DB de um LEAF 30 em Alenquer

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kony76
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por kony76 » 14 jul 2018, 10:14

Nonnus Escreveu:
13 jul 2018, 15:09
Aqui é todos os dias dos 100% aos --- excepto ao fim de semana. Daqui algum tempo já poderei dizer se faz bem ou mal, se é melhor carregar aos 80% (coisa que nunca faço) se é melhor andar esticada. Passado 10 meses e 30000km o SOH continua a dar acima dos 100%, mas só o tempo dirá.
Pois, fica-se um pouco baralhado. :D
Eu, como novato e ainda futuro dono de um VE, passo por isso também.
Ainda por cima sou daqueles que pouco percebo de mecânica e muito menos de electricidade. É só meter gasolina e andar:)
Apartir de janeiro será por o carro a carregar e andar. hehe
Só que claro, como o desgaste das baterias é um problema que afecta a longevidade do carro, quero ter atenção ao tema.

Se eu sei que todos os dias saio de casa ás 8h para ir trabalhar, não deveria haver problema em ter o carro carregado a 100% desde que a carga termine perto dessa hora. Ou mesmo assim será melhor carregar só até os 80% diariamente?

O que o Nonnus faz, tem lógica, carrega até os 100% quando sabe a que horas vai sair (durante a semana) e ao fim-de-semana que não terá propriamente um horário de saída, carrega só até os 80%.

Apesar de lógico, vai contra a maioria dos conselhos, que é carregar diariamente até os 80% e 1 vez por semana até os 100% e sair logo de casa.

Cá vou ficar à espera pelas próximas análises dele e mais opiniões dos experts. Tenho tempo até janeiro :D
Última edição por kony76 em 14 jul 2018, 10:40, editado 1 vez no total.

FiwiPITO
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por FiwiPITO » 14 jul 2018, 10:17

filipeoliv não menosprezando o que foi dito em cima...Acho que deves seguir o "Manual" dá pessoa que tem mais km's e a melhor bateria, está aqui no Forum e já foi divulgado diversas vezes, é o manual que sigo.

Se não estou enganado, nos de 24kw é o jpgoncalves2

Quando ao Update da BMS nos 30kw...é pah é uma cena que me faz muita confusão, mas parece-me a Mim que Eles aumentaram a "Carga" disponível para gastar...parece-me isso, mas Eu não percebo também puto disso, é mesmo a minha "Posta de Pescada".


Cumprimentos,

Fiwi.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por Nonnus » 14 jul 2018, 12:44

kony76 Escreveu:
14 jul 2018, 10:14
O que o Nonnus faz, tem lógica, carrega até os 100% quando sabe a que horas vai sair (durante a semana) e ao fim-de-semana que não terá propriamente um horário de saída, carrega só até os 80%.

Apesar de lógico, vai contra a maioria dos conselhos, que é carregar diariamente até os 80% e 1 vez por semana até os 100% e sair logo de casa.

Cá vou ficar à espera pelas próximas análises dele e mais opiniões dos experts. Tenho tempo até janeiro :D
Desculpa mas induzi-te em erro. É que as vezes escrevemos e não nos lembramos que há pessoas que não estão familiarizadas com certos termos ou símbolos.

O que eu quis dizer é que o meu carro abala de casa todos os dias com a bateria a 100% e chega a casa com o mostrador da autonomia sem apresentar qualquer autonomia (como se fosse a reserva do CI), que é representado com os três tracinhos (---) no visor. Isto quer dizer que o meu carro abala de casa com 100% e chega a casa sempre com menos de 20% e com a senhora a avisar que a bateria esta baixa. :o

O meu carro faz ~200km por dia, por isso é que tem de carregar todos os dias até aos 100%. Como disse, só tempo dirá se isto faz bem ou mal.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por filipeoliv » 14 jul 2018, 12:52

:o Isso é que é andar... :shock:

kony76
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por kony76 » 14 jul 2018, 13:32

Nonnus Escreveu:
14 jul 2018, 12:44

Desculpa mas induzi-te em erro. É que as vezes escrevemos e não nos lembramos que há pessoas que não estão familiarizadas com certos termos ou símbolos.

O que eu quis dizer é que o meu carro abala de casa todos os dias com a bateria a 100% e chega a casa com o mostrador da autonomia sem apresentar qualquer autonomia (como se fosse a reserva do CI), que é representado com os três tracinhos (---) no visor. Isto quer dizer que o meu carro abala de casa com 100% e chega a casa sempre com menos de 20% e com a senhora a avisar que a bateria esta baixa. :o

O meu carro faz ~200km por dia, por isso é que tem de carregar todos os dias até aos 100%. Como disse, só tempo dirá se isto faz bem ou mal.
Ah. Ok.
Mas sendo assim, tu não tens alternativa. tem mesmo de ser assim.

