DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 13 jul 2018, 08:41

Ora o inevitável aconteceu, mais uma barra psicológica perdida.
Esperava que a perdesse só no inicio do inverno, mas veio mais cedo. :(
Não sei quando a perdeu, a minha mulher é que tem andado com o carro. Tenho pegado nele duas vezes por semana mas a bateria já vai a meio e nunca dei por isso.
Não tenho conseguido sair ao fim de semana e à duas semanas que não carrego a 100%.
Mas pronto, aquilo é só psicológico e já estava à espera, siga...
Queria colocar uma foto, mas não consigo. o Site que habitualmente coloco, está arrumado em parvo.
Tento mais tarde

Edit:
Consegui a foto.

Esta manhã estava assim:
Imagem
Última edição por filipeoliv em 13 jul 2018, 10:28, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por brunoa » 13 jul 2018, 10:06

Bom dia Filipeoliv,

Quantas barras tens atualmente?
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 13 jul 2018, 10:21

10

Edit:
Bom dia Bruno

Ao inicio sofri muito e principalmente o Bruno Alves e o Santanamos é que me aturaram.
Mas agora já deixei de sofrer e nem quero saber.
As barras são psicológicas e mais nada.
Perfeito era se não tivesse nada.
Tenho vigiado com a OBD e já sabia que iria acontecer, apenas estava à espera que fosse mais para o inicio do frio.
Bem que gostava de ter feito mais ginástica à bateria para a aguentar a barra mais um tempo, mas esta rede é desmotivadora de qualquer viagem até uma pcr.
Ainda hoje vi no facebook uma pessoa que esteve hora e meia para carregar 10 min. é estúpido e desmotiva-me ir para Lisboa.
Mas pronto a vida continua e é aproveitar até dar. quando não der, espero que as baterias para substituição estejam mais baratas ;)
Aí fico com uma do MK2 e parece que são bem melhores.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por santanamos » 13 jul 2018, 15:37

Agora acho que já apresenta a informação correcta. O espirito é esse, deixa andar. A proxima barra está para durar certamente.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 13 jul 2018, 16:21

Espero bem que sim... 😉

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 15 jul 2018, 17:45

Porque tens de ir a Lisboa para carregar em PCR?
Vai até Fátima!
Fi-lo ontem, fui sempre a abrir, carreguei em Aveiras, Santarem, fui a Fátima e voltei a carregar em Santarém e Aveiras.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 16 jul 2018, 08:11

Até podia ir a Aveiras, está a 10km de casa...
Ontem liguei a OBD com o Santanamos, quando tiver um bocadinho já coloco fotos.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 16 jul 2018, 14:22

Então, as novidades.
10 barras já sabíamos que estava, mas o estado da bateria, estava curioso e não sei o que tenho feito de errado, mas ela deu o maior tombo desde que a vejo com a OBD
Então ontem fui dar uma volta com a Maria, saímos de casa e estava assim:
Imagem

Ia a meio do caminho, lembrei-me e se o Santanamos estivesse por casa, fazíamos um teste com a OBD.
Trimmm, trim...
...
Perfeito, estou quase a sair de casa, passa.
Lá vimos a coisa e está assim:

Imagem

Muito rapidamente partimos e quando cheguei a casa, com todas as voltas que dei, fiquei contente, acho que até parar conseguia fazer 120km pelo menos.
Estava assim à chegada:

Imagem

Aqui fica os vários resultados anteriores:

12/2/2018
Km=32.771
AHr= 53.73
SOH= 81.91%
HX= 75.56%
392.63V
13.04V
Cargas L1 32

8/4/2018
Km=35.127
AHr= 53.33
SOH= 81.30%
HX= 74.83%
383.30V
13.32V
Km feitos entre testes: 2356
% Perdida: 0.61%

9/6/2018
Km=38.699
AHr= 53.12
SOH= 80.98%
HX= 74.45%
383.53V
11.68V

Km feitos entre testes: 3572
% Perdida: 0.32%


15/7/2018
Km=40.808
AHr= 51.32
SOH= 78.23%
HX= 71.20%
383.70V
11.92V

Km feitos entre testes: 2109
% Perdida: 2.75% :cry:

Km totais: 8037Km

Por que raio isto perdeu tanto?
Tenho feito sempre igual. :?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 16 jul 2018, 17:52

Já viste o meu gráfico?
Tenta fazer um para veres se é semelhante...
Eu ligo o Leaf Spy todos os dias para o próprio guardar a informação do estado da bateria e depois ter dados para... brincar aos gráficos! :lol:
Ao ligar todos os dias também evito de ter surpresas, por exemplo, nem dei conta de perder a 2ª barra...

viewtopic.php?f=56&t=5332&hilit=wiscons ... 40#p105755

Se quiseres mando-te os ficheiros de Excel que uso para fazer os gráficos.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 16 jul 2018, 20:38

Já tinha visto, mas ainda não fiz nenhum.
Se me puderes enviar, agradecia.
Embora tenho poucos dados para lhe colocar, meto o que tenho.
Ao inicio sofri bué por causa do reset e ter perdido logo uma barra no primeiro carregamento, por isso ainda não comprei uma OBD, o Santanamos, como é uma maquina, tem feito o favor, de vez em quando vou ter com ele vimos como está a coisa.
Já te envio o meu mail por pm

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”