Além disso, isto agora vai ser mais um mês a pensar no suporte. Se há de ser este ou aquele. Se faço os furos mais para a esquerda ou mais para a direita. Buchas de 5 ou de 6...

DB do António Eléctrico, Ioniq
- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
AKI e Leroy esquece, caro e nada de jeito! fui a uma loja de especialidade e encontrei mais barato e melhor qualidade, sem dúvida!
PAra arrumares os cabos sugiro igual ao meu, um apoio para as mangueiras é o ideal:

PAra arrumares os cabos sugiro igual ao meu, um apoio para as mangueiras é o ideal:

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Claro que desce com o teu consumo. É normal. Mas isso, quando medido à entrada não tem a ver com problemas na nossa instalação. Tem a ver com a rede.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Nestas lojas tens o ruim e o bom. O ruim tem um preço que a primeira vista parece ser bom negocio, mas quando chegas a casa vês que afinal foi um péssimo negocio. Depois tens o bom, de marcas conceituadas, mas que por norma é mais caro que numa drogaria da tua terra.migle Escreveu: ↑21 set 2018, 10:01
E não me fales em Aki, que agora a ver material eléctrico no Leroy Merlin fiquei.... Fio não têm nada de jeito. Ali é que não há fio de 4 nem de 10. Tomadas industriais é um plasticozinho feioso, de qualidade duvidosa. No AKI tinha comprado um paquímetro de 2,99€, pareceu que tinha a escala de Vernier ok, afinal aquilo é tudo desengonçado, a escala de Vernier é ilegível, e é impossível fazer uma medição de um fio. Parafusos, já conheço à muito tempo, só têm aqueles, não há mais nada.
Sinceramente, estou quase a impôr-me um bloqueio ao AKI.
Para se comprar bom material, e para ter toda a escolha, é preciso ir a uma loja da especialidade. Acabas por pagar pouco mais e o dinheiro é mais bem gasto.
Eu também não gostaria. Quanto é que custa um disjuntor? O meu foi 5,35€, da Hager. A tomada foi 4,73€ (preços com IVA e desconto). O alicate foi 19,53€. Tudo material impecável e que não está exposto ao público. Comprado na Tanqueluz, na Jardia.
Durante algum tempo andei para comprar um alicate de cravar rebites da stanley (https://www.youtube.com/watch?v=Qc08vR0na8U) que tem uma especificidade de rodar a cabeça e fazer vários ângulos, só encontrava nessas lojas, o problema era o preço que eu não estava disposto a pagar. Encontrei o mesmo alicate num mercado a venda por um pessoa que tem uma drogaria e vende nos mercados por menos 10€.
Um paquímetro é uma ferramenta de precisão, custar 2.99€


Em relação a cabos eléctricos nestas lojas só encontras o que é mais vendável. Eles não tem interesse em ter cabo de 6mm ou 10mm porque isso é muito especifico e eles querem é vender para as massas. As minhas fichas trifasicas 32A por acaso foram todas compradas no bricomarché, foi o único sitio onde encontrei, no AKI nem sequer há, nem de boa nem de má qualidade.
A Tanqueluz... já tinha visto um outdoor que esta aqui ao pé do local onde trabalho e já tinha pensado em visitar.
Em relação ao disjuntor vou ter mesmo que o mudar. A Legrand preço versus qualidade não é das piores, não sei porque raio este disjuntor tem este defeito. Vou tentar encontrar um do mesmo modelo dos outros mas para 32A.
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- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

A Legrand diz que é uma óptima marca. Mas um disjuntor não é para fazer ruído.
O problema que encontro no AKI é precisamente que ou não tem bom (talvez ferramentas tenha, mas materiais...) ou não tem exactamente o que querias e então levas uma coisa que não é bem, mas é parecida, também dá...
Entretanto, retiras o negócio às lojas especializadas e ficam em risco de desaparecer, como as livrarias quando os supermercados levaram o negócio dos livros escolares e best sellers... Depois se queres encontrar livros bons, não há.
Depois, é como disseste, um alicate desta categoria, que corta o cabo inteiro de 3×6 como manteiga, que me estava a destruir o alicate velho e uma tesoura, não custaria menos no AKI

