diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por filipeoliv » 24 abr 2018, 14:35

Isso é muito chato.
À uns anos ia descansado e de repente o meu carro começou às cambalhotas, foi uma tipa num A3 que vinha embalada numa reta e não parou no STOP.
Lá foi o meu MB para a sucata.
Mas sem dúvida que é uma chatice.
Boa sorte para isso.

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 18 jul 2018, 09:52

Ao final de dois meses e meio fui buscar o leaf ao Entreposto dos Olivais.
Aparentemente estava tudo bem, e na parte que sofreu o impacto fizeram um bom trabalho. No entanto tive ir reportar umas questões que não tinham sido consideradas para reparação, apesar de terem sido danos causados pelo acidente. Foi o caso das jantes do lado direito, que por estarem no rego de água, o choque que arrastou o carro cerca de 2 metros, ficaram arranhadas. Também um ruídoo de rolamento que terá sido danificado nesse momento. Vamos ver no que dá...
Mas há uma questão que gostaria de colocar aqui no fórum:
- Tenho a sensação que a bateria está a degradar a um ritmo mais acelerado do que aconteceu até ao incidente. Com o LeafSpy tenho reparado que os valores de
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por pemifer » 18 jul 2018, 09:57

Parabéns pelo regresso.
Esteve 2 meses e meio parado mas sabes com que percentagem de carga na bateria?
Isso é muito importante. Se esteve estes 2 meses acima de 80% ou abaixo de 20%, foi sempre a degradar :(

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 18 jul 2018, 10:17

Ao final de dois meses e meio fui buscar o leaf ao Entreposto dos Olivais.
Aparentemente estava tudo bem, e na parte que sofreu o impacto fizeram um bom trabalho. No entanto tive ir reportar umas questões que não tinham sido consideradas para reparação, apesar de terem sido danos causados pelo acidente. Foi o caso das jantes do lado direito, que por estarem no rego de água, com o choque que arrastou o carro cerca de 2 metros, ficaram arranhadas. Também um ruídoo de rolamento que terá sido danificado nesse momento. Vamos ver no que dá...
Mas há uma questão que gostaria de colocar aqui no fórum:
- Tenho a sensação que a bateria está a degradar a um ritmo mais acelerado do que aconteceu até ao incidente.
Com o LeafSpy tenho reparado que os valores de AHr e SOH têm descido mais rápido do que era habitual.
Fiz uma comparação com os valores antes do acidente, e em 1000km (que foi o que percorri desde que fui buscar o carro) o AHr passou de 54.687 para 53.733, o SOH desceu de 83.62 para 82.16.
Nos 15 dias antes do acidente, o AHr variou entre 54.903e 54.975, e a variação no SOH foi 83.95 para 84.06. Neste caso, os valores ate subiram, mas noutros períodos, em que aconteceu descida, não me recordo de ter sido tão acentuada. A condução ate tem sido conservadora, como é habitual.
Portanto, surgem estas questões:
- o acidente terá danificado as baterias?
- esta variação será por ter estado parado cerca de 3 meses?
- como posso conferir se a bateria ficou comprometida pelo acidente?

Parece que ainda vou ter umas valentes dores de cabeça...
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 18 jul 2018, 10:26

Quando peguei no carro, tenho ideia de estar com trinta e tal por cento de bateria. Ate porque referi que não o tinham carregado... Depois, em conversa por causa do rolamento e das jantes, soube que tinham feito teste após a reparação, e que tinham notado o ruído do rolamento. Portanto, durante a reparação terá ficado acima dos tais trinta e tal por cento.
Lembro-me que na tarde do acidente, eu tirei o carro da carga para levar a miúda a um aniversário. Mas não tenho a certeza de que valor tinha de carga (não sei se o carreguei a 80% ou a 100%...)
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por pemifer » 18 jul 2018, 12:38

Eu diria para, assim que puderes, dares uma volta com o carro e fazeres-lhe uma ou 2 cargas rápidas.
No meu, por vezes, resulta. Sobe um bocadinho o SOH.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por migle » 18 jul 2018, 23:46

Eu diria que pelo facto de ter estado parado o LBC não se actualizou. Depois da hibernação, acordou com a sua teoria do estado da bateria como estava antes e desfasado da realidade que entretanto evoluiu.

A aparente degradação mais rápida é a teoria dele a convergir para o estado real da bateria. Quando apanhar, deve voltar à velocidade normal.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 19 jul 2018, 15:24

Exato, pode ser o efeito por ter ficado parado durante quase 3 meses...
Terei que aguardar que ele estabilize.

Tive que ligar para o apoio ao cliente por causa da porta direita traseira, que está a aparecer um ponto de ferrugem, e terei que ativar novamente a garantia por corrosão. Aproveitei para falar na questão da bateria, e a senhora que atendeu disse para perguntar na oficina, se aplicaram alguma campanha. Se fizeram alguma atualização também pode ter influenciado a informação da bateria.

Veremos quando terminar as férias.
É que o leaf ainda vai ficar parado mais umas 2/3 semaninhas, para ajudar à festa. :roll:
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por migle » 20 jul 2018, 10:46

Bem guardado, carga a 50%, garagem, boa temperatura, não se vai degradar mais do que a andar!
Claro que o calendário não pára...

O recomendado pelo batteryuniversity é embrulhar o carro em folha de alumínio, carregado a 40%, e guardá-lo no frigorífico (não no congelador!) talvez nas gavetas dos vegetais para não ser tão frio. (EDIT: ver tabela 2)
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 20 jul 2018, 15:40

:lol:
Ainda perguntei à mulher, mas só havia película aderente em casa...
Depois, como não cabia no frigorífico, deixo-o na câmara de frio, na cooperativa da minha terra.
:D
Enfim, haja boa disposição :)
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”