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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por LuisG » 14 jul 2018, 14:25

Não veja nada de errado na tua prática.
O meu não tem limitador aos 80%, só mesmo no evse é que conseguiria e seria a " olhometro", mas isso iria implicar ir quase sempre abaixo dos 20% o que também não quero.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por jfr2006 » 14 jul 2018, 21:36

FiwiPITO Escreveu:
14 jul 2018, 10:17
Quando ao Update da BMS nos 30kw...é pah é uma cena que me faz muita confusão, mas parece-me a Mim que Eles aumentaram a "Carga" disponível para gastar...parece-me isso, mas Eu não percebo também puto disso, é mesmo a minha "Posta de Pescada".

Isso não é verdade, tal como eu já demonstrei com 2 outputs das voltagens logo após o sinal de bateria muito fraca, um antes e outro depois do update!

O Leaf só faz a equalização das células no final da carga. Não fazer isto é meio caminho andado para provocar "desequilíbrios" entre as diversas células.

Agora concordo com o seguinte: deixar o carro a 100% muito tempo não é bom...é carregar e sair o mais rapidamente possível. Descargas muito profundas também podem diminuir o número de ciclos das células, sendo que quando acontecem, o que permitem é o BMS não sub-estimar a bateria ;)

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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por FiwiPITO » 16 jul 2018, 11:40

jfr2006 Escreveu:
14 jul 2018, 21:36
FiwiPITO Escreveu:
14 jul 2018, 10:17
Quando ao Update da BMS nos 30kw...é pah é uma cena que me faz muita confusão, mas parece-me a Mim que Eles aumentaram a "Carga" disponível para gastar...parece-me isso, mas Eu não percebo também puto disso, é mesmo a minha "Posta de Pescada".

Isso não é verdade, tal como eu já demonstrei com 2 outputs das voltagens logo após o sinal de bateria muito fraca, um antes e outro depois do update!

O Leaf só faz a equalização das células no final da carga. Não fazer isto é meio caminho andado para provocar "desequilíbrios" entre as diversas células.

Agora concordo com o seguinte: deixar o carro a 100% muito tempo não é bom...é carregar e sair o mais rapidamente possível. Descargas muito profundas também podem diminuir o número de ciclos das células, sendo que quando acontecem, o que permitem é o BMS não sub-estimar a bateria ;)
Desculpa não tinha visto isso, Mas é estranho a cena que fazem.

Quanto aos 100%, é pah isso é aquela cena dos ciclos, quanto mais vezes a 100% "menos" ciclos possíveis.

Por acaso tenho tido necessidade de carregar a 100% alguns dias por causa dos km's que tenho feito, uma das coisas que me tem chateado, é o Carro nunca acerta na Hora de Saida!!! :o Acaba sempre de carregar mais cedo umas 2h/3h antes.


Cumprimentos,

Fiwi.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por jfr2006 » 16 jul 2018, 12:08

Para acertares na hora, é fazer as contas. Estás a usar o EVSE que vem com o Leaf, ou um EVSE diferente? De quantos A?

Para fazer as contas, fazes o seguinte:

Com o LeafSpy vês quantos kWh ainda estão armazenados na bateria. Imagina que estão por exemplo 10kWh. No meu caso, sei que a bateria leva 28~28.3kWh. Quando carrego a 16A, sei que entram para a bateria cerca de 3.15kW e quando carrego a 20A, entram cerca de 4kW (isto medido com o LeafSpy e com o meu carregador).

Assim, a 16A preciso de (28.3-10)/3.15=5.8 horas, ou seja ~5h50m
Já a 20A, preciso de (28.3-10)/4=4.57 horas, ou seja ~4h40m

A estes valores acrescento 1h para o processo de equalização. Tenho programado assim, e tenho já em conta que o tempo estimado pelo Leaf está sempre em excesso por 1h a 1h15m. Assim, programo o temporizador do Leaf apenas para terminar 1h20m depois da minha hora de saída, que tem sempre funcionado bem (não programo hora de começo).

Espero que dê para entender.

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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por filipeoliv » 16 jul 2018, 12:22

Diz uma coisa a ver se estou a fazer mal à bateria.
Por ex, no sábado cheguei a casa com 20km de autonomia, não sei qual a percentagem dela porque o meu não indica.
No domingo ia precisar dela a 100%
Mas para não ficar estacionado com carga baixa até ao outro dia, fiz um programa ao carro para arrancar a carga 5 minutos após estar parado e carregar até aos 80%. Ficou estacionado assim até ao domingo.
Como sei que leva mais ou menos 2h até aos 100%, com o devido tempo de antecedência antes de arrancar, meti à carga.
Estava a 100%, 10 minutos depois arranquei.
É errado este procedimento?

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