
Que combinação de EVSE é a ideal
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Que combinação de EVSE é a ideal
Nova votação sobre a combinação preferida de EVSEs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 328
- Registado: 20 mar 2018, 09:37
- Data de fabrico: 06 set 2018
- Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira
Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Já que andamos numa de votações, que tal o numero de km's dos nossos carros e/ou média anual ou mensal
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Assim já respondi de forma diferente 
Idealmente teria 2 EVSE igual ao meu, um deles numa caixa maior e, fundamentalmente, fixo. Uma das coisas espectaculares da experiência do eléctrico é chegar à garagem e ligar o cabo, que lá está. Não é preciso ir buscar à mala, esticar, enrolar, nada. Ligar e está.
Mas como não tenho t€mpo, tenho o portátil montado como fixo e, quando vou para fora, levo-o

Idealmente teria 2 EVSE igual ao meu, um deles numa caixa maior e, fundamentalmente, fixo. Uma das coisas espectaculares da experiência do eléctrico é chegar à garagem e ligar o cabo, que lá está. Não é preciso ir buscar à mala, esticar, enrolar, nada. Ligar e está.
Mas como não tenho t€mpo, tenho o portátil montado como fixo e, quando vou para fora, levo-o
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Para mim o ideal é 1 portátil para emergencias e fixo em todos os lugares onde o carro habitualmente carrega.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Que combinação de EVSE é a ideal
E eu tenho 1 cabo com a ficha j 1772
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Eu também, com a ressalva de que o portátil não precisa de ser grande espingarda. O de origem serve (6/9/12).
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Falta aí uma opção que o EVSE do APR permite, que é carregar com a produção solar, por exemplo. Ou adequar a potência de carga à potência disponível no momento, por exemplo o carro está a carregar a 20A, liga-se uma máquina e o EVSE baixa para a potência disponível.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Isso já é uma votação muito complicada. Mas sim, são todo um lote de funcionalidades avançadas: ajuste à potência disponível na casa, um dia carregamento de dois EVs, etc.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Cuidado com isso de usar fichas CEE trifásicas na outra ponta do cabo J1772!labutess Escreveu: ↑17 set 2018, 19:56E eu tenho 1 cabo com a ficha j 1772
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.
Algum dia ainda alguém liga a ficha CEE numa tomada de uma instalação elétrica e a J1772 no carro sem EVSE, lá se vai o carregador interno!
Eu arranjei uma ficha com 4 pinos que não é utilizada em instalações elétricas (Weipu SP21).
Além de não haver hipótese de confusões é bem mais compacta que uma ficha CEE.
No meu carro ando com 5m de cabo agarrado à ficha J1772 e depois na outra ponta ou ligo a ficha Mennekes ou o EVSE.
Assim evito andar com 2 rolos de cabo no carro (um do cabo mennkes e outro do EVSE). Este kit todo cabe com folga na mochila que a Nissan fornece com o EVSE de origem.
Em Portugal arranjam-se fichas SP21 por exemplo aqui: https://mauser.pt/catalog/index.php?cPa ... _2541_2547
Mas também se arranjam mais baratas no eBay, a partir do estrangeiro.
- Anexos
-
- IMG_20170814_152519.jpg (168.95 KiB) Visto 23975 vezes
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Que combinação de EVSE é a ideal
Ok ,fizeste bem em chamar a atenção para um possível engano .A segurança acima de tudo.RJSC Escreveu: ↑17 set 2018, 22:11Cuidado com isso de usar fichas CEE trifásicas na outra ponta do cabo J1772!labutess Escreveu: ↑17 set 2018, 19:56E eu tenho 1 cabo com a ficha j 1772
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.
Algum dia ainda alguém liga a ficha CEE numa tomada de uma instalação elétrica e a J1772 no carro sem EVSE, lá se vai o carregador interno!
Eu arranjei uma ficha com 4 pinos que não é utilizada em instalações elétricas (Weipu SP21).
Além de não haver hipótese de confusões é bem mais compacta que uma ficha CEE.
No meu carro ando com 5m de cabo agarrado à ficha J1772 e depois na outra ponta ou ligo a ficha Mennekes ou o EVSE.
Assim evito andar com 2 rolos de cabo no carro (um do cabo mennkes e outro do EVSE). Este kit todo cabe com folga na mochila que a Nissan fornece com o EVSE de origem.
Em Portugal arranjam-se fichas SP21 por exemplo aqui: https://mauser.pt/catalog/index.php?cPa ... _2541_2547
Mas também se arranjam mais baratas no eBay, a partir do estrangeiro.
IMG_20170814_152519.jpg
IMG_20170814_151259.jpg
A ligação da minha está como essa da foto (menos a ficha).
Mas só eu e minha mulher ligamos o carro e aí não há problemas de engano.
Pra mim existe outro problema que é nas trifásicas de 5 pinos não estarem bem ligadas (troca de fase com o neutro )e aí queimarem o evse.