Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Filipe » 10 out 2018, 08:30

Gostei, haja serenidade :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por ruimegas » 10 out 2018, 09:05

Filipe Escreveu:
10 out 2018, 08:30
Gostei, haja serenidade :)
+1
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 10 out 2018, 11:30

Nonnus Escreveu:
10 out 2018, 03:20
Apr Escreveu:
09 out 2018, 20:36
É preciso ter calma, vejo muita gente stressada com isto não entendo porquê. O que quer que se se faça hoje não quer dizer que não seja alterado amanhã se não resultar. O que importa é acabar com uma fase piloto que era suposto durar alguns meses e já vai em 7 anos...

A unica coisa que me deixa um pouco apreensivo é que vão faturar sobre rede muitissimo insuficiente pois serão precisos mais PCR disponiveis por local para fazermos viagens com alguma garantia que não vamos ter que esperar pela nossa ver de carregar. Mas as coisas têm que avançar talvez seja essa a fase a seguir ao inicio do pagamento.
Tomei a liberdade de "puxar" este comentário para este tópico porque acho que não faz sentido estarmos a discutir este assunto no tópico da UVE. Espero que não te importes Apr. 8-)

Ainda não me prenunciei acerca deste assunto pelo motivo que o Apr menciona "É preciso ter calma, vejo muita gente stressada com isto não entendo porquê". Esta tudo a sofrer por antecipação!

Mas alguém sabe ao certo como vai? Fala-se em 10x mais, que vai ser mais caro que os combustíveis fosseis, as facturas vai ser uma complicação, vou vender o meu carro etc e tal, quando ao certo ninguém sabe.

Eu sinceramente ainda nem sequer percebi bem como vai funcionar certas coisas, mas isso talvez seja problema meu de ter o raciocínio lento. :doh:

Por exemplo, temos de escolher um CEME e o cartão da mobi.e vai deixar de funcionar. Mas quando, e como é que nos vão apresentar as várias condições de cada CEME para vermos qual o que se adapta a nós?

Se até dia 1 não tivermos esse assunto resolvido ficamos a pé?

Por exemplo quem já tem um cartão de um CEME precisa de fazer outro, ou o antigo é actualizado com um NIB e serve a mesma?

Ainda há tanta coisa por esclarecer! Não tenho visto no facebook nada acerca deste assunto porque é coisa que não tenho, mas tenho visto em outros sites e fóruns que abordam este assunto tanto disparate acerca de uma coisa que ninguém sabe ao certo como vai ser.
...
Estamos no mesmo ponto que já estivemso em Julho de 2017, depois de 1 ano pouco ou nada mudou, parece que acordaram para a vida 1 mês antes de tudo começar.

Como a comunição da mobi.e é uma nolidade dá nisto.

Tudo indica que no dia 15 de Outubro vamos ter as proposta dos 3 CEME's online e a partir daí aderir a uma das propostas, realizando um contrato e receber poucos dias depois um cartão em casa.
Se o que já li estiver correcto o cartão da mobi.e vai continuar a funcionar SE o utilizador aderir a uma das propostas, caso não o faça é o mesmo que assuimir que não quer carregar nos PCR's e dessa forma o cartão da mobi.e não irá funcionar como é natural.

Que me parece que 15 dias é curto demais parece... que o prazo deverá ser alargado mais 15 dias pelo menos também me parece ou em caso de "teimosia" (com a data de 1 de Novembro), muita gente não vai estar preparada para carregar no dia 1.

Quanto ao resto é esperar para ver...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 10 out 2018, 20:58

Eu penso que 15 dias corresponde aquele prazo que costuma haver entre o preço se tornar público e o momento em que entra em vigor. Ou seja, preços que não sejam tornados públicos a 15 de Outubro não poderão estar em vigor a 1 de Novembro.

