Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.

Que tipo de EVSE possui

Portátil
22
42%
Fixo
1
2%
Portátil e Fixo
15
29%
Dois portáteis
14
27%
 
Total de votos: 52

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por santanamos » 15 set 2018, 23:45

O original da nissan está a servir de fixo em casa e só o desligo quando vou de férias para o levar.
O regulavel anda no carro e uso com alguma frequencia fora de casa.
O que uso em casa como fixo cumpre a mesma função de fixo enquanto estou na provincia.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por migle » 16 set 2018, 00:07

Este tópico tem truque. A pergunta é "Qual a melhor opção de EVSE", uma opinião, e depois a votação é "Qual o EVSE que possui", que não é a mesma coisa.

Para mim, é fixo, já tenho dito. Para portátil, basta o que veio de brinde com o carro, A regulação que uso, geralmente, é para baixo, desço dos 12A para os 9A ou 6A, se sou obrigado a carregar numa zona rural, numa quinta, numa instalação dimensionada para iluminação ou coisa assim. O de brinde permite essa regulação. Regulação para cima, não estou a ver. Não tenho acesso a tomadas industriais habitualmente. Quem trabalhe numa zona industrial, claro...

Em casa, fixo. A tomada Mennekes é mais segura do que uma tomada industrial. Sobrepõem-se várias protecções. A ligação directa por fio ao quadro, sem fios à vista, sem qualquer sítio onde se possa mexer. As características mais avançadas: integração na rede da casa, não ultrapassar a potência contratada, etc, fazem pouco sentido num portátil.

Claro que se há um EVSE que é tão bom, tem tudo o que eu quero numa wallbox, pode vir a ter mais no futuro, e está cablado como portátil, como é o caso do do Apr, também não é por aí. Então tenho dois portáteis.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por pemifer » 16 set 2018, 13:35

santanamos Escreveu:
15 set 2018, 23:45
O original da nissan está a servir de fixo em casa e só o desligo quando vou de férias para o levar.
O regulavel anda no carro e uso com alguma frequencia fora de casa.
O que uso em casa como fixo cumpre a mesma função de fixo enquanto estou na provincia.
:text-goodpost: :text-+1:

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por Spin » 17 set 2018, 10:35

Boas,
De momento só tenho o "sabonete" que vinha com o carro, mas estou a ponderar comprar um portátil regulável de 6 a 32A.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por noway » 17 set 2018, 11:28

No meu caso, o "sabonete" original para andar no carro e um fixo (wallbox) na garagem.

Desculpem-me um bocado a ousadia, pois eu nem sequer tenho um EV ainda.... e esta questão vai para aqueles que andam nisto desde o tempo em que se não tivessem a "gambiarra" portátil no carro lixavam-se porque ainda não existia a quantidade de postos de carregamento que existem hoje. A situação não é bem diferente agora? Há mesmo a necessidade de andar com EVSEs portáteis de 32A na mala do carro? Isto quando for a pagar (e está para breve), o panorana não fica mais favorável, com mais e melhor manutenção aos PCNs e PCRs?
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por BrunoAlves » 17 set 2018, 12:07

O pagamento é só para PCR para já, e é quando acontecer. Os PCN não têm previsão (e dado o estado da rede, qualquer uma que se faça é para cair)

Para mim é fundamental ter um evse portátil e regulável. Fiz todos os adaptadores que achei necessários e tenho perfeita convicção que pelo menos um deles dificilmente virá a ser usado. Mas basta que o seja uma vez para já se ter pago.

Eu vou para muitos sitios onde não há PCN e muito menos PCR. A diferença entre carregar a 10A (agora 12 no ioniq) e 16A é muito muito significativa. Só isso já justifica um evse regulável
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por mjr » 17 set 2018, 12:13

migle Escreveu:
16 set 2018, 00:07
Este tópico tem truque. A pergunta é "Qual a melhor opção de EVSE", uma opinião, e depois a votação é "Qual o EVSE que possui", que não é a mesma coisa.
Não é truque, é apenas porque é mais fácil indicar o que temos em vez do que achamos que podíamos ter. Foi deliberado, para facilitar a resposta à pergunta.

Eu pessoalmente gosto mais das soluções portáteis pela maior versatilidade. Uma tomada industrial de 32A é provavelmente mais robusta que uma tomada Tipo 2, a avaliar pelo comprimento dos contactos, por isso não vejo que seja por aí. Já fiz alguns testes a uma tomada industrial de 16A e com 24A o aquecimento dos pinos é ainda aceitável.

A grande vantagem dos conetores tipo 2 é o facto de bloquearem a ficha quando estão a ser usados, evitando os arcos. Por isso concordo que para utilizadores sem conhecimentos um EVSE portátil poderá não ser a melhor solução.

No meu caso tenho um EVSE portátil de 10A fornecido com o carro e que está fixo em casa, e um de 32A que anda no carro. Ainda ontem na Base Aérea 5 deu jeito poder regular a corrente, só precisei de carregar 10 minutos na Mealhada ao voltar.

E ontem decidi fazer mais um adaptador, pois já teria dado jeito: trifásico 32A para monofásico 32A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por nbairro » 17 set 2018, 14:20

Só uso a portátil que vinha com o carro.

Gostava de ter uma fixa na garagem mas são todas tão caras...que prefiro usar a portátil.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por migle » 17 set 2018, 15:36

Pois, quem anda em zonas industriais, hangares, etc, claro que precisa de um portátil potente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Qual a melhor opção de EVSE - Fixo ou portátil

Mensagem por noway » 17 set 2018, 15:45

Olhem que pela votação... há muita gente que gosta da comodidade que as fixas oferecem! Mas compreendo a vossa perspectiva... apesar de continuar a achar que agora é mais fácil andar sem um EVSE no carro até (mais postos de carregamento, baterias com mais capacidade, seguros auto apropriados para eléctricos, etc).

É que quando comecei a pensar em ter um VE e ler os posts daqui (à cerca de 6 meses)... havia também quem falasse em comprar um gerador para andar no carro! Shiiieeeeeeetttt!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”