Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por pemifer » 12 jul 2018, 09:57

Basta utilizar um PCR em Lisboa para se comprovar o fenómeno Uber.
Utilizei poucas vezes PCRs em Lisboa mas sempre encontrei Ubers.
Por 2 vezes apanhei PCRs sem ninguém mas apenas porque eles estavam dados como avariados/desligados.
Depois de começar a carregar começaram logo a aparecer Ubers...
Última edição por pemifer em 14 jul 2018, 22:39, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por rimsilva » 13 jul 2018, 00:27

Triste sina a nossa, desde o tempo do concurso dos PCRs em cidade que digo que é (foi) um erro esta medida.

Primeiro deveríamos ter o país todo coberto pela AE, depois na fase comercial, os operadores tratariam do resto.

robitronic
Mensagens: 41
Registado: 28 jun 2018, 14:12
Data de fabrico: 11 ago 2018
Capacidade bateria: 40 kwh

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por robitronic » 13 jul 2018, 14:42

boas
sou novo nestas andanças de carros eléctricos estou ainda a espera do meu primeiro carro novo Nissan leaf n_conect e o que tenho lido neste tópico deixa-me um pouco preocupado se fiz uma boa escolha pois eu tinha planeado usar o carro para poder ir de Sines a Lisboa ,Sines a Setúbal e se não conseguir carregar posso não chegar a casa.

uma ideia parva - porque quem tem garagem não coloca um contador e vende a carga a quem precisar?
como já começa a haver muita malta com VE podia disponibilizar e com isso fazer alguns € e ajudava a malta a fazer viagens maiores :D
eu agora não faço barulho só faço ZomZom

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoAlves » 13 jul 2018, 16:21

Depende de onde é em Lisboa, mas é possível que não consigas fazer sem carregar. Por exemplo de Sines a Sete Rios são 160km, ir e vir são 320km, o novo Leaf faz isso, mas a andar devagar. Maioritariamente em auto estrada, não é viável.
Resolves isso com 30min diários em Palmela ou, idealmente, com carga no destino, isso é que sim :)

Em relação ao vender electricidade, simples, é ilegal. Só os comercializadores de energia o podem fazer. Tachos bem protegidos, é o que é...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 13 jul 2018, 17:17

robitronic Escreveu:
13 jul 2018, 14:42
boas
sou novo nestas andanças de carros eléctricos estou ainda a espera do meu primeiro carro novo Nissan leaf n_conect e o que tenho lido neste tópico deixa-me um pouco preocupado se fiz uma boa escolha pois eu tinha planeado usar o carro para poder ir de Sines a Lisboa ,Sines a Setúbal e se não conseguir carregar posso não chegar a casa.

uma ideia parva - porque quem tem garagem não coloca um contador e vende a carga a quem precisar?
como já começa a haver muita malta com VE podia disponibilizar e com isso fazer alguns € e ajudava a malta a fazer viagens maiores :D
Não sofras por antecipação ;)

Eu das vezes que fui a Lisboa nunca carreguei em Lisboa ou porque os carregadores estão avariados ou porque o PCR nunca fica em caminho, e nunca fiquei a pé no meu Leaf de 30KW (atenção que eu não sou de Sines). O que faço é quando vou para lá carrego por segurança no PCR de Palmela quando venho para cá carrego volto a carregar em Palmela. Se por acaso parar em Almada costumo carregar no Leroy Merlin ou no fórum Almada nas tomadas schuko enquanto dou uma volta.

Não penses que a compra do carro foi uma asneira, com tempo começas arranjar soluções e a perceber até onde podes ir com o carro.

Mas deste-me uma ideia com a tua pergunta. Criar-se uma rede de carregamento a imagem do que se criou com a FON (partilha de internet por WIFI pelos fonneros) em Espanha que hoje é utilizado em Portugal pelos clientes NOS. Vamos imaginar uma aplicação em que todos partilhava-mos a localização da nossa casa para possíveis carregamentos.

Mas isto assim de repente trazia alguns problemas. O primeiro como o BrunoAlves disse é ilegal, segundo teria que estar alguém em casa para dar acesso a tomada (estou mesmo a ver chegares a casa e estar lá vários marmanjos a usar a tua electricidade, triplas em cima de triplas :lol: ), terceiro as pessoas que aderissem a este sistema tinham de ter uma wallbox ou um evse regulavel porque carregar um Leaf de 40KW a 10A nunca mais saias de lá. :doh:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

robitronic
Mensagens: 41
Registado: 28 jun 2018, 14:12
Data de fabrico: 11 ago 2018
Capacidade bateria: 40 kwh

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por robitronic » 13 jul 2018, 23:01

bom quanto a ser ilegal acho que em nossa casa mandamos nòs desde que se pague a conta da EDP, eu posso estar a fazer o favor a um amigo eheheheh.
por mim eu não me importo de ajudar quem vier para esta zona mas tem de deixar gorjeta ehehehe.
eu tenho a potencia a 30A acham que assim não carrega mais rápido.
quanto pode custar um carregador desses.
eu agora não faço barulho só faço ZomZom

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoAlves » 14 jul 2018, 01:33

Em tua casa mandas tu, mas não podes lá criar ervas das que dão vontade de rir ;)
Mandas, nos limites impostos pela lei. E pela mulher, vá :mrgreen:

Desenrascar um amigo deves poder. Cobrar por isso não podes (aí já nem é só por não poderes vender electricidade, é porque seria uma transacção comercial e isso tem também um enquadramento próprio ;) )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por mjr » 14 jul 2018, 08:32

Sobre cobrar ao amigo, recordo o que disse o PR há uns anos sobre o aborto (acho eu):

- Pode-se? Não!
- O que é que acontece se fizer? Nada!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por migle » 14 jul 2018, 12:23

Acho que é importante as pessoas organizarem-se nesse sentido.
É por isso também que é possível introduzirmos os nossos postos de carregamento caseiros no electromaps. Muitos fazem-no e deixam telefone.
Eu assim que tiver luz verde para o EVSE, meto-o lá.

Claro que desenrascar é uma coisa, fazer isso por sistema...

Já agora, a Uber não era ilegal?
Os tipos da EFF, em relação a copyright, estão sempre a recordar que a Netflix começou ilegalmente, a fazer streaming de conteúdos obtidos pela televisão por cabo.

Antes de aparecer o conceito, é sempre ilegal.
Basta darmos-lhe um nome catchy... tipo Peer Charging, sem falar em todos os nomes de apps já existentes (que sempre tiveram isso em vista) tipo PlugShare.... etc...
Até em francês... Borne Copain...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

robitronic
Mensagens: 41
Registado: 28 jun 2018, 14:12
Data de fabrico: 11 ago 2018
Capacidade bateria: 40 kwh

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por robitronic » 14 jul 2018, 15:54

eu acho que ninguém cumpre todas as leis nem todas as regras nem os advogados e juízes o fazem porque razão a malta dos AE não podem criar uma power shared.
não estou com isto a crer fazer negócio a ideia é só quem precisar pagar o consumido para poder seguir a sua viagem e assim poder tirar mais partido do automóvel e quem disponibiliza a sua energia tem que pagar a conta.
eu agora não faço barulho só faço ZomZom

Responder

Voltar para “Carregamento”