Concerteza que nada impede os CEME de apresentar o seu preço antes. Só não estão interessados nisso... Mesmo considerando que se hoje um deles tivesse apresentado um preço e um endereço de email para pedir cartões, provavelmente já teria ficado com alguns clientes mais preocupados...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 10 out 2018, 21:06

Do que sei, os CEME também andam num corrupio para ter tudo pronto, pelo que provavelmente vão todos apresentar os preços e contratos no dia 15. Na prática teremos 1 semana para decidir e uma semana para receber o cartão. É curto, mas foi esse o calendário imposto pela tutela.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 11 out 2018, 16:44

mjr Escreveu:
10 out 2018, 21:06
Do que sei, os CEME também andam num corrupio para ter tudo pronto, pelo que provavelmente vão todos apresentar os preços e contratos no dia 15. Na prática teremos 1 semana para decidir e uma semana para receber o cartão. É curto, mas foi esse o calendário imposto pela tutela.
É o habitual, mesmo nas empresa.

Normalmente nas vesperas são directas atrás de directas, tudo à pressa e depois dá em cagada, com mais tempo a corrigir a porcaria feita...

Se der para encobrir memos mal, se não será caótico.

Para já hoje, dia 10 de Outubro, a mobi.e continua muda e calada, penso que ninguém colocou um simples aviso nos pcr's a explicar os proximos passos... custa muito simplificar e tornar as coisas claras para toda a gente.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por caz » 11 out 2018, 19:42

Com este sistema de facturação vamos ter resultados brilhantes... Tinha o carro a carregar num pcn. Houve um erro qq e parou o carregamento.

Recebo email da mobi.e com esta informação:

Início de Carga: 2018-10-11 17:14:28;
Fim de Carga: 2018-10-11 18:16:15;
Duração: 01:01:47;
Eletricidade Consumida: 23.96 kWh.
...

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por plpepapf » 11 out 2018, 22:52

Tambem quero um PCN destes, a essa velocidade nem é preciso PCRs :D

Bebee
Mensagens: 209
Registado: 17 out 2016, 15:41

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Bebee » 12 out 2018, 09:59

BrunoFonseca Escreveu:
10 out 2018, 00:20
No meio disto tudo há algo que me preocupa mais do que os possíveis custos dos kWh nos PCR, que é o facto dos novos PCR não terem tomadas Mennekes.

Sendo o Zoe talvez o 2º modelo de VE que mais circula em Portugal, e que apenas carrega com Mennekes, como é que se pode garantir a viabilidade de viagens longas para os proprietários destes veículos?
1) Os Q90 serão os mais prejudicados pois pagaram mais por ter um carro a carregar a 40kWh e não haverão novos postos para eles. Os PCR apenas terão CCS e/ou CHAdeMO e os PCN com Mennekes estão limitados a 22kWh
2) Não se iniciando para já a fase de comercialização para os PCN significa que não haverá investimento nestes postos, logo fica como está ou pior (vai ser ver os Uber a fazerem longas filas nos PCN de 22kWh

Acho que não seria de todo descabido colocarem um PCN de 22kWh ao lado dos PCR.
Talvez através de um adaptador idêntico ao dos Teslas Chademo - Mennekes? :think:
Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Flyer » 12 out 2018, 10:08

Bebee Escreveu:
12 out 2018, 09:59
BrunoFonseca Escreveu:
10 out 2018, 00:20
No meio disto tudo há algo que me preocupa mais do que os possíveis custos dos kWh nos PCR, que é o facto dos novos PCR não terem tomadas Mennekes.

Sendo o Zoe talvez o 2º modelo de VE que mais circula em Portugal, e que apenas carrega com Mennekes, como é que se pode garantir a viabilidade de viagens longas para os proprietários destes veículos?
1) Os Q90 serão os mais prejudicados pois pagaram mais por ter um carro a carregar a 40kWh e não haverão novos postos para eles. Os PCR apenas terão CCS e/ou CHAdeMO e os PCN com Mennekes estão limitados a 22kWh
2) Não se iniciando para já a fase de comercialização para os PCN significa que não haverá investimento nestes postos, logo fica como está ou pior (vai ser ver os Uber a fazerem longas filas nos PCN de 22kWh

Acho que não seria de todo descabido colocarem um PCN de 22kWh ao lado dos PCR.
Talvez através de um adaptador idêntico ao dos Teslas Chademo - Mennekes? :think:
Não dá porque o Zoe não carrega em DC
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Responder

Voltar para “Carregamento”