Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
gunkanapilhas
Mensagens: 11
Registado: 05 ago 2018, 12:09
Data de fabrico: 01 jul 2017
Capacidade bateria: 40 kw

Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por gunkanapilhas » 08 ago 2018, 23:18

Boas!

Chamo-me João, resido na Amadora e sou o feliz proprietário desde há uma semana de um Nissan Leaf Acenta preto de 40 kwh.

O carro será utilizado para realizar deslocações diárias para o trabalho (os normais 30 a 40 km por dia), e com duas viagens de autoestrada de quase 150 km a encaixarem-se durante dois dias distintos da semana.

Estou bastante confiante na capacidade de o carro conseguir responder bem a estes trajetos quotidianos normais, mas um pouco mais receoso / expectante quanto a deslocações de passeio ocasionais para mais longe e para terrenos desconhecidos, visto que a nossa rede nacional de PC's não me oferece ainda muita segurança. Posso e espero vir a mudar de opinião com a utilização durante os próximos tempos.

Muito obrigado a todos pela formação desta excelente comunidade de partilha onde já li toneladas de informação útil. Que continuemos assim!

Um grande abraço a todos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por BrunoAlves » 09 ago 2018, 00:42

Bem vindo ;) Parabéns pela compra!

Em relação às viagens, nada que preocupar demasiado. Planear, electromaps, jurassic test, fóruns e grupos para aconselhamento em caso de dúvida ("olá sou o Bruno e corro o país todo de VE :lol: ")
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

gunkanapilhas
Mensagens: 11
Registado: 05 ago 2018, 12:09
Data de fabrico: 01 jul 2017
Capacidade bateria: 40 kw

Re: Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por gunkanapilhas » 11 ago 2018, 00:58

Obrigado pela mensagem!

Planeamento e electromaps farão claramente parte do meu dia a dia.

Quanto ao jurassic test, ainda não consegui adicionar o leaf de 40 kwh para o poder utilizar exactamente para o planeamento detalhado para o meu carro. Estou a ver alguma coisa mal?

Quanto a forum e aconselhamento, não querendo abusar deste post aproveito para deixar algumas perguntas:
  • Quais as melhores alternativas em termos de EVSE portáteis a comprar para um Leaf de 40 khw?
  • A grande questão que me assusta prende-se com o feedback bastante negativo generalizado que tenho lido quanto à rede Mobi.e. Como fazem para pleanear uma viagem "grande", quando não há confiança de chegarem a um ponto e carregamento e o posto estar opearcional? Chegar a um posto de abastecimento, estando ele inoperacional e não ter autonomia para chegar ao seguinte, mata qualquer hipotese de utilizar um VE com confiança.
  • Já que o tema é carregamentos, deparei-me recentemente com alternativas ao Mobi.e. Falo do cartão da Prio por exemplo. Quais as vantagens de utilizar estes mecanismos alternativos? Num posto da Prio não posso abastecer simplesmente com o cartão Mobi.e? Existem outros cartões sem ser o da Prio?

Obrigado desde já.
Última edição por gunkanapilhas em 12 ago 2018, 02:27, editado 1 vez no total.

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por PMESS79 » 11 ago 2018, 08:24

Bem vindo, parabéns pela compra! Eu comprei agora um EVSE portatil regulável 16 a 32A, mas tive o cuidado de verificar se a instalação electrica aguenta isso!
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por BrunoAlves » 11 ago 2018, 08:53

Em termos de evse, para mim não há melhor que isto
viewtopic.php?f=78&t=7197
viewtopic.php?f=78&t=7204
Se não tiveres o bichinho do DIY, existem várias alternativas comerciais no mercado, com mais ou menos funcionalidades.

A rede... Pois, é o que é. Para viagens ao longo das principais autoestradas não há grandes problemas, A1, A2, A23, A22 têm PCR que não têm tido grandes problemas. Podem é estar ocupados mas isso não há como fugir. Porto e Lisboa têm os PCR completamente uberizados, por isso eu quando lá vou tento sempre carregar à entrada para não precisar de carga lá dentro. Se tiveres sorte apanhas um PCN e carregas enquanto estás parado. Lisboa sobretudo tem tanto PCN, com jeito apanha-se alguma coisa livre.
Eu prefiro viver com o que há em vez de chorar pelo que poderia haver. Não é óptimo, longe disso, mas só tenho VE e vou nele a todo o lado.

O cartão da Prio é só outra forma de te autenticares nos mesmos postos. Da forma que a rede está pensada e implementada, tudo passa pela MobiE: poderás ter um cartão de qualquer operador, com preços teus e do teu contrato e serás capaz de carregar em qualquer posto, sempre ao teu preço. Neste momento só existe o cartão Prio porque a fase comercial ainda não arrancou. O cartão actual da MobiE será "extinto" quando se pagar
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por Orlando » 11 ago 2018, 10:36

Bem vindo por cá

E fotos da máquina, há?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

gunkanapilhas
Mensagens: 11
Registado: 05 ago 2018, 12:09
Data de fabrico: 01 jul 2017
Capacidade bateria: 40 kw

Re: Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por gunkanapilhas » 11 ago 2018, 16:50

Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.

Aqui ficam umas fotos do menino VE (literalmente):

https://imgur.com/a/9S7HlxJ
https://imgur.com/a/4nXrNhR

Se quiserem ver mais algum detalhe, é só pedirem!!

Quanto aos EVSE portáteis, conseguem-me dar duas ou três alternativas para eu ponderar? Gostava efetivamente de uma que fosse regulável até aos 32A. Que mais funcionalidades para além da regulação interessam numa EVSE portátil?

Relativamente aos PCR e PCN, tenho lido algum feedback também relativamente a estarem completamente uberizados. Como ainda não tenho o cartão da Mobi.e para os utilizar, ainda não senti isso na pele, mas estou a pensar por exemplo fazer uma viagem de Lisboa para o Algarve daqui a uns 15 dias para ir lá passar uns dias na praia e penso que ao longo da A2 não devo ter problemas. Chegando ao Algarve, para me orientar nos carregamentos nos dias que lá estiver, já não tenho tanta certeza...
Última edição por gunkanapilhas em 12 ago 2018, 02:27, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por BrunoAlves » 11 ago 2018, 18:35

Em relação à A2/A22 o problema não são os uber, são outros condutores em viagem. Eu tenho tentado (e com sucesso) não fazer as viagens a horas de ponta, mas há quem apanhe filas às vezes de mais de um carro.
No Algarve não tens grandes problemas porque não há nada lá :mrgreen:
Agora em Vilamoura há postos novos (entre os quais um rápido), mas até agora era só o PCR de Loulé e pouco mais. É consultar o electromaps ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por Fil » 11 ago 2018, 22:37

Muitos parabéns pela máquina!

Quanto aos evse : viewtopic.php?f=4&t=5143

Os evse referidos são trifásico de 32A, mas se preferir comprar apenas mono até 32A também existe. Por vezes a diferença de preço é tão baixa que nem compensa comprar o monofásico, sempre fica com a potência máxima disponivel para todos os VE.

Muitos e bons klms;)

gunkanapilhas
Mensagens: 11
Registado: 05 ago 2018, 12:09
Data de fabrico: 01 jul 2017
Capacidade bateria: 40 kw

Re: Apresentação - Leaf Acenta 40 kwh

Mensagem por gunkanapilhas » 12 ago 2018, 01:42

Mais uma vez obrigado por essas dicas, quanto a navegação e EVSE portáteis.

Vou estudar esses EVSE portáteis. Se alguém mais tiver algo a adicionar, não se acanhe :D

Responder

Voltar para “Apresentações”