Instalação electrica para carregamento

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Alcap
Mensagens: 6
Registado: 08 jul 2018, 22:21
Data de fabrico: 01 jan 1984
Capacidade bateria: 9,9kWh

Instalação electrica para carregamento

Mensagem por Alcap » 10 jul 2018, 23:40

Boa noite,

Comprei hoje um Plug in hibrido (VW Passat GTE[9.9kWh/8.0kWh (utilizaveis)) e necessito de fazer a instalação de uma tomada electrica na minha garagem para carregar o mesmo.

O que gostaria de saber é se o meu contador aguenta... A potencia que tenho contractada é de 3.5kVa. Gostaria ainda de saber se me recomendam a instalação de uma tomada convencional ou de uma wallbox.
No caso de uma wallbox, que requisitos é que necessito? Vale a pena?

Existe ainda a possibilidade de ir buscar electricidade ao condominio, mas para isso preciso de um contador "sério". Nao queria daqueles contadores simples, de ligar à tomada, existe algum tipo de contador mais profissional?

Toda a informação que me conseguirem arranjar sobre o carregamento de veiculos electricos é bem vinda!

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por mafgod » 11 jul 2018, 09:32

Boas,

tenho contratado 25A (5,75kVa) e carrego a 16A sem problemas à noite.
Só tenho de garantir que em simultâneo não tenha nada que precise dos restantes 9A :-)
Como tens 30A, diria que estarás à vontade, mas tudo depende do que tens a funcionar quando carregares o carro.
Se puderes usar a tua instalação e não a do condomínio seria o ideal, menos confusão.
Para carregares 8kWh, teu máximo, precisas de no máximo umas 3h30 carregando a 10A com o carregador doméstico, ou 2h15 carregando a 16A.
No teu caso, se tiver uma tomada no parqueamento minha, usaria apenas o cabo doméstico.
Não tendo, uma qualquer tomada do condomínio serveria para carregar a 10A.
Contadores há vários, por ex:
https://www.cablematic.pt/ref/DE00?gcli ... csQAvD_BwE

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 11 jul 2018, 09:46

Não, ele tem 15A ;) (3,45kVA)

Estou com o mafgod, para o tamanho dessa bateria eu usava uma tomada normal e o carregado doméstico. Durante a noite usas 10A e ainda deixas 5A para a casa funcionar, não deves ter problemas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por mafgod » 11 jul 2018, 09:50

Oops... certo :-) enganei-me, mas é como dizes...

Alcap
Mensagens: 6
Registado: 08 jul 2018, 22:21
Data de fabrico: 01 jan 1984
Capacidade bateria: 9,9kWh

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por Alcap » 11 jul 2018, 22:23

Obrigado pela ajuda! E WallBox? Alguem tem? Quais sao as vantagens vs tomada convencional?

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por RaaR » 11 jul 2018, 23:57

Alcap Escreveu:
11 jul 2018, 22:23
Obrigado pela ajuda! E WallBox? Alguem tem? Quais sao as vantagens vs tomada convencional?
Eu tenho uma Wallbox Pulsar (https://www.wallbox.com/products/pulsar/) tipo 2, monofásica, de 32 A, em preto.

Para mim, a maior vantagem é ser prática. Está tudo instalado na parede, só tenho de estacionar o carro, pegar no cabo que está também lá, montado no seu suporte, e ligar no carro. Em comparação com uma tomada normal, há a principal vantagem de carregar a 32 A em vez de 10 A e a de não ser preciso ligar o cabo na parede quando se chega (tendo que o ir buscar, por exemplo, ao porta-bagagens).

Poderia fazer algo semelhante com um EVSE portátil associado a um sistema que o prendesse à parede, mas assim ficou mais arrumado. A principal vantagem do EVSE portátil seria, obviamente, a portabilidade, à qual eu não daria qualquer uso.

As pessoas aqui no fórum costumam dizer que a wallbox não compensa. Eu acho que compensa para o meu uso. No entanto, compreendo que para outras pessoas, que aproveitem a portabilidade ou que sejam mais sensíveis ao preço do aparelho, pode não compensar.
Última edição por RaaR em 12 jul 2018, 01:18, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por VETL » 12 jul 2018, 00:55

O EVSE portátil é normalmente mais barato que uma wallbox e pode ter as mesmas ou mais funções, incluindo ficar fixo em casa.
O EVSE portátil não necessita ser ligado a uma ficha schuko, podendo e devendo ser ligado numa tomada mais segura sem acréscimo de gastos mensuráveis.
O EVSE portátil quando fixo em casa não é menos prático que uma wallbox.
O EVSE portátil pode ficar tão bem arrumado na parede como uma wallbox.
Uma wallbox não é mais do que um EVSE, a maioria das vezes com muito menos funções que um EVSE regulável.

