Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Bom dia.
Na vossa opinião, considerando os últimos modelos do Leaf 40 e do Zoe com AC a 43kw, qual tem vantagem nos carregamentos?
O Zoe não tem redução da velocidade por aquecimento das baterias, pois não?
Na vossa opinião, considerando os últimos modelos do Leaf 40 e do Zoe com AC a 43kw, qual tem vantagem nos carregamentos?
O Zoe não tem redução da velocidade por aquecimento das baterias, pois não?
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
A questão é apenas uma perspectiva de cargas rápidas?
É que de cargas lentas se não melhoraram a história de o zoe só carregar nas tomadas onde lhe apetece (história da terra e que mais), a segurança de poder usar quase qualquer tomada põe o leaf à frente.
É que de cargas lentas se não melhoraram a história de o zoe só carregar nas tomadas onde lhe apetece (história da terra e que mais), a segurança de poder usar quase qualquer tomada põe o leaf à frente.
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1223
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Por outro lado tens o problema do não arrefecimento da bateria do Leaf. Se fizeres uma viagem com mais do que 1 carregamento, no 1º podes carregar a 40, no 2º a 25 e se fizeres um 3º, já poderá ser abaixo dos 20 kWh.
Até agora só conheço 2 postos onde o Zoe não carrega, quanto ao Leaf, o problema a temperatura da bateria ocorre sempre que fazes mais do que 1 carregamento por viagem
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3478
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Com o ZOE é melhor esperar pela próxima versão com carregamento AC e CCS.
E com o Leaf esperar pelo 60kWh com arrefecimento da bateria.
E com o Leaf esperar pelo 60kWh com arrefecimento da bateria.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Entretanto e para não esperar, é optar pelo ioniq
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Dos PCNs há bastantes no electromaps onde donos de zoe reportam erros a tentar carregar. Tomadas em centros comerciais são um risco (p. ex. Mar Shopping de Loulé). Já encontrei um dono de zoe aflito pois não estava a conseguir carregar em lugar nenhum e estava quase sem bateria.BrunoFonseca Escreveu: ↑18 ago 2018, 12:49Por outro lado tens o problema do não arrefecimento da bateria do Leaf. Se fizeres uma viagem com mais do que 1 carregamento, no 1º podes carregar a 40, no 2º a 25 e se fizeres um 3º, já poderá ser abaixo dos 20 kWh.
Até agora só conheço 2 postos onde o Zoe não carrega, quanto ao Leaf, o problema a temperatura da bateria ocorre sempre que fazes mais do que 1 carregamento por viagem
A nível dos PCRs penso que é apenas o de Palmela que não funciona, mas para viagens onde se pretende carregar por exemplo em hotéis é um risco.
Mas claro, isso depende da utilização que se dá ao carro. Como eu costumo fazer vários passeios no meu clone planeado carregar nos alojamentos, para mim seria impensável optar por mudar para um ZOE com estes problemas em vez de um Leaf. Já quem não tem esse hábito será menos importante.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Enquanto estiverem nessa de instalar postos trifásicos de 22kW de boa qualidade... O Zoe tem mais tomadas úteis. Que importa um carregador de 3kW não sei onde? O que importa são os novos em boas condições (sinónimo de novos, uma vez que não há manutenção).
Porém, carregamento DC parece-me importante. Sempre ouvi dizer que a eficiência do carregador do Zoe deixa muito a desejar. A essa falta de eficiência, vai aliar-se um elevado consumo em autoestrada.
Tudo isso vai reduzir a velocidade do carregamento medida em km/h e vai retirar o benefício económico da opção VE. Quando os carregamentos em PCR estiverem ao preço da solução diesel, em que patamar vai estar o Zoe?
A economia de energia é o ponto fulcral.
Porém, carregamento DC parece-me importante. Sempre ouvi dizer que a eficiência do carregador do Zoe deixa muito a desejar. A essa falta de eficiência, vai aliar-se um elevado consumo em autoestrada.
Tudo isso vai reduzir a velocidade do carregamento medida em km/h e vai retirar o benefício económico da opção VE. Quando os carregamentos em PCR estiverem ao preço da solução diesel, em que patamar vai estar o Zoe?
A economia de energia é o ponto fulcral.
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1223
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Em principio ainda não será na próxima versão do ZOE
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1223
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Se se vaticinar que os carregamentos em PCR estiverem ao preço da solução diesel, então não será o Zoe que vai estar em causa, mas sim toda a mobilidade elétrica
Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões
Se os preços em PCR ficarem ao preço do diesel continuaremos a carregar predominantemente em casa e PCN e, globalmente, a grande maioria dos utilizadores nem dará pela diferença.BrunoFonseca Escreveu: ↑18 ago 2018, 17:08Se se vaticinar que os carregamentos em PCR estiverem ao preço da solução diesel, então não será o Zoe que vai estar em causa, mas sim toda a mobilidade elétrica