Leaf 2 Tekna - MJR
- mjr
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Em breve irei fazer a habitual viagem estival até ao Algarve, desta vez em VE
No total da viagem são 550km (Porto - Alvor) e estou a planear fazer 2 ou 3 paragens . O plano é o seguinte:
Porto -> PCR AS Santarém (221km)
PCR Santarém -> PCR Alcácer (125km)
PCR Alcácer -> PCR Aljustrel (80km)
PCR Aljustrel -> Alvor (124km)
A ideia é fazer o máximo de km na primeira carga, aproveitando para almoçar (45m de carga). As restantes cargas serão mais curtas, sendo a carga em Aljustrel opcional. O plano de cargas é:
Santarém: carga de 28kW.h (45m de carga)
Alcácer: carga de 10kW.h (30m de carga, rapidgate on)
Aljustrel: carga de 5kW.h (15m de carga, rapidgate on)
Num total de 43kW.h carregados. Partindo com 38kW.h úteis dá um total de energia disponível de 81kW.h, o que permite um consumo de 14,7kW.h/100km. Estou a apontar para menos de 14kW.h/100km para ter alguma folga. Caso o rapidgate não seja tão forte em Alcácer, poderei carregar um pouco mais e chegar com mais folga, mas isso não tenho experiência para prever e por isso assumi 20kW de potência de carga em Alcácer e Aljustrel.
A carga em Santarém tem o risco de poder estar alguém a ocupar o posto e não tenho outra possibilidade de carga a seguir, pelo que vou avaliar a possibilidade de carregar em Leiria, para uma primeira carga menor. Sabem se em Santarém a passagem para o outro lado é pacífica?
O tempo de viagem estimado, considerando uma vmédia de 95km/h, é de 550/95=5h45m mais 1h30m de carga para um total de 7h15m.
No total da viagem são 550km (Porto - Alvor) e estou a planear fazer 2 ou 3 paragens . O plano é o seguinte:
Porto -> PCR AS Santarém (221km)
PCR Santarém -> PCR Alcácer (125km)
PCR Alcácer -> PCR Aljustrel (80km)
PCR Aljustrel -> Alvor (124km)
A ideia é fazer o máximo de km na primeira carga, aproveitando para almoçar (45m de carga). As restantes cargas serão mais curtas, sendo a carga em Aljustrel opcional. O plano de cargas é:
Santarém: carga de 28kW.h (45m de carga)
Alcácer: carga de 10kW.h (30m de carga, rapidgate on)
Aljustrel: carga de 5kW.h (15m de carga, rapidgate on)
Num total de 43kW.h carregados. Partindo com 38kW.h úteis dá um total de energia disponível de 81kW.h, o que permite um consumo de 14,7kW.h/100km. Estou a apontar para menos de 14kW.h/100km para ter alguma folga. Caso o rapidgate não seja tão forte em Alcácer, poderei carregar um pouco mais e chegar com mais folga, mas isso não tenho experiência para prever e por isso assumi 20kW de potência de carga em Alcácer e Aljustrel.
A carga em Santarém tem o risco de poder estar alguém a ocupar o posto e não tenho outra possibilidade de carga a seguir, pelo que vou avaliar a possibilidade de carregar em Leiria, para uma primeira carga menor. Sabem se em Santarém a passagem para o outro lado é pacífica?
O tempo de viagem estimado, considerando uma vmédia de 95km/h, é de 550/95=5h45m mais 1h30m de carga para um total de 7h15m.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Se carregares em Santarém 28kw.h não consegues fazer depois até Aljustrel (205km), evitando assim injectar energia na bateria em Alcácer e fazer com a temperatura da bateria suba, carregando depois os 15kw.h em Aljustrel? Eu não sei como o carro se comporta (nós já percebemos que em relação ao rapidgate cada um diz o que quer) isto é só uma pergunta.
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- mjr
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Conseguir consigo sem problemas, o problema é que não queria arriscar ter o PCR de Aljustrel indisponível e depois ter de esperar muito tempo. Caso Alcácer esteja livre carrego lá, senão avanço para Aljustrel. A terceira carga é opcional, e serve para ficar com alguma folga à chegada.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Depois conta como correu.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Não faria mais sentido almoçar no segundo carregamento? 45' é pouco tempo para almoçar.
Por outro lado, é mais tempo de utilização da rede de carregamento, é verdade.
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Depende da hora de partida. É complicado partir antes das 11:00 por motivos alheios a mim...
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- BrunoAlves
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Eu no ioniq fiz só 2 cargas até Portimão. Menos 100km, menos 12kWh.
Como para o rapidgate o que conta é a temperatura no início da carga, eu apontava para tentar só as 2 cargas também.
Ou isso, ou procurar uma carga lenta para a bucha (ex: almoço em Coimbra no fórum)
Como para o rapidgate o que conta é a temperatura no início da carga, eu apontava para tentar só as 2 cargas também.
