Mas isso isso aplica-se em tudo no nosso país e não só em relação a ME. Não é por acaso que estamos pior que a maioria dos países da UE.
À dias escreveste que não percebias o porquê da necessidade de explicarmos aos familiares e amigos o porquê da compra de um VE. Escreves-te neste tópico que uma boa maneira de fazer a transição era comprar um PHEV em vez de um BEV. Estás a ver como existe necessidade de explicar.
É que nem todos damos o mesmo uso ao carro. O que para ti pode servir, para mim pode ser pior do que já estava.
Eu já escrevi isto em N tópicos aqui no fórum, mas vou voltar a escrever (para quem é velho nestas andanças passe a frente

). Eu no meu caso quando comprei o meu carro era para fazer 120km diários, mas devido a uma mudança profissional o carro passou a fazer cerca de 200km diários. Ora se eu tivesse comprado um PHEV com baterias minúsculas que apenas dão para 50km, nas melhores das hipóteses e a velocidades reduzidas. Onde é que eu ia poupar com um carros desses?
Continuava a ter que gastar dinheiro em combustível para fazer o que a bateria não me permitia e como o preço da gasolina é superior ao do Diesel ia ficar pior do que já estava. Ao comprar um BEV consigo fazer a totalidade da viagem em modo eléctrico tendo um gasto mensal de 60€ em electricidade para fazer 4000km por mês.
Tudo aquilo que tu apontas como negativo para não avançares com a compra de um BEV nós reconhecemos que existe, basta veres os tópicos que existem no fórum aponta-los, como é o caso deste. Nós não somos hipócritas e sabemos bem o que nos move, as mais valias que um BEV nos trás superam em muito aquilo tudo que tu apontas de negativo. Depois também existe muita gente que compra BEVs pela componente ambiental e não tanto pela poupança como foi o meu caso, é a maneira das pessoas se sentirem bem, a maneira que tem de dar o seu contributo para um mundo melhor. E digo-te, que fazer uma viagem num BEV é muito melhor do que viajar num CI, mas isso só depois de experimentares é que vais saber.
Eu tenho uma carrinha Nissan Primera 1.9DCI e um Nissan Leaf de 30KW, para o mês que vem vou de férias. Que carro é que vou levar? O Leaf.
Com a carrinha não tinha que planear as viagens, tinha mais espaço para carregar a tralha, não tinha que ter a preocupação dos carregamentos, mas há outras coisas que tem mais peso que me faz levar o Leaf em vez da Primera. O prazer de condução do VE, a poupança e o contribuir para mundo melhor.