Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 13 jul 2018, 14:46

Tb gostava de saber, ao início, o pessoal andava sempre a levar com os máximos dos outros, mas curiosamente, fui a uma casa, ele ligou a máquina e estava tudo ok.
Desde aí a malta não me chateia, mas juro que não mexeu em nada. Hehe

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 16 jul 2018, 14:22

Boa tarde,

Então o Rei Zoom propôs-se a fazer a sua 1º viagem ao Algarve este fim de semana.

Investigação feita com antecedência, utilizados todos os simuladores e mais algum, tudo apontava para que os generosos 15kW disponíveis seriam utilizados até ao ultimo eletrão.

A viagem iniciou-se em Alverca, mas a viagem "a sério" apenas começou pelas 18h de sexta-feira (bela hora! O pica da hora de ponta em Lisboa para a margem sul).

A/C ligado, GPS apontado a Palmela e toca de nos encher de paciência para passar a 25 de Abril. Passando a saída da Caparica começo finalmente a rolar e pelas 18h48 chego. Estava o PCR com um Ioniq branco, nada de grave pois estava a terminar a carga. Pelas 18h51 inicio a carga ficando apenas 25' (o que deu 7.96kWh), o que permitiu também ao Tesla que entretanto chegou apenas esperar 10' (aproveitados para conversar um pouco sobre a abismal diferença entre máquinas)(consumo de 13kWh/100km, 55km feitos desde o inicio da viagem).

Arranco, cheio de confiança para Alcácer do Sal, com a indicação de que teria de fazer 53km e CC trancado nos 90km/h. Para minha surpresa, após 37km estava em Alcácer e toca de sair para carregar pois Aljustrel ficava a 83km e era preciso "atestar" (VM= 76.3km/h, consumo de 13kWh/100km). E aqui as coisas começaram a correr "menos bem", estava um I3 e um Tesla a "guerrear" com o PCR pois não estava a passar carga. Tentei inteirar-me da situação e por forma a por alguma ordem naquele caos, pedia a ambos os proprietários para tirar as fichas e solicitei a Mobi.e o reiniciar do posto.
Aguardamos 5/8 minutos e já com o posto reiniciado, o operador Mobi.e indica para colocar 1º a carga a CCS e só depois a Menekes. Tudo OK, agora era só esperar. Após a saída do I3, o Tesla passou para a CHAdeMo para ser mais rápido (mais ainda assim ainda tive de gramar mais 45 min). Sabendo do tempo de espera, tentei junto da Operadora da estação de serviço solicitar passagem para o PCR no Sentido S/N pois estava vazio (confirmado pela Mobi.e e visualmente) e ainda começaram as desculpas da preguiça:
-É sexta-feira,
-Tamos poucos,
-Não tenho autorização,
-Tenho de lá ir consigo,
-etc...

Desisti e aguardei. Acabamos nos últimos 20' por falar com os 2 casais que vinham no Tesla pois o proprietário tinha convidado o 2º casal a experimentar uma viagem grande para que fizessem também a aquisição de um EV.

Passado um bom bocado é a minha vez de carregar e arrancar para Aljustrel. E ai é que tudo se complica mais uma vez. Conforme o Migle relatou ( https://www.nissanleafpt.com/viewtopic ... start=220 ) estava no posto MEGA-operação STOP com intuito de controlo de velocidade. Sou convidado a estacionar pois segundo indicações do militar da GNR o posto estaria ocupado e já com um carro a aguardar. Toca de ver o que se passa e vejo um conjunto de 4 Sra. com um Kia Soul que muito pouco ou nada percebiam do que estariam a fazer. O proprietário do carro em espera (Ioniq) tentava dentro das limitações das senhoras explicar um pouco como funcionava o mundo EV fora de Lisboa. Terminada a longa carga, foi a vez do Ioniq carregar e de eu meter conversa com o proprietário que me pareceu bastante experiente, conversa puxa conversa e descubro que é o Migle. :lol: (um grande abraço).
Falta indicar que fiz os 79.3km entre Alcácer e Aljustrel a um VM de 73km/h com consumo de 13kWh/100km.

Após um abastecimento bastante comprido também (além dos 90% mas iniciado as 23h42) parti em direção à ultima e mais penosa etapa Aljustrel - Alcantarilha Gare, 98 km de muito sofrimento e duvidas pois o trajeto era sempre a subir e a bateria apenas com 9 barras não dava tréguas.

