Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rnlcarlov » 16 out 2018, 13:53

MRider Escreveu:
16 out 2018, 13:23
Wtf pena de ter vendido o diesel?
Com tanta luta para abandonar o diesel....
Ficava um carro para viagens fora de cidade. É que viajar de clone vai ficar um duplo sacrifício. O económico, em o custo de utilização em algumas viagens (p. ex. Algarve) fica possivelmente >1.5 vezes mais caro que ir num Citroen C1 a diesel, e o custo pessoal, de suportar viagens muito longas, gerir cargas à % sem grande margem para erros. Se por um lado os "jovens" têm mais aracaboiço para lidar com isto, o mesmo não se aplica a algumas pessoas com mais idade.

Sacrificar o conforto pessoal em prol de uma mobilidade mais limpa é o que temos feito até agora. Agora levar dois "pontapés" em vez de um....

sparrow
Proprietário Leaf
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Mensagem por sparrow » 16 out 2018, 14:01

eu risquei a prio por forçar o bi-horário com ciclo diário...

a minha utilização (a haver) será esporádica e seguramente só ao fim de semana (uma vez que os trajectos diários durante a semana estão cobertos pelo carregamento em casa) por isso é mais vantajoso ter o ciclo semanal (mais barato ao fim de semana).

como não referem nenhuma mensalidade já preenchi a adesão na GALP... mal por mal foram os primeiros a apresentar os preços!

mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Mensagem por mafgod » 16 out 2018, 14:03

rnlcarlov Escreveu:
16 out 2018, 13:53
O económico, em o custo de utilização em algumas viagens (p. ex. Algarve) fica possivelmente >1.5 vezes mais caro que ir num Citroen C1 a diesel,
Já fizeste as contas para saber que são 1,5 vezes?

jpedromr
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015

Mensagem por jpedromr » 16 out 2018, 14:08

rnlcarlov Escreveu:
MRider Escreveu:
16 out 2018, 13:23
Wtf pena de ter vendido o diesel?
Com tanta luta para abandonar o diesel....
Ficava um carro para viagens fora de cidade. É que viajar de clone vai ficar um duplo sacrifício. O económico, em o custo de utilização em algumas viagens (p. ex. Algarve) fica possivelmente >1.5 vezes mais caro que ir num Citroen C1 a diesel, e o custo pessoal, de suportar viagens muito longas, gerir cargas à % sem grande margem para erros. Se por um lado os "jovens" têm mais aracaboiço para lidar com isto, o mesmo não se aplica a algumas pessoas com mais idade.

Sacrificar o conforto pessoal em prol de uma mobilidade mais limpa é o que temos feito até agora. Agora levar dois "pontapés" em vez de um....
O problema é que para quem tem só um VE também não vejo grande viabilidade em adquirir um diesel.

Eu por exemplo nem tenho entraves nesse aspeto porque entre a minha casa e a dos meus pais além do VE há um carro a gasolina e três diesel, logo é só escolher e levar!

Depois há a tal questão que eu já falei que é evitar AE. Numa viagem Lisboa-Porto vai sair muito mais barato e rápido fazê-la por fora no diesel do que pela AE no elétrico.

Tenho muita pena e lamento mesmo muito esta situação mas só me vejo a fazer viagens com VE no dia que tiver um em que garanta que só preciso de parar 1 vez pelo caminho para carregar meia dúzia de kW

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 16 out 2018, 14:08

mafgod Escreveu:
16 out 2018, 14:03
rnlcarlov Escreveu:
O económico, em o custo de utilização em algumas viagens (p. ex. Algarve) fica possivelmente >1.5 vezes mais caro que ir num Citroen C1 a diesel,
Já fizeste as contas para saber que são 1,5 vezes?
Para ir e voltar por exemplo até um sítio como Tavira, seria aproximadamente 45-48€ em cargas nos PCRs de Alcácer, Aljustrel e Loulé.
Daquilo que eu me lembre das últimas vezes que fui ao Algarve de CI, não gastava sequer um depósito inteiro, sendo para aí 33€ de gasóleo.
Logo sim, 1.5x não anda longe da realidade na roubalheira que são os PCRs da Galp.

nbairro
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Mensagem por nbairro » 16 out 2018, 14:56

Alguém sabe o preço que a Tesla cobra nos seus postos, sim eu sei que para muitos é de borla, mas isso entretanto acabou para novas compras.

Em espanha a Tesla cobra 0,24€/kWh, em portugal deverá ser um pouco mais devido ao IVA, mas mesmo assim fica a anos luz no que toca a relação aos preços aplicados pela porcaria dos operadores na rede mobie.

Meus amigos, querem um eléctrico é comprar um Tesla...infelizmente pois nem todos temos dinheiro para um, mas acredito que com o Tesla 3 a chegar já se vai conseguir encontrar soluções.

ramscosta
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por ramscosta » 16 out 2018, 15:57

O problema é quanto é que vai custar o tesla 3? Não me admirava nada se chegasse cá na casa dos 45/50k... Sei que muitos ponderam isso outros não.

