Wallbox em garagem privada

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Wallbox em garagem privada

Mensagem por BrunoFonseca » 12 ago 2018, 00:45

Com a aquisição do meu Zoe, veio uma espectacular Wallbox da MagnumCap de 7,4kWh, que permite escolher 3 níveis diferentes.
Como possuo uma garagem (com quadro próprio) mandei alterar a potência contratada para 6,9kVA (com alteração de titularidade), e embora não tire partido a 100% dos 7,4kWh, é suficiente.
O primeiro problema veio com os timings de instalação da WB por parte da MagnumCap. O pedido de aquisição deu entrada no inicio de Junho e só no final de Julho é que a instalação ocorreu. Verdade seja dita, ficou com trabalho com muito prestígio.
(em anexo a pic da WB)

O segundo problema chama-se EDP. Sendo uma instalação numa garagem e não tendo enviado a contagem, estes estimaram nada mais nada menos do que o seguinte consumo para 1 mês:
Vazio: 88 kWh
Ponta: 38 kWh
Cheia: 95 kWh

Real: 31 kWh no Vazio e 0 nos restantes.

A estimativa foi efectuada tendo como base a potência contratada ignorando por completo o tipo de fracção (uma garagem) e o tarifário escolhido (mobilidade eléctrica)

Para além destes constrangimentos, e após efectuar uma simulação, no mínimo e sem consumo terei sempre que gastar €17,50 só em potência contratada e CAV.
Se considerar o consumo normal para os Km que costumo efectuar por mês, a conta atinge os €31,46 para 129 kWh de carga, resultando num preço médio do kWh de €0,24 (com iva, taxa e potência contratada incluída) e ficando a minha factura divida da seguinte forma:
% € kWh = 36%
% € Potência Contratada = 37%
% € Taxas = 9%
% € IVA = 17%

:think:
Anexos
WB.jpg

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Wallbox em garagem privada

Mensagem por BrunoAlves » 12 ago 2018, 00:51

De facto é uma realidade triste... Mas não há como fugir, mais € menos € os tarifários são muito semelhantes, as taxas e taxinhas são iguais em todos :(

Não tens hipótese de ligar a casa à garagem? Acho que preferia fazer contas a médio prazo e pagar a um electricista para fazer isso, se for possível.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Wallbox em garagem privada

Mensagem por BrunoFonseca » 12 ago 2018, 00:56

Ligar um quadro num 8º andar a uma garagem no piso -2 é capaz ficar muito caro mesmo

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Wallbox em garagem privada

Mensagem por BrunoFonseca » 12 ago 2018, 00:59

Já agora aproveito para referir que só usei a corrente eléctrica da garagem nos primeiros dias que adquiri o VE, e ainda sem a WB instalada. Excepto quando vou até ao Alentejo, tenho sempre carregado nos PCN/PCR
Talvez dê + uso à WB quando os PCN/PCR começarem a ser cobrados.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Wallbox em garagem privada

Mensagem por BrunoAlves » 12 ago 2018, 01:08

BrunoFonseca Escreveu:
12 ago 2018, 00:56
Ligar um quadro num 8º andar a uma garagem no piso -2 é capaz ficar muito caro mesmo
Pois, aí não dá mesmo...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Wallbox em garagem privada

Mensagem por migle » 12 ago 2018, 10:52

Tu tens sempre de ter a melhor opção de carregamento em casa. Na rua terá sempre de ser mais caro.

A ligação do 8.° andar à garagem, ou é possível, ou impossível. Se for possível, a 17€/mês vai pagar-se.

Depois, cada descida da potência contratada resulta numa poupança. É proporcional (excepto a CAV). Eu tenho menos 5A.

Concordo que não há milagres na mudança de comercializador. Porém, é notório que a EDP decidiu no final de 2017 deixar de ter tarifários competitivos na opção bi-horaria. Até ficou explicito numa entrevista.

Eu chamava a atenção para os tarifários da YLCE, que não são tão baratos como os da Endesa em €/kWh mas são mais baratos na potência contratada. Além disso, o mix é 75% renovável e 50% eólico. O grupo Enforce está ligado à produção de energia eólica, e é português. Bom atendimento por email, também, sempre que se quer mudar potência contratada ou modalidade semanal / diária da bi-horaria. Eu estou a pensar mudar duas vezes por ano. E podes reduzir a potência contratada se vais de férias.

PS: entendo que as tuas conclusões podem ser completamente diferentes, com um quadro só para o carro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Wallbox em garagem privada

Mensagem por BrunoFonseca » 12 ago 2018, 12:21

Não é necessariamente uma solução má.
Ainda em Maio andava a pagar cerca de €1,6/litro de gasolina.
Comparando os cerca de €30/mês que passarei a gastar em electricidade vs os €120 que gastava em gasolina, continua a compensar e muito o eléctrico.

Além do mais, o VE não é só pela poupança do ponto de vista financeiro, mas também ambiental.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Wallbox em garagem privada

Mensagem por migle » 14 ago 2018, 07:54

O aluguer altera um bocadinho as contas. Eu costumo pensar aluguer=gasolina. Aqui a electricidade está a mais. Mas sim, é pouco.

É só questão de tentar melhorar um bocadinho.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Wallbox em garagem privada

Mensagem por BrunoFonseca » 14 ago 2018, 10:14

Sobre o aluguer tenho 2 visões distintas:
1) = Combustível
2) = Pagar a Bateria em prestações mensais (sem juros)
Ex: A bateria custa €7.000, se pensarmos em vender o carro após 60 meses, €7000 / 60= €116,6 por mês. Por mais €3 podes ter a modalidade de Km ilimitados. Note-se que a bateria sendo da RCI, eles têm que a trocar quando a SoH <75%, para além de outros benefícios que constam no contrato.

Eu continuo a dizer que o aluguer da bateria é a melhor opção para quem queira ter um VE com baixo preço de entrada

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Wallbox em garagem privada

Mensagem por RJSC » 14 ago 2018, 11:46

Pode ser que tenhas sorte e não chegues aos 75% antes de vender o carro.
Olha o que está a acontecer aqui com os Fluences... Inventam mil e uma desculpas para não trocar a bateria, empatam o processo, das vezes que trocam, trocam por uma usada com uns 80%... :roll:

Responder

Voltar para “Carregamento”