Ioniq PHEV

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Ioniq PHEV

Mensagem por Flyer » 10 ago 2018, 18:12

Ainda é curta a minha experiência com o carro, até porque nem é meu e já vai fazer oito anos que não compro nada que não seja puramente eléctrico. Mas pelo que pude apreciar e se esquecer-mos o facto de que ainda queima petróleo, esta é uma excelente proposta para quem ainda tenha medo (ou a vida profissional não permita), de se aventurar num carro totalmente eléctrico.
Quanto ao modelo em si gosto da qualidade de acabamento e de todos os gadgets que o carro tem; por 41000 vem muito bem equipado, rivalizando quase com o meu model X ! sim é verdade, a Hyundai já conseguiu por neste carro um "autopilot" (LKAS) muito básico e pouco fiável,mas que não deixa de ser uma boa ajuda à condução.
Fiquei surpreendido com a capacidade de rolar em modo EV mesmo em auto estrada, algo que até os vendedores me garantiram não ser possível ; enquanto houver bateria ele mantém-se eléctrico. Pena que a bateria não tenha mais capacidade, mas não é difícil passar os 50kms de autonomia eléctrica. Quanto a consumos, depende de uma miriade de factores mas sem grande esforço consigo 1,8 l em percurso de cidade, até 3l em AE.
Algo que francamente não gostei, é do carregador que aplicaram no carro: é muito, muito lento, para uma bateria de 15Kw precisa de 3h e tal para carregar. Para além disso aconselham a carregar a 100% o que me parece um contra senso, mas talvez tenha algum sistema de proteção nas baterias que desconheço: se calhar estes 100% são na realidade 80%....
A passagem do modo eléctrico para o térmico é quase imperceptível, e mal carrega um pouco a bateria, o motor térmico cala-se para deixar o elétrico assumir a viagem.
Tem um modo sport, que francamente não percebo para que serve; quando acionado liga o motor térmico para tornar o carro mais desportivo.!? Se a ideia é não poluir para que serve este modo sport? provavelmente para os inúmeros petrol heads que por aí ainda andam.
Parabéns à Hyundai que com este modelo criou uma escolha muito interessante, a começar pelo exclusivamente eléctrico, e cujos relatos neste forum bem confirmam, passando por esta boa escolha no modelo PHEV, pelo menos para alguns...
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Ioniq PHEV

Mensagem por rnlcarlov » 10 ago 2018, 21:35

Flyer Escreveu:
10 ago 2018, 18:12
Para além disso aconselham a carregar a 100% o que me parece um contra senso, mas talvez tenha algum sistema de proteção nas baterias que desconheço: se calhar estes 100% são na realidade 80%....
Eu diria até bastante menos. Se a bateria é de 15kwh e falas em 50km de autonomia eléctrica, então parece-me que usa pouca capacidade. 14kwh é a capacidade útil de um clone, e faz bem mais que isso. Está bem que o ioniq é um carro maior, mas tento em conta que o ioniq ev tem consumos próximos de um clone, é a explicação mais provável que encontro.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ioniq PHEV

Mensagem por BrunoAlves » 10 ago 2018, 22:44

Parabéns pela compra :clap:
Mesmo tendo um ioniq, este PHEV deixa-me muito triste. Tinha tudo para ser *a* referência nos PHEV e vomitaram mais uma vergonha de 50km de autonomia :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ioniq PHEV

Mensagem por rimsilva » 11 ago 2018, 00:22

A questão do carregamento a 100% não é exclusivo da Hyundai, a BMW com o i3 aconselha o mesmo, há um tópico aqui no fórum onde já referi isso e coloquei imagens do manual do carro.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Ioniq PHEV

