Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por alarmesdomeco » 13 jul 2018, 13:05

PMESS79 Escreveu:
10 jul 2018, 17:52

É preciso é fazer algo como o que eu faço, explicar a toda a gente possível as minhas contas, tinha de comprar um carro, se comprasse um fumarento a gasóleo como o que tenho teria de o pagar e ficaria com as mesmas despesas, comprando o VE poupo o suficiente para ao fim de 10 anos trocar a bateria (e ficar com o carro "quase" novo) e ainda pagar quase metade do que o carro me custou!!!!
Não percebo o conceito ou a ideia de "explicar" ou "justificar" a compra de um VE a terceiros ou amigos ou familiares..... o grosso modo do crescimento das vendas não passa a conta-gotas.

Acho muito mais importante passar a palavra de como é importante ter mais PCR disponíveis em todo o pais
Acho muito mais importante passar a palavra de como é importante ter incentivos governamentais nos VE
Acho muito mais importante passar a palavra de como é importante os carregamentos passem a ser pagos.
Acho muito mais importante criar pressão ou fazer uma petição para que o Manual do ITED seja revisto o mais rápido possível para que na construção seja obrigatório a pre-instalação de carregamentos em VE em garagens e/ou Moradias.

Neste momento o crescimento e a demanda da venda de VE é muito superior ao numero de postos de carregamentos e a curto prazo pode criar muitos problemas.

Factores Principais de previnem a compra de VE em Portugal

1) Postos de carregamento
2) Autonomia
3) tempos de carregamento

Solucionando o primeiro, o segundo passa a ser um não-problema, as infraestrutura em Portugal são m-i-s-e-r-a-v-e-i-s quando se compara com uma Noruega ou Holanda. Os tempos de carregamento seram sempre um problema nos próximos 10 anos que pode ter menor impacto com 1) e 2)

4) Preço
5) oferta/modelo

Um VE por 35.000€ é preço ainda é elevado especialmente porque é nissan, fosse um Mercedes LEAF, BMW Leaf ou Audi Leaf eram os campeões de venda em Portugal.

6) Custo Electricidade vs Matematica vs falta de informação.

Pagamos uma das electricidade mais caras da Europa (consumidor ou industrial) associado ao factor matemático de converter Watts para KM não é o forte dos portugueses, é necessário arranjar uma formula simples para que os Portugueses entendam que o preço XYZ de kwh podem fazer em media XYZ kms.


Imagem





Na Holanda as vendas desceram desde 2015 quando terminaram alguns incentivos dos VE, tem subido de ano para ano mas a um ritmos mais lento, curiosamente a TESLA domina na Holanda por larga margem.

Tesla Model S – 650 (1,763 YTD)
Nissan LEAF – 251 (1,242 YTD)
Volkswagen e-Golf – 144 (1,180 YTD)
Tesla Model X – 475 (1,045 YTD)
Hyundai IONIQ Electric – 101 (797 YTD)
BMW i3 – 156 (641 YTD)
Renault ZOE – 130 (561 YTD)
Opel Ampera-e – 75 (524 YTD)

Imagem

fonte: https://insideevs.com/plug-in-electric- ... sla-surge/

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 13 jul 2018, 13:18

Muito sinceramente não concordo com incentivos, pois essa analise é um pouco contraditória, por um lado, se querem incentivos, o estado dá postos de carregamento à borla, o facto é que isto não é sustentável, como se nota por esse pais fora.
O passa palavra actualmente em relação aos EV será mesmo o colocar pagamentos nos postos de carregamento e abrir a plataforma a quem quiser investir nisso, não tenho duvidas que isso seria uma mina de ouro para alguns, criar postos de carregamento junto a bares ou restaurantes era sempre a somar. :lol: Isto não resolvia a penas o problema dos carregamentos como também deixava de se pensar em autonomia. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Nonnus » 13 jul 2018, 14:57

