Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1223
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por BrunoFonseca » 18 ago 2018, 17:25

[/quote]

Se os preços em PCR ficarem ao preço do diesel continuaremos a carregar predominantemente em casa e PCN e, globalmente, a grande maioria dos utilizadores nem dará pela diferença.
[/quote]

Excepto para grandes viagens... Desde que me instalaram a WB de 7,4kWh na garagem há cerca de um mês nunca carreguei la o meu VE... 100% PCN
Hábitos que terei que alterar quando começarem a ser cobrados!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por migle » 18 ago 2018, 17:27

Nesse caso, é natural que te saia caro o termo de potência e CAV.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por RaaR » 18 ago 2018, 17:38

BrunoFonseca Escreveu:
18 ago 2018, 17:25
Excepto para grandes viagens... Desde que me instalaram a WB de 7,4kWh na garagem há cerca de um mês nunca carreguei la o meu VE... 100% PCN
Hábitos que terei que alterar quando começarem a ser cobrados!
Atenção às unidades. A tua WB carrega a 7,4 kW, não kWh. :)

Eu, por outro lado, nunca usei um PCN de rua. Prefiro não deixar o carro na rua a ocupar um carregador que pode fazer falta a quem não tem a minha possibilidade de carregar na garagem de casa.

Claro que PCR caros se sentirão nas viagens grandes, mas a maioria das pessoas faz poucas dessas por ano. Diluído no uso normal, será talvez a diferença entre poupar 1300 ou 1200 euros em combustível num ano. Se isso permitir um bom funcionamento do sistema, fico muito contente por pagar a minha parte.

Cada um terá a sua opinião mas eu prefiro um PCR caro (pago em função do tempo) para não ter lá montes de Ubers nem veículos cujos donos querem sair da área de serviço com a bateria a 100%.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1223
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por BrunoFonseca » 18 ago 2018, 18:47

RaaR Escreveu:
18 ago 2018, 17:38
BrunoFonseca Escreveu:
18 ago 2018, 17:25
Excepto para grandes viagens... Desde que me instalaram a WB de 7,4kWh na garagem há cerca de um mês nunca carreguei la o meu VE... 100% PCN
Hábitos que terei que alterar quando começarem a ser cobrados!
Atenção às unidades. A tua WB carrega a 7,4 kW, não kWh. :)

Eu, por outro lado, nunca usei um PCN de rua. Prefiro não deixar o carro na rua a ocupar um carregador que pode fazer falta a quem não tem a minha possibilidade de carregar na garagem de casa.

Claro que PCR caros se sentirão nas viagens grandes, mas a maioria das pessoas faz poucas dessas por ano. Diluído no uso normal, será talvez a diferença entre poupar 1300 ou 1200 euros em combustível num ano. Se isso permitir um bom funcionamento do sistema, fico muito contente por pagar a minha parte.

Cada um terá a sua opinião mas eu prefiro um PCR caro (pago em função do tempo) para não ter lá montes de Ubers nem veículos cujos donos querem sair da área de serviço com a bateria a 100%.
Em função do tempo, sim concordo, caro é uma questão de perspectiva.
Justo talvez seja o melhor adjectivo. Sem CAV à mistura e outras coisas como tal

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por Fil » 18 ago 2018, 21:00

Também é preciso dizer que os zoe em pcn a 22kW, estão muitas vezes abaixo dessa potência, já cheguei a vê-los a carregar a 11/12kW durante bastante tempo. Provavelmente por causa do arrefecimento/eficiência.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por Orlando » 18 ago 2018, 23:16

Fil Escreveu:
18 ago 2018, 21:00
Também é preciso dizer que os zoe em pcn a 22kW, estão muitas vezes abaixo dessa potência, já cheguei a vê-los a carregar a 11/12kW durante bastante tempo. Provavelmente por causa do arrefecimento/eficiência.
Em Pombal cheguei a ver um a 8kw...e em Palmela a 0kw.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por OCasal » 19 ago 2018, 09:21

A 8? Não deveriam manter pelo menos 22 kw em AC?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por Nonnus » 19 ago 2018, 09:57

OCasal Escreveu:
18 ago 2018, 10:29
Bom dia.

Na vossa opinião, considerando os últimos modelos do Leaf 40 e do Zoe com AC a 43kw, qual tem vantagem nos carregamentos?

O Zoe não tem redução da velocidade por aquecimento das baterias, pois não?

O critério de escolha de quem compra um VE, penso que não pode recair apenas sobre este aspecto. São carros tão diferentes (preço, qualidade de construção, assistência, segmento, potência), até a nível de carregamentos.

Na minha opinião o Leaf ganha aos pontos mesmo com o rapidgate. É que existe uma diferença entre carregar a 10kw ou 15kw, ou chegar a um PCR/PCN e o carro simplesmente não carregar. Por muito que o Leaf demore a carregar com o rapidgate, passado algum tempo podes seguir viagem. No caso do ZOE o não carregar por incompatibilidade com o PCR/PCN, se não tiveres autonomia para seguir viagem a única hipótese é chamar o reboque.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por Orlando » 19 ago 2018, 12:13

OCasal Escreveu:
19 ago 2018, 09:21
A 8? Não deveriam manter pelo menos 22 kw em AC?
Pergunta à Renault o porquê, pode ser que te digam a verdade sobre como o carro está preparado. Eles tiveram tantos problemas no sul da Noruega (rede antiga com muito ruído) que houve vários com avarias por conta do utilizador.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamento Leaf vs Zoe últimas versões

Mensagem por Erbium » 21 ago 2018, 10:43

BrunoFonseca Escreveu:
18 ago 2018, 12:49
Por outro lado tens o problema do não arrefecimento da bateria do Leaf. Se fizeres uma viagem com mais do que 1 carregamento, no 1º podes carregar a 40, no 2º a 25 e se fizeres um 3º, já poderá ser abaixo dos 20 kWh.
Até agora só conheço 2 postos onde o Zoe não carrega, quanto ao Leaf, o problema a temperatura da bateria ocorre sempre que fazes mais do que 1 carregamento por viagem
Ainda este verão houve um utilizador a ir de Braga a Monte Gordo num Leaf com 2 carregamentos, são 650km's o 3º carregamento seria para fazer 800kms? Quem fizer regularmente 800km's num dia vai preferir um ZOE? Vai fazer 800km's num ZOE? :roll:

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”