Mensagem por Flyer » 11 ago 2018, 09:06

BrunoAlves Escreveu:
10 ago 2018, 22:44
Parabéns pela compra :clap:
Mesmo tendo um ioniq, este PHEV deixa-me muito triste. Tinha tudo para ser *a* referência nos PHEV e vomitaram mais uma vergonha de 50km de autonomia :(
Também acho 50kms mau, mas penso que tem a ver com o espaço ocupado pelas baterias; já assim a bagageira ficou ligeiramente mais pequena; a escolha , penso eu, era ou meter o que cabia de baterias ou roubar um lugar como fez a Toyota no Prius que quanto a mim ainda ficou pior pois faz os mesmos 50kms, só com 4 lugares.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ioniq PHEV

Mensagem por migle » 11 ago 2018, 21:05

Eu acho a autonomia em EV aceitável. Não vamos esquecer que é uma solução de compromisso. De resto, venho do Prius. Acho mais fascinante o sistema híbrido da Toyota.

Julgo que a bagageira do PHEV é mais pequena, do que tenho percebido no ioniqforum.

Carregamento... A razão porque optei por EV é que se quero andar em EV, um EV é sempre melhor EV que qualquer PHEV. A limitação está na rede de carregamento, não no carro.

Eu bem vejo o BMW serie 5 todos os dias religiosamente a carregar no PCN de Alcochete... A trabalheira que é.

São carros caros, não poupam na manutenção e só poupam no combustível parcialmente.

Claro, para quem está sempre a fazer deslocações, é preferível...

Atenção que no Ioniq, o EV é o melhor. As ajudas à condução são melhores, é o único com cruise control adaptativo mesmo parado. Não dá para comparar com o modo EV do PHEV.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Ioniq PHEV

Mensagem por jfr2006 » 11 ago 2018, 22:00

Flyer Escreveu:
11 ago 2018, 09:06

Também acho 50kms mau, mas penso que tem a ver com o espaço ocupado pelas baterias; já assim a bagageira ficou ligeiramente mais pequena; a escolha , penso eu, era ou meter o que cabia de baterias ou roubar um lugar como fez a Toyota no Prius que quanto a mim ainda ficou pior pois faz os mesmos 50kms, só com 4 lugares.
O Prius faz bem 60km em modo EV. Houve um user que foi ao ENVE de Coimbra e fez os 64km todos em modo EV ;)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ioniq PHEV

Mensagem por rimsilva » 12 ago 2018, 00:04

migle Escreveu:
11 ago 2018, 21:05
...
Eu bem vejo o BMW serie 5 todos os dias religiosamente a carregar no PCN de Alcochete... A trabalheira que é.
Este carro, bem como o 330e e o c350e da Mercedes, devem rondar os 40km (nos dias bons), são casos à parte que apareceram no mercado com outros propósitos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ioniq PHEV

Mensagem por migle » 12 ago 2018, 09:36

Sim, mas é o que se faz com eles que conta. O caso é de alguém que se esforça todos os dias, às vezes mais que uma vez por dia, para o ter a funcionar em EV.

Ao menos um EV dá-nos mais descanso.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Ioniq PHEV

Mensagem por labutess » 12 ago 2018, 13:55

rnlcarlov Escreveu:
10 ago 2018, 21:35
Flyer Escreveu:
10 ago 2018, 18:12
Para além disso aconselham a carregar a 100% o que me parece um contra senso, mas talvez tenha algum sistema de proteção nas baterias que desconheço: se calhar estes 100% são na realidade 80%....
Eu diria até bastante menos. Se a bateria é de 15kwh e falas em 50km de autonomia eléctrica, então parece-me que usa pouca capacidade. 14kwh é a capacidade útil de um clone, e faz bem mais que isso. Está bem que o ioniq é um carro maior, mas tento em conta que o ioniq ev tem consumos próximos de um clone, é a explicação mais provável que encontro.
Estou a achar essa bateria pequena para 15 kwh
Anexos
s-l500.jpg
s-l500.jpg (39.66 KiB) Visto 3812 vezes

Responder

Voltar para “Hyundai”