Ou isso, ou procurar uma carga lenta para a bucha (ex: almoço em Coimbra no fórum)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Santarém, salvo erro, permite AC e DC ao mesmo tempo, pelo que dá sempre para carregar alguma coisa, a não ser que haja uma “fila” grande.
- mjr
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Re: Leaf 2 Tekna - MJR
E foram 9 horas de viagem.
Saída do Porto a 100% com 21C de temperatura da bateria. 100km/h CC, tendo parado em Pombal para um humano desabastecer a bexiga (2VEs no PCR), em Leiria para tentar abastecer mas estava um Zoe a carregar, e finalmente a primeira carga em Santarém, onde o posto estava livre e carregou dos 8% indicados (16% reais) até aos 98% enquanto os humanos almoçavam. Não apareceu nenhum VE entretanto.
A bateria iniciou a carga a 35C e terminou a 52C...
O troço seguinte foi até Alcácer do Sal onde optei por ir a 90km/h para evitar aquecer mais a bateria (estavam 35C de temperatura ambiente). Deu assim para perceber que a 90km/h a bateria fica 17C acima da temperatura ambiente.
Ao entrar na A2 começou a correr mal. Imenso trânsito, com várias paragens até chegar a Alcácer. Perdi pelo menos 30m no trânsito.
Chegada a Alcácer com 50% de SOC e estava um Tesla a carregar não sei há quanto tempo (este PCR permite AC e DC em simultâneo e por isso não dá para ver o estado de carga do outro veículo). Optei por ficar, não arriscando seguir até Aljustrel, e enquanto o Tesla não saia ficou a carregar em AC. Perdi aqui mais 50m, pois o Tesla aparentemente carregou até 100% (não vi quando ele terminou, pois quando cheguei da restauração estava a acabar de guardar o adaptador Chademo, mas antes tinha notado que o ruído do PCR estava a diminuir, sinal que também a corrente de carga estaria a diminuir). Coloco à carga e, claro, modo rapidgate ON com carga a 16kW. Decidi ir até aos 95% para ir direto ao destino, pelo que fiquei mais 45m a carregar.
Quando estava a terminar chegou um Leaf 40 vindo de Famalicão, que tinha parado em Pombal e em Aveiras.
Segui viagem até ao Alvor onde cheguei com 12% de SOC indicado (21% real).
Desde a carga rápida em Santarém a temperatura da bateria andou sempre pelos 52C, com 35C de temperatura ambiente.
Em condições normais (sem ser um sábado de agosto...) não teria perdido tempo no transito nem os 50m do Tesla, pelo que seriam umas 7h30m de viagem.
Saída do Porto a 100% com 21C de temperatura da bateria. 100km/h CC, tendo parado em Pombal para um humano desabastecer a bexiga (2VEs no PCR), em Leiria para tentar abastecer mas estava um Zoe a carregar, e finalmente a primeira carga em Santarém, onde o posto estava livre e carregou dos 8% indicados (16% reais) até aos 98% enquanto os humanos almoçavam. Não apareceu nenhum VE entretanto.
A bateria iniciou a carga a 35C e terminou a 52C...
O troço seguinte foi até Alcácer do Sal onde optei por ir a 90km/h para evitar aquecer mais a bateria (estavam 35C de temperatura ambiente). Deu assim para perceber que a 90km/h a bateria fica 17C acima da temperatura ambiente.
Ao entrar na A2 começou a correr mal. Imenso trânsito, com várias paragens até chegar a Alcácer. Perdi pelo menos 30m no trânsito.
Chegada a Alcácer com 50% de SOC e estava um Tesla a carregar não sei há quanto tempo (este PCR permite AC e DC em simultâneo e por isso não dá para ver o estado de carga do outro veículo). Optei por ficar, não arriscando seguir até Aljustrel, e enquanto o Tesla não saia ficou a carregar em AC. Perdi aqui mais 50m, pois o Tesla aparentemente carregou até 100% (não vi quando ele terminou, pois quando cheguei da restauração estava a acabar de guardar o adaptador Chademo, mas antes tinha notado que o ruído do PCR estava a diminuir, sinal que também a corrente de carga estaria a diminuir). Coloco à carga e, claro, modo rapidgate ON com carga a 16kW. Decidi ir até aos 95% para ir direto ao destino, pelo que fiquei mais 45m a carregar.
Quando estava a terminar chegou um Leaf 40 vindo de Famalicão, que tinha parado em Pombal e em Aveiras.
Segui viagem até ao Alvor onde cheguei com 12% de SOC indicado (21% real).
Desde a carga rápida em Santarém a temperatura da bateria andou sempre pelos 52C, com 35C de temperatura ambiente.
Em condições normais (sem ser um sábado de agosto...) não teria perdido tempo no transito nem os 50m do Tesla, pelo que seriam umas 7h30m de viagem.
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