Porque diz que tem de ativar 2 vezes o PCR? Agora com os pagamentos na teoria haverá mecanismos para evitar pagar 2 vezes a ativação por "culpa do posto".rnlcarlov Escreveu: ↑19 out 2018, 10:01Não sei bem como tinha feito as contas mal para as cargas, usando este método não dá coisas tão assustadoras como das 1ªs contas que fiz.
As contas que fiz para o meu carro foi com base no histórico de carregamentos. Numa viagem à Praia da Luz (600km ida e volta) carreguei cerca de 9kwh em Alcácer, mais 11kwh em Aljustrel, mas 10kwh em Loulé. No regresso foram 10kwh em Loulé, 10 em Aljustrel e mais 10 em Alcácer.
Logo pela edp ficava em 60 x 0.23 x 0.75 x 1,23 = 12,73€ de electricidade
Como preciso de activar duas vezes o PCR em Aljustrel N/S e Loulé E/O (0,489 x 8 + 60 x 0.162) * 1,23 = 16,76€ de utilização do posto.
No total são 29,50€, ou seja 4,9€/100km. Fica quase equivalente ao diesel da minha mãe, e não as quase 1.5x que as outras contas me tinham dado. Isto carregando à borla na origem e destino.
Não sei como vai ser com o tempo, se o posto é pago ao kWh, será que continuam a desligar alguns ao fim de 30 min?

Já agora, diz que o Diesel da sua mãe gasta o equivalente a 4.9€/100km? isso são 3.6L/100km, um diesel a gastar isso só se for sempre a 50km/h e mesmo assim será quase um milagre. Uma conta mais realista seria uns 5.5 ou 6lL/100km que já são 7.5-8.15€/100km (sem contar outras despesas do CI).
Nota adicional: Mesmo somando os carregamentos na origem e destino pago ao preço da electricidade em casa ficaria mais barato que qualquer diesel.
Já se estivéssemos a falar de de um carro a GNC (Gás Natural Comprimido), aí as contas envergonhavam qualquer VE,

Desculpe estar a "duvidar" do que escreveu, mas por vezes vejo por aí contas um pouco irrealistas que depois enganam quem está a pensar entrar na ME.