alarmesdomeco Escreveu:
13 jul 2018, 13:05
Não percebo o conceito ou a ideia de "explicar" ou "justificar" a compra de um VE a terceiros ou amigos ou familiares..... o grosso modo do crescimento das vendas não passa a conta-gotas.
É muito simples, ao explicar que por exemplo o dinheiro que gastas em gasóleo paga o carro, estas ajudar as pessoas a perceber que carro paga-se a ele mesmo. Eu fiz as minhas contas a um ano atrás e cheguei a conclusão que ao fim de 8 anos tinha o carro pago só com o que deixava de gastar em gasóleo. Ao fim do mês continuo com o mesmo dinheiro, mas tenho um carro com 1 ano em vez de ter um com 14 anos a gastar gasóleo todos os dias.
Acho muito mais importante passar a palavra de como é importante ter mais PCR disponíveis em todo o pais
Acho muito mais importante passar a palavra de como é importante ter incentivos governamentais nos VE
Acho muito mais importante passar a palavra de como é importante os carregamentos passem a ser pagos.
Acho muito mais importante criar pressão ou fazer uma petição para que o Manual do ITED seja revisto o mais rápido possível para que na construção seja obrigatório a pre-instalação de carregamentos em VE em garagens e/ou Moradias.
Numa primeira fase ninguém se importa com isso, eu nunca pensei nisso, para mim não era o mais importante. Sim, as pessoas pensam que o não pagar os carregamentos que é uma mais valia e ficam admiradas quando digo que nós queremos é que se comece a pagar. Depois de explicarmos o porquê de ser importante o pagamento já ficam com outra ideia. Mas como disse, não é isto que vai fazer com que comprem o carro. Antes disto existe muitos outros factores.

Acho que o explicares que um carro eléctrico não tem manutenção, que de x em x KM não tem de fazer uma revisão de várias centenas de € tem muito mais peso na decisão da compra do que os motivos que mencionaste.
Neste momento o crescimento e a demanda da venda de VE é muito superior ao numero de postos de carregamentos e a curto prazo pode criar muitos problemas.
Se quiseres ver o quanto já discutimos este ponto podes ver aqui: viewtopic.php?f=29&t=7264

6) Custo Electricidade vs Matematica vs falta de informação.

Pagamos uma das electricidade mais caras da Europa (consumidor ou industrial) associado ao factor matemático de converter Watts para KM não é o forte dos portugueses, é necessário arranjar uma formula simples para que os Portugueses entendam que o preço XYZ de kwh podem fazer em media XYZ kms.
Isto é tão simples de explicar. Quando me fazem a pergunta:

- Quanto é que gasta para fazer 100km?

Eu respondo:

- Com 3€ faço 200km carregando em casa.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por alarmesdomeco » 13 jul 2018, 17:28

Nonnus Escreveu:
13 jul 2018, 14:57
alarmesdomeco Escreveu:
13 jul 2018, 13:05


6) Custo Electricidade vs Matematica vs falta de informação.

Pagamos uma das electricidade mais caras da Europa (consumidor ou industrial) associado ao factor matemático de converter Watts para KM não é o forte dos portugueses, é necessário arranjar uma formula simples para que os Portugueses entendam que o preço XYZ de kwh podem fazer em media XYZ kms.
Isto é tão simples de explicar. Quando me fazem a pergunta:

- Quanto é que gasta para fazer 100km?

Eu respondo:

- Com 3€ faço 200km carregando em casa.
E nos postos de carregamento qual vai ser a tarifa ?
E se for uma tarifa baseado no tempo ?
e se VE já vai na 3 carga rapida e carrega muito lentamente ? Não vai ser mais caro por carregar mas lentamente ?
e se quizer carregar rapidamente em casa ? quanto vai custar a modificação ? 1500€ ?

São alguns "ses" suficiente para o utilizador olhar com desconfiança para o VE.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por BrunoAlves » 13 jul 2018, 17:49

São "ses" largamente infundados e que mostram bem a necessidade de esclarecer os nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, etc.

Carregar em casa é enquanto se dorme, nunca ninguém vai carregar em casa à velocidade do PCR. A tarifa nos postos será sempre muito mais alta do que carregar em casa (seja qual for essa a tarifa), mas a utilização será maioritariamente pontual. Fazendo as contas ao fim do mês e ao custo total médio de carregamento, continuará sempre a ser muito barato.
Se precisar de fazer 3CR estará a fazer muitos, muitos km seguidos o que, para a maioria, será um punhado de vezes. Mesmo que se torne caro essa vez, a média continuará a ser barata.

Percebo que essas dúvidas existam, mas é normal que as pessoas se foquem nos pormenores que, em bom abono da verdade e contas feitas, valem "trocos" na experiência total da utilização do carro.

Isto claro, para quem puder carregar em casa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por alarmesdomeco » 13 jul 2018, 18:11

BrunoAlves Escreveu:
13 jul 2018, 17:49
São "ses" largamente infundados e que mostram bem a necessidade de esclarecer os nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, etc.

