O recomendado para isto não é mesmo os 10 com disjuntor C40? Como são horas... Nas datasheets das wallboxes Efacec, EDP, etc, parece-me que falam sempre em 40A.

DB do António Eléctrico, Ioniq
- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
- BrunoAlves
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Não me recordo das tabelas ao certo, mas para 30A 6mm2 é suficiente. Claro que maior secção resulta em menos perdas, mas em termos de instalação é suficiente. Com disjuntor de 32A (que também é térmico, logo vai aquecer por estar a trabalhar perto do limite e calor significa perdas).
Ou seja, 10mm2 é claro melhor opção porque significa menos perdas. Mas a questão era 4 vs 6
Ou seja, 10mm2 é claro melhor opção porque significa menos perdas. Mas a questão era 4 vs 6

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Estou a pensar em fazer o mesmo agora que posso fornecer carregamento até 6.6KW. Já tenho o EVSE que comprei ao Apr a funcionar, já fiz o primeiro carregamento a 16A esta noite e correu tudo bem, agora o próximo teste será a 30A, talvez esta noite se for a dos meus sogros.

Para já fica a informação para o pessoal do fórum que vier para os lados de Vendas Novas e quiser carregar, é só avisar com antecedência que terei todo o gosto em disponibilizar alguns electrões.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
É mais por causa de ter deixado o fio de terra com apenas 2.5mm^2. Se houver alguma fuga para a terra com os 30A, o fio de 2.5mm^2 é capaz de aquecer demasiado antes de o diferencial actuar. Além disso, 1 diferencial extra é uma protecção extra

Devo dizer que para facilitar as coisas, passei fio flexível e no meu prédio em todos os pisos (menos no R/C e no meu andar - que é o ultimo), havia uma caixa de passagem.
- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Sim, acho que também tenho um diferencial na garagem (mal sei ler o rótulo). Neste caso terá de ser substituído.
Acho que ele devia vir fazer este trabalho e eu deixava-o com umas tabelas para ele saber o que é necessário para os carros na realidade (por oposto ao que as normas obrigam).
Vamos ver.
Acho que ele devia vir fazer este trabalho e eu deixava-o com umas tabelas para ele saber o que é necessário para os carros na realidade (por oposto ao que as normas obrigam).
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Panorama muito mau...
A ideia de passar só mais 2 fios de 4mm² ajuda pouco: diz que não dá para passar nada sem tirar os fios que lá estão e isso é que ele não está a ver...
Não há caixas de passagem entre andares...

Parece que na garagem os cabos passam por baixo do chão...
- BrunoAlves
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Deve ser normal isso. A minha garagem é por baixo do meu apartamento e mesmo assim os fios entram na garagem pelo chão. Devem vir todos pela coluna montante e depois vão para cada uma das garagens.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Mas tu já tinhas 6mm² ou conseguiste que te passassem? Isto deita um bocado por terra aquela ideia "é mais eficiente carregar com wallbox, ou numa tomada normal?" "com wallbox, porque o carregador interno do carro fica a funcionar menos tempo"... As perdas no fio ultrapassam os ganhos com o OBC.
Ou seja, claro, a importância da wallbox é o carregamento nos imprevistos.
Estive a ver se poderia carregar a 20A (4,6kW). Já seria o dobro da velocidade e não tão longe dos 28A. Enfim, o PCR mais próximo é Palmela (30km, 45' de carregamento) ou Alcácer (80km, 2h de carregamento). Tanto quanto entendo, a resistência dos 4mm² deve andar nos 4,7Ω/km. Isso daria vá 0,12Ω. Mas as perdas que me dá assim são mais baixas do que as dadas acima. Suponho que a temperatura aumente, a resistência aumente, e não dá esta conta linear.
Ele ainda há de vir cá ver...
Ou seja, claro, a importância da wallbox é o carregamento nos imprevistos.
Estive a ver se poderia carregar a 20A (4,6kW). Já seria o dobro da velocidade e não tão longe dos 28A. Enfim, o PCR mais próximo é Palmela (30km, 45' de carregamento) ou Alcácer (80km, 2h de carregamento). Tanto quanto entendo, a resistência dos 4mm² deve andar nos 4,7Ω/km. Isso daria vá 0,12Ω. Mas as perdas que me dá assim são mais baixas do que as dadas acima. Suponho que a temperatura aumente, a resistência aumente, e não dá esta conta linear.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Sem a mais pequena dúvida. Normalmente carrego a 16A durante a noite e não noto perdas significativas (pela comparação da tensão por exemplo). Quando carrego no prego é porque preciso de carregar no prego, não estou importado com a eficiência ou perdas.
Eu já tinha 6mm2, medi o diâmetro do fio com um paquímetro.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Ok. Fui fazer isso. Quem saberia se o electricista não pensa que instalou 4 e afinal era melhor?BrunoAlves Escreveu: ↑28 ago 2018, 13:39Eu já tinha 6mm2, medi o diâmetro do fio com um paquímetro.
Infelizmente, o paquímetro de 2,5€ que tenho cá em casa saiu-me demasiado caro, não consigo medir bem o diâmetro do fio. Tive de o utilizar de uma forma mais criativa...

Técnicas avançadas de fotogrametria sugerem que este fio não tem sequer os 4mm² apesar de estar protegido com um disjuntor C25. Quer-me parecer que para ter uma secção circular de 4mm² o diâmetro terá de ser na casa dos 2,25mm. Eu diria que este fio não tem sequer 2mm de diâmetro. 1,78mm, correspondente aos 2,5mm² está mais de acordo com esta fotografia, ou não?
Como é que me instalam um fio de 2,5mm² com uns 20 ou 30m de comprimento e o protegem com um disjuntor de 25A? Estou a ver mal? Vem-me à cabeça que tenho algures um certificado de conformidade da Certiel...
Estou a ficar doente. Assim nem 20A!
Este parece-me ser o ponto de entrada do fio. Os 3 fios vêm fechados num cabo... parece-me ainda pior para o aquecimento. E talvez realmente este isolamento ofereça um atrito gigantesco se fôr puxado...

Enfim... noutro plano, cheguei à garagem e assustei-me porque estava uma das luzes azuis a piscar, com o carro desligado... Só pensei em avaria... No mínimo a bateria de 12V foi à vida... Nada disso, estava a carregar a bateria de 12V. Ao menos o carro sabe tratar de si sozinho.