Agora volto a frisar a minha opção. Estou tentado a comprar o leaf 40kwh. É ia dar para 95% das viagens lá de casa.

Assim com estes preços de carregamento já penso noutras contas. Mais vale dar menos uns trocos e compro o de 30kwh o que vai significar 60% das viagens. O resto será de híbrido. (a casa dos sogros com o leaf de 30 se der para chegar é à rasca... Logo opção híbrido ao fim de semana.)

Com esta informação provavelmente muitos vão pensar o mesmo.

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 16 out 2018, 16:08

ramscosta Escreveu:
16 out 2018, 15:57
O problema é quanto é que vai custar o tesla 3? Não me admirava nada se chegasse cá na casa dos 45/50k... Sei que muitos ponderam isso outros não.

Agora volto a frisar a minha opção. Estou tentado a comprar o leaf 40kwh. É ia dar para 95% das viagens lá de casa.

Assim com estes preços de carregamento já penso noutras contas. Mais vale dar menos uns trocos e compro o de 30kwh o que vai significar 60% das viagens. O resto será de híbrido. (a casa dos sogros com o leaf de 30 se der para chegar é à rasca... Logo opção híbrido ao fim de semana.)

Com esta informação provavelmente muitos vão pensar o mesmo.
Por outro lado um leaf de 40kWh provavelmente ia necessitar de muito menos cargas em PCRs. Afinal já fizeram Algarve-Braga com apenas 2 cargas rápidas. Se a maior parte da energia é carregada no início do no fim do percurso, o VE continua a compensar.
Já se não houver hipótese de carregar no destino, e só existir carga no caminho, então sim o cenário é mais negro.

kony76
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por kony76 » 16 out 2018, 16:27

BrunoAlves Escreveu:
16 out 2018, 15:34

Tenho lido muita futurologia em como vamos ser mais assaltados, mais roubados e mais abusados. A minha é que os operadores possam fazer dinheiro para que instalem mais postos pelo país.
Li este post do Bruno e estou de acordo.

Também estou em crer que com o tempo, o mercado vai ajustar os preços, por alguns motivos, como por ex:
  • Esta situação é diferente dos combustíveis. Para se meter gasolina/gasóleo tem obrigatoriamente de se ir a uma bomba.
    Para se carregar um VE, pode-se fazê-lo em casa. Logo, os preços sendo demasiado caros, vai-se evitar ao máximo os PCR, o que não é bom para o negócio deles.
  • Existem também interesses opostos nos CEME, e já se fazem reflectir nos preços. A GALP, não querendo ficar de fora, não tem interesse nenhum em que a ME se expanda. O negócio dos combustíveis é muito mais rentável para eles. Por outro lado, a EDP tem todo o interesse que a ME vá para a frente. A energia é o principal negócio deles
Enfim, outras coisas haverá.

Para o meu caso específico, não afecta assim tanto. Carrego 98% das vezes em casa.
O que me interessa quando fizer viagens longas é ter uma boa rede que me garanta que chegarei ao destino sem problemas.

Não quero com isto dizer que estou de acordo com os preços praticados.

Mas num país com os combustíveis dos mais caros da Europa, a energia elétrica da mais cara da Europa, agora temos também os carregamentos de VE do mais caro da Europa. Não podemos dizer que não somos coerentes. hehe.

Vamos lá ver como isto se vai ajustar e, bem importante, que a rede se expanda e dê segurança para quem viaja.

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 16 out 2018, 16:48

hmendes Escreveu:
15 out 2018, 23:04
BrunoAlves Escreveu:
15 out 2018, 22:54
Provavelmente porque é linear, ou seja não fica mais caro com o (ab)uso do posto por muito tempo...
Pois, aí é que está o problema, deveria aumentar em função do tempo de uso... desta forma todos eles privilegiam quem quer fazer do PCR parque... e o que acontece quando terminar a carga porque o papo está cheio? Não vão estar a pagar por estar a ocupar o lugar! Não costumo ser pessimista, mas sinceramente não auguro melhoras neste aspeto.
Estão a falar de abuso de tempo de BEV's certo? porque os PHEV's é muito grande a diferença (num posto KLC por exemplo), enquanto nos posto da Galp e EDP pagam o mesmo porque é baseado no consumo...

No Caso do BEV depende, os com bateria mais pequenas são mais penalizados ao fim de pouco tempo ( custo kWh/unitário em menos de 30min), ao contrário de um carro com bateria maior, que vai pagar o mesmo em termos de kWh/unitário para 30min ou 1h, no entanto para 0,43€/kWh (pegando de novo num posto KLC) não é propriamente barato o Kwh para ficar 1h, se não for mesmo necessário...

Responder

Voltar para “Carregamento”