Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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BrunoFonseca
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 21 out 2018, 16:49

Caros,

Já aqui escrevi que considero que a UVE está a fazer menos do que devia no que diz respeito à ME, e que a UVE devia ela própria ser um OPC.
Também já me disseram que é uma associação pequena e não tem forma de adquirir um PCR.

Fica aqui uma ideia para discussão:

1) Segundo o Relatório e Contas 2017 da UVE, o exercício teve um saldo positivo de 9.250€, o que para uma associação sem fins lucrativos é muito elevado
(https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... sinado.pdf)
2) Acredito que a "marca" UVE conseguiria através de parcerias e apoios, sejam eles privados ou do estado obter financiamento pelo menos para 1 PCR por ano - a colocar em zonas críticas
3) Como OPC a UVE poderia ter um valor para sócios e outro para não sócios (és sócio tens 50% de desconto no uso do OPC), desta forma iria certamente aumentar o número de associados (que pelas minhas contas é inferior a 500), incrementando assim as receitas.
4) A percepção da utilidade da UVE por parte dos não sócios iria ser alterada. Repare-se no Relatório de contas onde se verifica que a maior fatia das despesas é em Panfletos e diplomas ENVE que totaliza mais de 2.000€ + 1.700€ em bonés.

Um reparo adicional ao relatório: um investimento é algo que gera retorno financeiro, e não sei como é que algum dos pontos descritos e que totalizam 3.000€ podem ser considerados como tal.

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BrunoFonseca
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 21 out 2018, 16:54

Já agora fica mais uma ideia para se financiar um PCR (beneficio para o OPC)

Encomendar ao fabricante a inclusão de um monitor que permita passar vídeos. Acho que seriam espaços privilegiados para vender publicidade.
...E assim se financiam os custos de aquisição

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 21 out 2018, 17:12

BrunoFonseca Escreveu:
21 out 2018, 16:49

3) Como OPC a UVE poderia ter um valor para sócios e outro para não sócios (és sócio tens 50% de desconto no uso do OPC), desta forma iria certamente aumentar o número de associados (que pelas minhas contas é inferior a 500), incrementando assim as receitas.
Bruno, infelizmente penso que isto não é legal, sendo que o regulamento é bem explicito. Os OPC não podem descriminar os utilizadores, apenas por razões técnicas, que não é o caso. Para isso também os CEME que também são OPCs davam descontos aos seus clientes de electricidade. Isso não dá mesmo.

E colocar um PCR por uma associação dessas é sempre complicado porque depois quem escolheria o local? Ia sempre beneficiar apenas alguns.

Para mim a UVE devia gastar os €€ em convencer o governo que a única solução é criar legislação que obrigue outros a instalar PCR e PCN (gasolineiras, câmaras municipais, etc etc).


Nota final: Para mim o problema da ME é a falta de PCN não de PCR. PCN mais espalhados e funcionais. A preços apetecíveis. Isto sim ia impulsionar a ME. Qualquer pessoa poderia deixar o VE a carregar descansado sem ir parar ao FB alguém a queixar-se que o fulano tal já tem o carro carregado há 15min e ainda não apareceu!
Se eu sempre que parar o carro poder meter carga lenta, só vou precisar mesmo de PCR para viagens grandes.
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 21 out 2018, 17:20

frankesousa Escreveu:
21 out 2018, 17:12

Bruno, infelizmente penso que isto não é legal, sendo que o regulamento é bem explicito. Os OPC não podem descriminar os utilizadores, apenas por razões técnicas, que não é o caso. Para isso também os CEME que também são OPCs davam descontos aos seus clientes de electricidade. Isso não dá mesmo.

E colocar um PCR por uma associação dessas é sempre complicado porque depois quem escolheria o local? Ia sempre beneficiar apenas alguns.

Para mim a UVE devia gastar os €€ em convencer o governo que a única solução é criar legislação que obrigue outros a instalar PCR e PCN (gasolineiras, câmaras municipais, etc etc).


