A Better Routeplanner (ABRP)

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por migle » 16 set 2018, 01:18

Venho chamar a atenção para esta nova aplicação. É um planeador de percursos destinado exclusivamente a veículos eléctricos.

Seleccionem dois pontos, e ele vai dizer-vos onde parar, com quanta bateria vão chegar, quanto tempo, o tempo total de viagem. Tenta encontrar o melhor caminho tendo em conta o tempo despendido nos carregamentos (adiciona 5 minutos por cada paragem). Dá para indicar a degradação de bateria que se tem.

A previsão do consumo do carro é muito sofisticada. A energia gasta tem em conta velocidade e altitude. A velocidade é indicada como uma percentagem do limite de velocidade de cada estrada (tipo, eu ando a 90%, ou eu ando a 200%). O consumo é estimado para cada carro específico: felizmente que há poucos modelos de VEs.

É aqui que muitos já terão ouvido falar do ABRP. Recentemente, saiu um artigo no insideevs que aponta o Tesla Model 3 como campeão no consumo entre os Teslas. Os dados vinham precisamente do ABRP, foram recolhidos por utilizadores dos vários modelos Tesla.

O ABRP faz um modelo do consumo de cada carro em função da velocidade e também da temperatura exterior. Para isso, ele recolhe dados instantâneos de x em x segundos para detectar momentos de velocidade constante. Quando detecta um intervalo de 30s em velocidade constante, ele faz a média da potência instantânea, e constitui assim um data point, um par velocidade, potência. Depois encaixam o modelo deles nesses pontos. Quando o número de pontos se torna muito grande, efeitos como o vento, etc, acabam por cancelar-se. Faz também um modelo para a potência de carregamento.

Ora, eles começaram com Teslas, mas estão agora a alargar as opções para outros VEs. O modelo do BMW i3 já tem centenas de milhar de data points, o Bolt também vai adiantado. E nisto, apareceu um deles no github a ver como era no Ioniq, e a tentar testar uns ficheiros para o Torque Pro. Então, eu dei uma mãozinha, e tenho a honra de ser a fonte dos primeiros data-points do Ioniq. Ando a recolher dados para eles desde a semana passada.

No imediato, o Ioniq já está a consumir menos que o TM3, mas os valores ainda são um pouco altos. Houve uns bugs, e perderam-me dados de uma viagem na A1 em direcção ao sul. Portanto, ainda estão um bocado enviesados por vento contra. Ok, mas este tópico não era para fazer outra corrida.

O que é que eu vinha dizer:
  • Experimentem. Ainda está muito verde, mas é fixe. Quanto a exactidão das previsões, não tem comparação com o GreenRace. Ao clicar num ponto de percurso também se vê o perfil de elevação. https://abetterrouteplanner.com/
  • Vejam o blog, https://abetterrouteplanner.com/blog/
  • Experimentem a versão beta.
  • Para quem possui um Ioniq, ou um Opel Ampera-e, juntem-se a recolher dados, seguindo estas instruções.
  • Para quem quiser dar as marteladas necessárias para suportar outro carro, fale comigo (ou com eles directamente, mas eu sei o que é preciso).
Isto é feito basicamente por dois tipos: Bo e Jason. É uma coisa muito caseira.

Claro que o que era interessante agora era conseguirmos ter lá o Leaf. Afinal, quem é que anda por essas montanhas fora preocupado com as barras de degradação?

O que é que seria preciso?
  • As instruções deles baseiam-se no Torque Pro. Ora, eu acho que não dá para usar o Torque Pro com o Leaf, né, porque acho que os autores do Leaf Spy mantém o conhecimento dos PIDs fechado entre eles, ou não? Nesse caso é preciso que o Leaf Spy possa fazer logging de dados para um servidor web. Em último caso, podemos mandar os logs à mão.
  • Basicamente precisamos de registos com a potência instantânea, a velocidade GPS/carro, e a temperatura ambiente (coisa que não se consegue no Ioniq).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por BrunoAlves » 16 set 2018, 06:28

Boa. Estou a sair para umas centenas de km, já não consigo preparar nada para hoje, mas vou tratar disso para as próximas viagens
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por migle » 16 set 2018, 09:31

A ver se eles me arranjam maneira de meter lá pelo menos os PCRs para podermos começar a utilizar. Para já, não tem quase nenhuns.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por plpepapf » 16 set 2018, 23:06

Interessado, se conseguirmos por a funcionar para o Leaf

O LeafSpy Pro grava logs no dropbox e também parece conseguir gravar num servidor
IMG_1744.jpg
Parece que podemos escolher o servidor, não sei que tipo de protocolo é preciso seguir...

