Análise de TCO CI vs VE

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
alarmesdomeco
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por alarmesdomeco » 28 set 2018, 01:16

BrunoAlves Escreveu:
28 set 2018, 00:22

PS: as respostas com alguma animosidade vêm do teu histórico de participação aqui. Praticamente todos os posts são de um bota abaixo a toda a prova, com uma suposta superioridade porque alegadamente não és "biased" (és, mas contra os VE), numa comunidade afecta aos VE e cheia de malta com carradas de experiência neles, como se lhes quisesses (ou pudesses) ensinar alguma coisa... Neste tópico então, a primeira coisa mais ou menos verdadeira que disseste foi essa comparação a 20/40k km por ano com o fumarolas. De resto, foram só tiros nos pés ;) Então negares as contas de um membro, essa então... :roll:
Esta completamente enganado, convido-te a ler a partir da pagina 85

https://forumdacasa.com/discussion/5244 ... nt_1222520

Estive para comprar VE, Ponderei, Testei, Avaliei

Dou-te de barato a razão porque não tenho VE:
faço 15.000km/ano
não uso cidade
tenho carro economico
investimento no meu caso não é rentável.

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Filipe
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Filipe » 28 set 2018, 01:18

mjr, chamado á receção :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

marcopns
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por marcopns » 28 set 2018, 02:44

Não sei onde foi buscar o preço do Peugeot, mas no site o 308 BlueHdi de 130cv caixa automatica custa 29 350€ e inclui desconto de 3500€ de apoio a retoma.

No mesmo site, o mesmo carro com a mesma caixa automatica, mas a gasolina custa 24 500€. São quase 5 000€ de diferença para recuperar.

Tendo em conta os 15 000km anuais e os 5 anos de utilização, teria feito melhor negócio se fosse a gasolina, vendo apenas o lado económico.

Se usa preço de tabela no Leaf, também deve usar no Peugeot.
Se os 27 500€ foram pagos pelo senhor após negociações, deve então considerar que a maior parte dos Leaf2 que estão cá no forum custaram entre 30 000€ e 31 000€.

Também deve incluir nas contas o valor de mercado após os 5 anos de uso. O Peugeot é uma marca com enorme desvalorização.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

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Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por Nonnus » 28 set 2018, 05:34

Vamos lá tentar apagar o fogo com gasolina :angry-extinguishflame:

As contas são minhas, porque raio agora estamos a falar de Peugeot não sei das quantas que não tenho nenhum, nem penso vir a ter? É o vale tudo para tentar mostrar não sei o quê! :handgestures-thumbdown:

Por essa ordem de ideias em vez de irmos buscar um carro que consome pouco, (que eu não tenho) para uma comparação com o Leaf (que eu tenho), podia-mos ir buscar outro modelo qualquer com um V12 com 6000cm3 que também não tenho nenhum. Ou este já não serve?

O carro que eu tinha que fazia o "lugar" do Leaf (na realidade não faz, porque o Leaf é muito mais carro) era um Seat Ibiza 1.4TDI comercial de 2005 (e não venham cá com contas de 4L/100km porque o meu nunca o fez na realidade, só no CB, que como todos sabemos a VW aldrabou durante anos), portanto neste caso em concreto é o que temos de usar, afinal estamos a falar do meu caso, das minhas contas. Ou será que já não estamos? :roll:

Também tenho aqui em casa uma Nissan Primera 1.9DCI que faz 7L aos 100km querem usar esta para comparações? Ao menos esta tenho cá em casa... já o Peugeot quem o comprou que faça bom uso dele.