- BrunoFonseca
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Caso tenham interesse visitem a Castro Electronica. Fica na zona norte do país mas também faz vendas online. Adquiri um adaptador schuko cee 2p+e através do site deles. Acho que ficou por 6€
-
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
É muito perto de minha casa o Castro, enorme variedade, mas agora estão a trabalhar muito com material chinês... as vezes enfiam-se uns barretes...
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Por causa da queda de tensão ter sido mais alta do que era expectável, troquei todos os fios por fio de 10mm2, excepto o grande que não consigo. Troquei a posição dos disjuntores dos quadros parciais para que o da garagem seja apanhado por shunt.
O BrunoAlves disse que os disjuntores dos quadros parciais deveriam ser duplos. Se fossem, havia uma consequência prática: há um shunt duplo que apanha os diferenciais na saída do corte geral, e apanharia os dois disjuntores também. Como está, a ligação para o segundo fica mais manhosa.
Fico na dúvida se o neutro da garagem está ligado correctamente no quadro principal. Daqui a pouco, com o aquecimento será mais fácil de ver.
Passa-me pela cabeça que exista um bug no meu quadro.
Por essas razões, estou a repetir o teste dos 24A. No quadro da garagem há menos aquecimento, mas a queda de tensão mantém-se nos 8-9V.
O BrunoAlves disse que os disjuntores dos quadros parciais deveriam ser duplos. Se fossem, havia uma consequência prática: há um shunt duplo que apanha os diferenciais na saída do corte geral, e apanharia os dois disjuntores também. Como está, a ligação para o segundo fica mais manhosa.
Fico na dúvida se o neutro da garagem está ligado correctamente no quadro principal. Daqui a pouco, com o aquecimento será mais fácil de ver.
Passa-me pela cabeça que exista um bug no meu quadro.
Por essas razões, estou a repetir o teste dos 24A. No quadro da garagem há menos aquecimento, mas a queda de tensão mantém-se nos 8-9V.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Medição da eficiência do carregamento
Tirando proveito do sistema de medição cromo marca Apr, e depois de alguns sobressaltos, eis as primeiras medições. Na sexta-feira tinha feito a aquisição com mais cuidado, porém, não estava a registar a tensão à entrada da casa, o que me impedia de medir bem as perdas no fio.
Temos então:
Mais em detalhe, podemos ver como varia a potência dissipada sob a forma de calor no OBC e no fio.

Embora o andamento destas duas curvas de potência tenha um cheiro quadrático, o efeito na energia não é quadrático, mas apenas linear, uma vez que o tempo de carregamento também vai descer linearmente mais ou menos com a corrente fornecida. Por isso, o seu efeito na eficiência (que vai ser igual ao efeito na energia) também não vai ser tão marcado.

Como era de esperar, se não fossem as perdas nos fios, a eficiência do carregamento seria maior à medida que nos aproximamos do regime pleno do OBC. Com as perdas nos fios, o máximo da eficiência talvez esteja nos 16 ou 18A, mas o efeito não é assim tão marcado: entre os 14 e os 24A a eficiência está entre os 86 e 87%.
No geral, estou a achar os números bastante baixos. Eu comprei um medidor de energia logo no princípio. Medi muitas vezes a relação entre a potência medida pelo medidor de energia e a potência fornecida à bateria. Com o EVSE de origem, de 12A, a potência à entrada era normalmente de 2,54kW e a fornecida à bateria de 2,3kW, o que dá uma eficiência perto de 91%. Aqui, obtenho 89%. Eu diria que a tensão em geral, está baixa. Será tudo responsabilidade dos instrumentos de medição? Resta medir com os dois ao mesmo tempo....
A resistência total calculada teve um valor médio ascendente ao longo deste carregamento. A olho, dos 300 aos 380mΩ.
Tirando proveito do sistema de medição cromo marca Apr, e depois de alguns sobressaltos, eis as primeiras medições. Na sexta-feira tinha feito a aquisição com mais cuidado, porém, não estava a registar a tensão à entrada da casa, o que me impedia de medir bem as perdas no fio.
Temos então:
- Potência à entrada da casa, dada directamente pelo eNode.
- Potência fornecida pelo EVSE, dada directamente pelo AprEVSE.
- Potência fornecida à bateria, dada pela tensão e corrente reportada pelo BMS.
- Dissipação de calor nos fios, dada pelo produto entre a queda de tensão entre o eNode e o EVSE, e a corrente medida pelo EVSE.
- Corrente de carregamento indicada pelo EVSE.
- Potência consumida no restante da casa, a diferença entre a potência à entrada e a fornecida ao carro mais a dissipação de calor nos fios. Nota-se alguma actividade na cozinha antes das 22h e a actividade do frigorífico. Esta linha funciona como a prova real.

Mais em detalhe, podemos ver como varia a potência dissipada sob a forma de calor no OBC e no fio.

Embora o andamento destas duas curvas de potência tenha um cheiro quadrático, o efeito na energia não é quadrático, mas apenas linear, uma vez que o tempo de carregamento também vai descer linearmente mais ou menos com a corrente fornecida. Por isso, o seu efeito na eficiência (que vai ser igual ao efeito na energia) também não vai ser tão marcado.

Como era de esperar, se não fossem as perdas nos fios, a eficiência do carregamento seria maior à medida que nos aproximamos do regime pleno do OBC. Com as perdas nos fios, o máximo da eficiência talvez esteja nos 16 ou 18A, mas o efeito não é assim tão marcado: entre os 14 e os 24A a eficiência está entre os 86 e 87%.
No geral, estou a achar os números bastante baixos. Eu comprei um medidor de energia logo no princípio. Medi muitas vezes a relação entre a potência medida pelo medidor de energia e a potência fornecida à bateria. Com o EVSE de origem, de 12A, a potência à entrada era normalmente de 2,54kW e a fornecida à bateria de 2,3kW, o que dá uma eficiência perto de 91%. Aqui, obtenho 89%. Eu diria que a tensão em geral, está baixa. Será tudo responsabilidade dos instrumentos de medição? Resta medir com os dois ao mesmo tempo....
A resistência total calculada teve um valor médio ascendente ao longo deste carregamento. A olho, dos 300 aos 380mΩ.