Como é que se começa a trabalhar nisso?

Obg

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por BrunoAlves » 16 set 2018, 23:19

porque acho que os autores do Leaf Spy mantém o conhecimento dos PIDs fechado entre eles, ou não?
Havia (acho que até neste fórum) um documento Excel com as tramas CAN completamente dissecadas, parto do princípio que seja essa informação que seja necessária para o Torque. O "problema" é que o LS é muito melhor do que a informação bruta do Torque, daí que (creio) não ter havido grande interesse em ter o Leaf naquela plataforma :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por migle » 16 set 2018, 23:39

plpepapf Escreveu:
16 set 2018, 23:06
Interessado, se conseguirmos por a funcionar para o Leaf
Claro que conseguimos. O elemento essencial era esse: o LeafSpy fazer logging por HTTP. Deixa cá ver se arranjamos um endereço para meter aí. Entretanto, dá para arranjar a lista de "cenas" que dá para fazer logging, para eles escolherem?

À partida, são os dados de GPS, claro, a velocidade OBD, a potência, corrente, tensão total, o SoH, a temperatura ambiente e, se possível, uma indicação acerca do carro estar a carregar ou não (também fazem um modelo da velocidade de carregamento).

PS: até com registos passados pode funcionar, mas pode dar mais trabalho.
PPS: também entretanto, além da lista de itens a fazer logging, no ABRP, tens Show Settings, depois Show More Settings, depois Login or Register, escolhes Register e fazes o registo. Possivelmente, esse endereço de email vai ser usado como nome de utilizador.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por migle » 17 set 2018, 09:40

Para começar, depois de fazerem o registo, é pôr http://abetterrouteplanner.com:4441/leaf no URL, usar o endereço de email usado para o registo como nome de utilizador e não usar qualquer password no campo da password. O LeafSpy pedido HTTP GET, sob um canal aberto, portando a password vai em claro no URL, se a puserem, ela vai ser apanhada em trânsito. Se o LeafSpy exigir uma password, ponham abrp.

Para já, isto é só para ver como é o formato dos dados que o LS envia. Não há separação de Leafs 24/30/40.

Pessoal dos clones, se tiverem interesse que o vosso carro apareça no ABRP, é usar http://abetterrouteplanner.com:4441/imiev e enviar para lá todo o lixo. Para já, não vai ser interpretado, é só para ver como é.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por plpepapf » 17 set 2018, 12:44

migle Escreveu:
17 set 2018, 09:40
Para começar, depois de fazerem o registo, é pôr http://abetterrouteplanner.com:4441/leaf no URL, usar o endereço de email usado para o registo como nome de utilizador e não usar qualquer password no campo da password. O LeafSpy pedido HTTP GET, sob um canal aberto, portando a password vai em claro no URL, se a puserem, ela vai ser apanhada em trânsito. Se o LeafSpy exigir uma password, ponham abrp.

Para já, isto é só para ver como é o formato dos dados que o LS envia. Não há separação de Leafs 24/30/40.

Pessoal dos clones, se tiverem interesse que o vosso carro apareça no ABRP, é usar http://abetterrouteplanner.com:4441/imiev e enviar para lá todo o lixo. Para já, não vai ser interpretado, é só para ver como é.
Obg migle
Já me registei.
Configurei o LS para utilizar o servidor, conforme indicaste. Com o mail e sem pass (ele não pediu)
Vou testar uma volta agora ao almoço. Consegues validar se os dados chegam?
Até já

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por plpepapf » 17 set 2018, 13:02

Primeira experiência não funcionou.
Dá request timed out
527AF8AB-E755-49A9-9E79-D7C591320090.png

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: A Better Routeplanner (ABRP)

Mensagem por plpepapf » 17 set 2018, 14:22

Voltei a tentar e parou de me dar erro.
Como é que se consegue saber se a informação chegou ao servidor?

Responder

Voltar para “Off-Topic”