Para dar outro exemplo que nada tem a ver com o meu caso. Conheci uma pessoa num PCR com um Tesla que apenas carregava o carro nos PCR´s, porque vive num andar e não tinha condições para carregar o carro em casa. Olha este tipo até hoje se calhar gastou 0€ em carregamentos. Será que serve de exemplo para comparar com o Peugeot? :think:

Para ser mais optimista, vai na volta nem gastei os 500€, porque como já referi pelo menos 28 carregamentos foram feitos em PCR´s, mais uns quantos, embora muito pouco em PCN´s, mas também alguns foram feitos na casa dos meus sogros*, outros no trabalho da minha mulher (principalmente no inicio, agora temos carregado sempre em casa), portanto dentro destes 40000km houve muito carregamento a 0€. Mas como eu me considero um gajo ponderado e como muitos carregamentos tiveram inicio fora do bi-horário tive de achar um meio termo. Não ser demasiado optimista nem pessimista.

@alarmesdomeco,

acabaste por não responder a nenhuma da minhas perguntas. Afinal o que é que te faz confusão?

Já te mostramos por A + B que as tuas contas iniciais não tinham qualquer fundamento, que autonomia nada tem a ver com o consumo (media KW.h/100km), que um carro eléctrico desde que tenha onde carregar pode fazer os KM que quisermos num dia. Continuo sem perceber qual é mesmo a tua dúvida em relação a isto tudo.

Eu estou disponível para me encontrar contigo e mostrar-te o carro, conduzires o carro, e veres por ti que nada do que escrevi é falso.

Repara numa coisa, estamos num fórum onde maior parte dos visitantes tem carros eléctricos, sabem como é que as coisas são. Se um de nós chegar aqui e fizer um post cheio de contas erradas só para dizer - eu sou melhor que vocês, pelo conhecimento que os restantes membros tem, esse utilizador é logo desmascarado, porque aqui, até prova em contrario somos todos pessoas honestas e equilibradas. Percebes o que quero dizer?

Ninguém aqui precisa de forjar o que quer que seja, se o fizer só se esta a enganar a ele mesmo, porque os restantes sabem que não possível.

*esta é uma das vantagens dos VE´s, carregas onde há uma tomada 220v.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
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- 6 anos depois 160000km

mafgod
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Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por mafgod » 28 set 2018, 09:53

alarmesdomeco Escreveu:
28 set 2018, 01:03
Esta informação veio do @mafgod na pagina 91 do forumdacasa sobre VE
LEAF ELÉTRICO
Manutenção participado
3 anos: 187€
4 anos: 246€
5 anos: 313€

Manutenção+ Estendida
3 anos: 358€
4 anos: 437€
5 anos: 1.197€

Manutenção+ Estendida Uso Intensivo
3 anos: 510€
4 anos 1.663€
5 anos: 1.908€
Esta info está no site Nissan.
https://www.nissan.pt/clientes/servicos ... iculo.html

E o valor pago, para quem não esses contratos, normalmente, é igual ao do mantenção participado, basta leres os DBs.
O que inclui o estendido e o uso intensivo, não faço ideia.
Sei é que paguei em 3 revisões (3º, 4º, 5º ano), um total de 316,49€ (pelas três).

fernandinand
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por fernandinand » 28 set 2018, 09:57

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alarmesdomeco
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 28 set 2018, 10:15

fernandinand Escreveu:
28 set 2018, 09:57
Imagem
Caro
Se é para vir com ataques pessoais, ou picardias não conte comigo.
Sei que neste forum á pessoas adultas que sabem debater e argumentar sem necessitar de argumentos ad hominem, por isso seja civilizado e poupe os outros utilizadores
Vá até a praia, está um sol maravilhoso de outono..divirta-se.

Saudaçoes eléctricas (é assim que se diz :D )

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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por jfr2006 » 28 set 2018, 10:20

alarmesdomeco Escreveu:
27 set 2018, 23:51


Se gasta 600€ por ano em 5 anos quanto gasta ? dou uma dica 600 x 5 =.....
E nesses 5 anos andei 250000km :lol: .. E não são 600€, foram 432€
alarmesdomeco Escreveu:
27 set 2018, 23:51

Ps: esteja atento no que le e no que escreve

Esse link que colocou esta também desatento, porque se reparar tem muitos carregamentos gratuitos 0,00€ (conte la quantos gratuitos são )

O sr le mal e acusa-me de mentiroso e aldrabão... está certo, está certo, obrigado pelo elogio.
Os meus são valores reais, de uma utilização real e não valores fictícios baseados em custos de kWh fictícios e em médias irreais dadas pelo CB do carro. Se calhar deveria aprender a fazer as contas da média, porque se acredita no que o CB do seu carro lhe diz, então está tudo explicado :roll: :roll:

Mesmo que não tivesse os carregamentos a 0€, esses carregamentos feitos ao mesmo preço de casa, acrescentariam uns 150€~200€ ao gasto total, quanto muito...