Carregar em casa é enquanto se dorme, nunca ninguém vai carregar em casa à velocidade do PCR.(....)
Imagina que o VE faz casa-trabalho-casa, mas num dia da semana chegaste com 5% de bateria....não me digam que nunca saem de casa depois do trabalho ? que vidas tristes :D :D :D

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 13 jul 2018, 18:27

O carro não anda apenas com100% de carga. Mesmo que não carregue tudo durante a noite poderá ir para o trabalho no dia seguinte.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por PMESS79 » 13 jul 2018, 18:55

alarmesdomeco Escreveu:
13 jul 2018, 18:11
BrunoAlves Escreveu:
13 jul 2018, 17:49
São "ses" largamente infundados e que mostram bem a necessidade de esclarecer os nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, etc.

Carregar em casa é enquanto se dorme, nunca ninguém vai carregar em casa à velocidade do PCR.(....)
Imagina que o VE faz casa-trabalho-casa, mas num dia da semana chegaste com 5% de bateria....não me digam que nunca saem de casa depois do trabalho ? que vidas tristes :D :D :D
Isso é que é pessimismo... claro que a vida tem de ser mais programada, se sabes que tens de sair nesse dia, na noite anterior carregas a 100%, casa-trabalho-casa dá o que? 150km? Com um bocadinho de jeito fazes mais 100 ou 150... nao vamos complicar...

E ja agora um carregador para casa que carrega dos 0 aos 100% em 8 horas custa 500€ e não 1.500€.

Isso é tudo falta de informação?? O pessoal ajuda, é só ler o que é escrito e perguntar se ainda houverem duvidas...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Nonnus » 14 jul 2018, 07:14

alarmesdomeco Escreveu:
13 jul 2018, 17:28
E nos postos de carregamento qual vai ser a tarifa ?
E se for uma tarifa baseado no tempo ?
e se VE já vai na 3 carga rapida e carrega muito lentamente ? Não vai ser mais caro por carregar mas lentamente ?
e se quizer carregar rapidamente em casa ? quanto vai custar a modificação ? 1500€ ?

São alguns "ses" suficiente para o utilizador olhar com desconfiança para o VE.
Não sei se é pessimismo da tua parte, se falta de conhecimento, se é só vontade de assinalar o que de menos de bom pode ter a ME. :roll: Todos nós sabemos que ainda existem muitos problemas por resolver, mas o que a ME tem de bom, supera largamente o que pode ter de menos bom.

1 - Ainda não sabemos ao certo, mas sabemos que o preço dos combustíveis não pára de subir.

2- Sim, já confirmamos que vai ter de ser com base no tempo (viewtopic.php?f=9&t=7278&start=60#p107540) e faz sentido.

3 - Bom, com os carros a serem cada vez mais eficientes e a terem baterias com maior capacidade com 3 cargas rápidas dás a volta a Portugal. Quantas vezes fazes isso por ano (ou na vida)? Um Leaf de 40kw daria para qualquer coisa entre os 800km - 1200km, se começarmos a pensar que dentro de algum tempo as baterias de 64kw serão um standard, imagina quantos KM fazes com 3 CR´s.

4- compras um EVSE regulável até 32A por 400€. Se tiveres habilidade podes fazer um por metade desse preço, há aqui muitos relatos de quem já o fez.



Aproveito para te perguntar, pensas em comprar um carro eléctrico? Se sim, qual o modelo?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Ricardo » 14 jul 2018, 09:00

Eu penso que o alarmesdomeco levanta uma questão pertinente. Por exemplo para mim, irrelevante, porque realmente enquadro-me nos tais que só precisarão de viagens mais longas uma vez por ano. Mas nem todos poderão dizer o mesmo. E aí, se realmente um carregamento rápido ficar ao triplo do preço do gasóleo por causa do rapidgate, bom, temos um problema e algumas pessoas terão razão em ter cancelado a encomenda. Ainda há pouco tempo o disse, os carros do futuro, estão no futuro. Estamos a debater o que temos hoje. Em relação ao ponto 4, pensava também que era mais caro. Optimo. Simplesmente discordo da cena da habilidade. Vamos manter os preços de material novo porque isso da habilidade, se eu a tivesse, fazia uma casa por metade do preço, Não quer dizer que devamos baixar metade do preço a todas as casas que estejam à venda.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”