Nota final: Para mim o problema da ME é a falta de PCN não de PCR. PCN mais espalhados e funcionais. A preços apetecíveis. Isto sim ia impulsionar a ME. Qualquer pessoa poderia deixar o VE a carregar descansado sem ir parar ao FB alguém a queixar-se que o fulano tal já tem o carro carregado há 15min e ainda não apareceu!
Se eu sempre que parar o carro poder meter carga lenta, só vou precisar mesmo de PCR para viagens grandes.
Obrigado pelo seu comentário!
Quanto à legalidade da coisa, não discuto, mas pode-se sempre fazer algo como faz a Tesla. Arranja-se um espaço com uma cancela e cobras a entrada (parque de estacionamento). Aí já não tens o problema da discriminação legal dos OPC. Há parques de estacionamento com avenças, que os tornam muito mais baratos do que à hora, logo seria possível.
E em vez de um PCR, podes lá por (por um preço aproximado) 20 PCN
Quanto à discussão do local, teria que ser escolhida pela associação (votação) com base em critérios que beneficiem a ME e não fulano A ou B.

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 21 out 2018, 17:38

Agora com isto dos pagamentos e passando os PCR a ser um serviço comercial "normal" fiquei com uma duvida que não encontro resposta clara (está meio relacionado com este assunto dos espaços públicos, privados, meios provados, etc)

Os PCR do Lidl (bem como no futuro os PCN de shoppings e assim) estão num espaço de acesso publico e portanto não pode haver discriminação aos utilizadores certo?

O assunto de ir ao PCR do Lidl carregar sem fazer compras passara a ser "normal"?

Pergunto isto porque passo todos os dias por um Lidl com PCR e vai haver claro um belo dia em que vai dar-me jeito parar lá. É um PCR publico, ligado à MobiE, por isso é para ser utilizado como tal certo?

Nota: Por acaso se lá fosse carregar certamente iria às compras, mas se fosse a meio da noite num parque aberto? Estaria a fazer algo moralmente errado?

Nota2: Neste momento vejo com muito maus olhos os Ubers a carregar no MarShopping, mas e quando for a pagar? Estão no seu direito ou não? Mais uma vez o regulamento diz que os OPC não podem descriminar os utilizadores. Não será legal por isso dizer "só para clientes do shopping" certo?
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 21 out 2018, 17:56

Quando for a pagar não metem lá os pés
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 21 out 2018, 18:02

BrunoAlves Escreveu:
21 out 2018, 17:56
Quando for a pagar não metem lá os pés
Sonha... Se já têm o investimento dos VE feito, vão continuar a utilizar os PCR. Para todos os efeitos continua a ser mais barato (mesmo que pouco) do que o diesel.

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 21 out 2018, 18:04

BrunoAlves Escreveu:
21 out 2018, 17:56
Quando for a pagar não metem lá os pés
Vá Bruno, isso não me ajudou a resolver a questão :D

A minha duvida é:
  • Preciso de carregar o VE
  • Abro o mapa da MobiE
  • Procuro um posto disponível perto
  • Vou e carrego
ou antes do passo 5, na procura no mapa da MobiE tenho de ver, "À espera, este, este e este são "privados" não posso ir a estes"

Não sei se me faço entender :think:
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 21 out 2018, 18:16

frankesousa Escreveu:
21 out 2018, 18:04

A minha duvida é:
  • Preciso de carregar o VE
  • Abro o mapa da MobiE
  • Procuro um posto disponível perto
  • Vou e carrego
A minha interpretação é que o dono do PCR não é (neste caso) o Lidl, logo se tens ali a mangueira à mão e não transgrides para aceder a ela, usa-a.
Os Supermercados/Centros Comerciais disponibilizarem lugares para a colocação de postos de carregamento faz parte de uma estratégia de marketing.

Eu, por exemplo, tenho uma preferencia pelo Jumbo, e não minha zona posso ir ao de Alfragide ou ao de Sintra. Como apenas o de Alfragide tem carregador, não ponho os pés no de Sintra.

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 21 out 2018, 19:27

BrunoFonseca Escreveu:
21 out 2018, 18:02
Sonha... Se já têm o investimento dos VE feito, vão continuar a utilizar os PCR. Para todos os efeitos continua a ser mais barato (mesmo que pouco) do que o diesel.
Há muito que eles têm PCR para uso exclusivo, mas preferem ir fazer praça nos públicos que é grátis.
Em Lisboa já vi no FB mais que uma vez a Nissan que cobra 4,5€ por carregamento (independentemente da energia) e há pelo menos um outro para parceiros Uber que tinha carregamento quase ao preço de casa (cheguei a ver a tabela de preços no FB) e está sempre às moscas. Vai deixar de estar ;)

Eu tenho esta ideia fixada, daqui a um mês já podemos fazer balanço. :) Uber e não só, a partir do momento que se pague a rede toda vão descobrir-se muitas casas, empresas e parques que, afinal, têm tomadas onde os seus VE podem carregar
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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