A ser assim, também posso dizer que o custo do gasóleo daqui a um mês vai ser 2€, daqui a 2 anos vai ser 3€ e fazer contas com base nesses valores... :lol:

RaaR
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por RaaR » 28 set 2018, 10:28

alarmesdomeco Escreveu:
27 set 2018, 23:16

O carro que referi em questão é o novo Peugeot 308 Allure de 2018, caixa automática de 8 velocidades e 130CV, este ainda esta a fazer a rodagem, e já se nota que consome muito pouco, a media está nos 4,45L/100Km, o que dá 6€ a cada 100km que se traduz em 2400€ para 40.000km

https://www.spritmonitor.de/en/detail/9 ... ?cdetail=1

Diferenças de 1800€/anuais em favor do VE
Agora experimentem diluir a diferença de preço de 7500€ entre um Nissan VE novo e este Peugeot 3008 para 5 anos .

(…)

Exercicio para 20.000km anuais

Nissan 100.00KM em 5 anos
Preço 35.500€
Energia 1500€
Selo 0€
Manutenção+ Estendida 5 anos: 1.200€
total 38.200€

Peugeot 100.00km em 5 anos
Preço 27.500€
Diesel 6.000€
Selo 750€
Pack revisoes 100.000km (5 anos) - 1500€
total 35.750€

Aonde é que está a poupança ao fim de 5 anos ?
Fazendo as contas com valores reais:
a) se o Peugeot faz 4,45 l por 100 km na rodagem, não vai fazer melhor depois dado que na rodagem é quando as pessoas fazem condução mais cuidada;
b) se usamos o valor de tabela para o Leaf (36000 € sem contar com potencial benefício do Fundo Ambiental e desconto UVE garantido), também o vamos usar para o Peugeot – 32850 €;
c) as revisões incluídas para o Leaf são 313 € e não aquele contrato com outras coisas.

Exercicio para 20.000 km anuais

Nissan 100.000 km em 5 anos
Preço: 36.000 €
Energia: 1.500 €
Selo: 0 €
Revisões (5 anos): 313 €
Total: 37.813 €

Peugeot 100.000 km em 5 anos
Preço: 32.850 €
Diesel: 6.000 €
Selo: 750 €
Pack revisões 100.000 km (5 anos): 1.500 €
total: 41.100 €

Portanto, comparando maçãs com maçãs, está aqui a poupança pedida, que será maior se forem feitos mais km por ano. Não vou sequer comparar a condução muito mais divertida e ágil do Leaf nem a condução de dar sono que é preciso ter no Peugeot para manter os consumos pouco acima dos 4 l por cada 100 km. Tudo isso é subjetivo.

Também não conto com carregamentos gratuitos porque nem toda a gente os usa e porque deverão acabar em breve.

Outra poupança grande no VE, para muitos, é a isenção de parquímetro em várias cidades, nomeadamente em Lisboa, algo que representa poupanças de mais de 100 € por mês para muita gente.

Não estou a dizer que VE compensa em todos os casos. Claro que depende da distância percorrida, dos preços dos veículos, etc. No entanto, comparando com veículos do mesmo segmento e fazendo 20.000 km por ano, é preciso muita “habilidade” com números para fazer o VE ficar mais caro.

zykon
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por zykon » 28 set 2018, 10:32

mas porque continuam a alimentar o troll?

Não se podem ensinar quem não quer aprender.

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