Resumindo: Não há nada que um EVSE regulável não faça comparado com uma wallbox.
O contrário já não é possível dizer...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por RaaR » 12 jul 2018, 01:14

VETL Escreveu:
12 jul 2018, 00:55
O EVSE portátil é normalmente mais barato que uma wallbox e pode ter as mesmas ou mais funções, incluindo ficar fixo em casa.
O EVSE portátil não necessita ser ligado a uma ficha schuko, podendo e devendo ser ligado numa tomada mais segura sem acréscimo de gastos mensuráveis.
O EVSE portátil quando fixo em casa não é menos prático que uma wallbox.
O EVSE portátil pode ficar tão bem arrumado na parede como uma wallbox.
Uma wallbox não é mais do que um EVSE, a maioria das vezes com muito menos funções que um EVSE regulável.

Resumindo: Não há nada que um EVSE regulável não faça comparado com uma wallbox.
O contrário já não é possível dizer...
Não era minha intenção criar polémica. Vejo pela resposta que tens uma opinião forte sobre EVSE portáteis. :)

Não discordo que o EVSE portátil poderá ser fantástico em todos esses aspetos. Simplesmente nunca vi um que ficasse esteticamente tão bem como uma wallbox (que é, efetivamente, também um EVSE), embora acredite que existam.

Existem EVSE portáteis prontos a instalar que possas recomendar para quem não queira fazer um?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por VETL » 12 jul 2018, 01:38

8-)
O que escrevi não é uma opinião. São factos.
A aparência para mim vale muito pouco. Ou melhor, vem só após as características e funcionalidades - nunca antes.
Eu tenho o EVSE colaborativo e se antes de o ter era o que ambicionava, depois de usar e experimentar posso afirmar que não gastarei nunca mais um cêntimo em algo com menos características e funcionalidades.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por RaaR » 12 jul 2018, 02:03

Sendo certo que referes factos como "O EVSE portátil é normalmente mais barato que uma wallbox e pode ter as mesmas ou mais funções (…)", também podemos dizer "há EVSE fixos com mais funções que muitos EVSE portáteis". Tudo depende de que modelos comparamos.

Há wallboxes que permitem gerir a potência dada a múltiplas tomadas ao mesmo tempo, coordenando-as em rede. Há EVSEs portáteis que façam isso? Se calhar há. Não os conheço todos, mas nunca vi um que o fizesse.

Há wallboxes que reconhecem a cara do utilizador e só permitem carregamento àquele utilizador. Isso é possível com um EVSE portátil? Provavelmente, se for feito em casa, integrando um pequeno computador, sensor de imagem, lente, etc. No entanto, se for feito em casa já não terá garantia do fabricante, que poderá ser importante para algumas pessoas e para quase todas as empresas.

Dizes que a aparência para ti vale muito pouco. Acredito que isso seja verdade para ti. No entanto, pode não o ser para o utilizador que colocou a dúvida e poderá, dependendo do gosto de cada um, ser mais uma coisa em que um EVSE fixo é melhor que um portátil.

Não digo isto para justificar que um EVSE fixo é melhor que um portátil. Nem acho que o seja na grande maioria dos usos. Simplesmente não acho que possamos dizer que um portátil consegue fazer tudo o que um fixo faz quando efetivamente poderá fazer quase tudo, mas não tudo. No fundo, só discordo de "Resumindo: Não há nada que um EVSE regulável não faça comparado com uma wallbox". É uma afirmação muito forte que não tem em conta todas as vertentes da questão.

Dito isto, reitero a minha curiosidade em saber se há EVSE portáteis prontos a instalar (ou seja, que baste chegar a casa e ligar na tomada CEE) que tenham as funções das wallboxes mais completas, como ligação à rede, facilidade de configuração com app para iOS e Android (por WiFi ou Bluetooth), garantia do fabricante, etc. Se houver alguma coisa, ser-me-ia útil saber porque tenho dois amigos à espera de Leafs novos e que, não sendo pessoas que usem fóruns, poderão beneficiar dos exemplos que eu aqui recolher para os instalar nas suas casas e empresas.

Responder

Voltar para “Off-Topic”