O percurso de montanha é completamente improprio para cardíacos, a titulo de exemplo, passados 40km de ter saído de Aljustrel já só tinha 37km de autonomia! :o Mas o percurso são 98km, não 77km! (pensei para mim: "É desta que chamo o reboque"). Baixei a velocidade (muitas das vezes para 55km/h) e assim que chego a saída de S. Bartolomeu de Messines com 22km de autonomia pensei: "Talvez de" e não é que deu mesmo! Era quase tudo a descer e cheguei com 15km de autonomia, após 4h50 de condução e 8h de viagem, após 270km feitos eram 2 da manhã e já só queria caminha, pois no dia a seguir o Slide em Splash me aguardava
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 16 jul 2018, 15:08

:shock: 8h de viagem, és mesmo corajoso homem...
Gosto muito do Leaf, mas não me meto assim, nem a Maria autorizava :lol:
Mas parabéns pela aventura ;)

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 16 jul 2018, 15:24

filipeoliv Escreveu:
16 jul 2018, 15:08
:shock: 8h de viagem, és mesmo corajoso homem...
Não é preciso muita coragem :lol: Basta estares 3 h repartidas à espera para carregar e saires de Lisboa em hora de ponta.

O que mais me custa é a minha boneca (leia-se menina de 23 meses aguentar isto tudo sempre com um sorriso na cara) :angelic-little:

O regresso foi muito mais pacifico! A ver ainda consigo relatar hoje.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por pemifer » 16 jul 2018, 17:29

Boa! Parabéns!
Realmente essas serras do Algarve são tramadas, eu também as faço a 50.
Não levas o Leaf Spy? Dá um bocadinho menos de stress...
Em relação a Alcácer também me fizeram isso, pedi para passar e não deixaram... lá tive de ficar à espera...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por migle » 16 jul 2018, 22:33

O que é tramado na serra algarvia, não sendo alta, é que o Algarve é quase todo serra. Só desce no último momento. O suspense mantém-se até ao último momento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 17 jul 2018, 09:23

pemifer Escreveu:
16 jul 2018, 17:29
Não levas o Leaf Spy? Dá um bocadinho menos de stress...
Stress :lol: Só me deu vontade de arrancar os cabelos com a ansiedade. No entanto tinha testado a viagem em pelo menos 3 simuladores e todo indicavam que conseguiria chegar, agora gostava de poder fazer o percursos pela nacional, creio que fosse mais fácil devido as velocidades medias serem mais baixas, no entanto pelos simuladores eram muitos quilómetros extra e não compensava.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 17 jul 2018, 09:27

migle Escreveu:
16 jul 2018, 22:33
O que é tramado na serra algarvia, não sendo alta, é que o Algarve é quase todo serra. Só desce no último momento. O suspense mantém-se até ao último momento.
É exatamente isso Migle, seria espectável que sendo serra terias subidas e descidas, mas não! Parece quase sempre tudo a subir!
O que é mais irritante ainda é que tive a mesma sensação no percurso inverso (tenho de o relatar também) tudo sempre a subir!

Agora o próximo desafio é Alvor em Outubro! (Talvez Portimão, mais especificamente Decatlhon de Portimão devido a instalação do PCN)porque de Portimão a Alvor é pertíssimo!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por pemifer » 17 jul 2018, 09:30

brunoa Escreveu:
17 jul 2018, 09:23
simuladores eram muitos quilómetros extra e não compensava.
Pois, exatamente o meu pensamento e ainda há a vantagem de ser muito mais fácil seres ultrapassado na AE do que em estrada...
Estás a imaginar-te num troço sem possibilidade de ultrapassagem ires a 50 e teres dezenas de carros atrás de ti?

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 17 jul 2018, 09:44

pemifer Escreveu:
17 jul 2018, 09:30
Estás a imaginar-te num troço sem possibilidade de ultrapassagem ires a 50 e teres dezenas de carros atrás de ti?
Nem pensar! Não gosto, nem me sinto confortável a prejudicar a vida das pessoas, eu sou aventureiro por necessidade, pois neste momento só tenho capacidade financeira para ter e manter um carro dai ser um fator de escolha o Leaf, no entanto, com isso não quero/não posso prejudicar 3ºs.

Mas, pemifer, acredito que devo ser dos poucos, pois em ambas as situações em que tive há espera nos PCR's alguns condutores preferiram carregar mais tempo (aumentando a minha espera) quando já teriam autonomia mais que suficiente para chegar ao seu destino. Mas por forma a aumentar a sua velocidade média aumentão o tempo de carregamento.

Não entendo a lógica, até porque do conhecimento que tenho o limite de velocidade em AE é de 120km/h, mas ainda há quem insista mesmo em EV em viajar mais perto dos 150km/ ou mais ainda.... :evil:
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”