los a sair. O parque auto EV só não é maior poruq enão há para entrega, está a crescer ao ritmo imposto pelas marcas e não pela vontade dos clientes.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por PMESS79 » 10 jul 2018, 19:23

civic Escreveu:
10 jul 2018, 18:41
Mesmo assim, se a Nissan tivesse muitos para entrega era vê-los a sair. O parque auto EV só não é maior poruq enão há para entrega, está a crescer ao ritmo imposto pelas marcas e não pela vontade dos clientes.
Tambem concordo que ao demora não ajuda nada, mais de 1 mes para ter um carro já é muito tempo, 6 meses é uma eternidade...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por PMESS79 » 10 jul 2018, 21:55

Aqui dizem que é o desconhecimento:

https://observador.pt/2018/07/10/lavar- ... igoso/amp/

Mas pelo menos há quem faça estudos para poder informar as pessoas...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por PMESS79 » 10 jul 2018, 23:32

E aqui (Austrália) são os carregamentos

http://www.turbo.pt/eletricos-mais-pare ... a-em-2024/
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por migle » 10 jul 2018, 23:47

RaaR Escreveu:
10 jul 2018, 01:18
Há quem considere que a existência de Apple Stores como estandarte da marca é o principal elemento diferenciador da Apple face aos concorrentes na área dos computadores
A sério? Até à criação da primeira, então, Mac era pouco diferente de PC?

Eu mantenho a impressão de que essas lojas devem funcionar como centros de atracção turísticos. O pessoal vai de visita à capital e precisa de coisas para visitar. Provavelmente compram aí alguns acessórios de que ainda não tinha sentido falta, como souvenir. Mas o Mac já o tinha comprado antes numa grande discount store perto de casa, porque fazia falta.

A Apple Store online deve vender muito, mas os preços na discount store são sempre melhores, qualquer visita à MediaMarkt permite confirmar essa política de preços. A razão é sempre que a marca não tem interesse em roubar negócio à distribuição, senão perde a cadeia de distribuição. Podes ter a certeza que quer o preço na Apple Store ou FNAC, quer o preço na MediaMarkt ou Walmart são decisão da Apple.

Não faz sentido nenhum uma marca "eliminar intermediários", a menos que queira concorrer em dimensão com o departamento de estado dos EUA ou roubar o negócio à Amazon. Nenhum fabricante faz isso. Cada um tem de se concentrar naquilo que faz bem.
Ricardo Escreveu:
10 jul 2018, 08:28
Tens razão, não vivemos. Tu deves viver em Lisboa e eu vivo no resto, na paisagem.
Eu sou lisboeta farense. Na realidade, a reacção das palmadinhas no carro e "isto é o futuro" é, a meu ver, a reacção típica de um alentejano. Hoje, por acaso, estou no Alentejo, e onde estou há um Leaf já há alguns anos. Quantas vezes ouvi de soslaio conversas acerca disso! A questão é que o dono tem um restaurante, não está ao alcance do alentejano médio.

Tens a certeza de que a tua amostra é representativa da população? Inclui pessoas de todas as idades, mulheres, diferentes formações?

O desconhecimento? É como era o meu desconhecimento. Pegava numa revista de carros, 30 mil? Esquece lá isso... Quando estiver ao alcance logo me dou ao trabalho de aprender.
Nonnus Escreveu:
10 jul 2018, 17:35
Carrinhas Megane; SCENIC; QASQHAI; 3008; 5008; BMW S1, S3 S5 etc; MERCEDES A, B, C, etc; Toyota C-HR, Auris, etc; tudo o que é SUV de qualquer marca etc e tal.
Não podes basear as tuas opiniões naquilo que vês em parques de restaurantes ou em viagens de autoestrada. Há muitos carros caros, sim, não entendo porque é que não compraram Teslas. Mas creio que o preço médio dos carros novos ainda está bem abaixo dos 30 mil.

Os Toyotas de que falas, híbridos, não só são excelentes opções, como são muito mais baratos que um eléctrico. Aliás, também o Megane, Scenic, 3008, Qashqai... Enfim... Em promoção dá quase para levar dois Meganes ou Qashqai pelo preço de um eléctrico. Qual era o argumento?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por RaaR » 11 jul 2018, 00:34

migle Escreveu:
10 jul 2018, 23:47
RaaR Escreveu:
10 jul 2018, 01:18
Há quem considere que a existência de Apple Stores como estandarte da marca é o principal elemento diferenciador da Apple face aos concorrentes na área dos computadores
A sério? Até à criação da primeira, então, Mac era pouco diferente de PC?
(…)
Vá lá, sejamos sérios. Obviamente que estamos a falar do contexto de retalho. A loja é diferenciadora em termos de venda retalhista. Os clientes que entram numa Walmart ou numa Target muitas vezes compram o que o empregado sugere ou o que for mais barato. Não é aí que a Apple vai competir.
migle Escreveu:
10 jul 2018, 23:47
(…)
A Apple Store online deve vender muito, mas os preços na discount store são sempre melhores, qualquer visita à MediaMarkt permite confirmar essa política de preços. A razão é sempre que a marca não tem interesse em roubar negócio à distribuição, senão perde a cadeia de distribuição. Podes ter a certeza que quer o preço na Apple Store ou FNAC, quer o preço na MediaMarkt ou Walmart são decisão da Apple.

Não faz sentido nenhum uma marca "eliminar intermediários", a menos que queira concorrer em dimensão com o departamento de estado dos EUA ou roubar o negócio à Amazon. Nenhum fabricante faz isso. Cada um tem de se concentrar naquilo que faz bem.
(…)
Há tantos exemplos de marcas que querem eliminar intermediários. Penso que até foste tu que falaste da Dell, que foi relevante (durante algum tempo até muito relevante) precisamente por fazer isso. A Tesla fá-lo. A Microsoft fá-lo muito (e cada vez mais) na venda digital de jogos para Xbox, chegando ao ponto de haver lojas a dizer que vão deixar de vender a consola deles porque a Microsoft claramente os quer contornar. A Sony fá-lo também no mercado dos videojogos. A Apple fá-lo com as suas lojas. Todas as marcas que têm boas lojas online e boa capacidade de distribuição, com capilaridade razoável (como é efetivamente o caso da Apple) o fazem. É, claro, mais fácil fazê-lo com artigos digitais. Nos restantes também se faz, com os devidos cuidados para que o preço seja semelhante, embora com margens melhores nas lojas próprias.

Acho que este assunto não é muito relevante para este fórum mas, como o futuro dos automóveis vai acabar por ser, mais tarde ou mais cedo, cada vez mais parecido com o da tecnologia, achei interessante dar esta contribuição. Não o faço para ter razão mas precisamente porque durante anos trabalhei precisamente na definição de estratégia de longo prazo de empresas multinacionais (como consultor) e é uma área onde posso contribuir mais do que em muitas das coisas práticas relacionadas com os nossos carros, onde aproveito para aqui aprender com quem sabe mais que eu. :)

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”