
Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
- mjr
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Para poderem calcular o custo por kW.h equivalente de um OPC/CEME que cobre ao minuto a fórmula é a seguinte:
€/kW.h = [custo ao minuto] x 60 / [Potência média]
Exemplo:
O CEME Prio.e cobra 0.0658€/min fora de vaio. Usando a fórmula acima e considerando um veículo que carrega em média a 40kW durante a sessão teremos então um custo por kW.h de 0.0658 x 60/ 40 = 0.0987€/kW.h. A isto temos de somar a TAR de 0.1027€/kW.h, dando um total de 0.2014€/kW.h ou 0.248€/kW.h.
Fica em baixo uma seleção de custos por kW.h conforme a potência média de carga e já incorporando a TAR e IVA:
50kW : 0.223 €/kW.h
45kW : 0.234 €/kW.h
40kW : 0.248 €/kW.h
35kW : 0.265 €/kW.h
30kW : 0.288 €/kW.h
25kW : 0.321 €/kW.h
20kW : 0.369 €/kW.h
15kW : 0.450 €/kW.h
Basicamente só é competitiva com a oferta da GALP acima de 45kW e nunca com a EDP (fora de vazio).
€/kW.h = [custo ao minuto] x 60 / [Potência média]
Exemplo:
O CEME Prio.e cobra 0.0658€/min fora de vaio. Usando a fórmula acima e considerando um veículo que carrega em média a 40kW durante a sessão teremos então um custo por kW.h de 0.0658 x 60/ 40 = 0.0987€/kW.h. A isto temos de somar a TAR de 0.1027€/kW.h, dando um total de 0.2014€/kW.h ou 0.248€/kW.h.
Fica em baixo uma seleção de custos por kW.h conforme a potência média de carga e já incorporando a TAR e IVA:
50kW : 0.223 €/kW.h
45kW : 0.234 €/kW.h
40kW : 0.248 €/kW.h
35kW : 0.265 €/kW.h
30kW : 0.288 €/kW.h
25kW : 0.321 €/kW.h
20kW : 0.369 €/kW.h
15kW : 0.450 €/kW.h
Basicamente só é competitiva com a oferta da GALP acima de 45kW e nunca com a EDP (fora de vazio).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Mas como é que eles controlam qual o carro que está a carregar??? Não controlam, logo dás uma matrícula, carregas nos que quiseres.migle Escreveu: ↑21 out 2018, 09:19Recebi ontem (sábado às 15h50?) o contrato da eVAZ. Além dos 10€ que custa o cartão, o contrato está limitado a uma matrícula. Lá estão eles a meterem limitações idiotas com as quais nem sequer têm nada a ganhar. A minha resposta vai ser:
Bom dia,
Muito obrigado, mas agora que li o contrato vejo que as condições não me servem. Em primeiro lugar, este contrato está limitado a uma matrícula, que é uma limitação que me parece disparatada. Imagine que vou deixar o meu carro na oficina e me dão um veículo de substituição também eléctrico: não o poderei abastecer com este cartão. Também não me parece que um concessionário me emprestasse um carro com cartão, e fossem eles a pagar os abastecimentos. Não faz sentido. Para mais, o cartão tem um custo de 10€, torna-se demasiado caro para um cartão que só se pode usar com limitações.
Com os melhores cumprimentos,
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Sinceramente acho que não vai demorar muito… até dos atuais OPCs.frankesousa Escreveu: ↑21 out 2018, 10:42Isso é relativamente fácil de contornar, basta ver o exemplo dos SuC da Tesla. Não devem estar ilegais. Estão é num local privado de acesso privado, e já estão autorizados a não pertencer à MobiE. Basta por os postos num local privado e está o assunto arrumadomigle Escreveu: ↑21 out 2018, 10:09
Portanto, não, isto não se chama mercado. Isso salta à vista de qualquer pessoa. Chama-se colocar o negócio nas mãos dos que têm como especialidade a comercialização de electricidade e garantir que não vem ninguém de fora da Península Ibérica colocar por aí postos de abastecimento e roubar-lhes o negócio.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Concordo! Efetivamente, a rotatividade que todos queríamos não me parece que vá acontecer tão cedo.mjr Escreveu: ↑21 out 2018, 10:55…
Sobre a complexidade de poder ser ao kW e ao minuto, também já dei a minha opinião há muito tempo. Ao kW.h não garante a rotação do posto, um bem escasso, e ao minuto prejudica os veículos que carregam mais lento. Eu acho que se devia complexificar, cobrando ao kW.h para potências de carga efetivas acima de 25kW e ao minuto para potências abaixo. Mas isso sou eu que gosto de complexificar. A Prio.e fica com um preço equivalente ao dos outros CEMEs para uma potência de carga média um pouco acima dos 30kW. Compensa para Teslas, Ioniqs, Leaf30, Leaf40 rapidgate off, etc. Para Leaf 24, iOn, eGolf e outros não compensa.
...
Mais ainda, com a oferta que quer a GALP, quer a EDP fazem do 1500 kWh por cartão até um máximo de 3, os Ubers vão continuar em fila nos PCRs. Enfim, lá continuará quem precisa a ser prejudicado.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Já me fiz a mesma pergunta, mas acredito que passe a existir algo como crédito em energia ao atingir determinado valor de compras, nos centros comerciais deverá funcionar da mesma forma. A ser bem feito, até poderão criar cartões temporários com determinado crédito atribuído, gastava o crédito e acabou...frankesousa Escreveu: ↑21 out 2018, 17:38Agora com isto dos pagamentos e passando os PCR a ser um serviço comercial "normal" fiquei com uma duvida que não encontro resposta clara (está meio relacionado com este assunto dos espaços públicos, privados, meios provados, etc)
Os PCR do Lidl (bem como no futuro os PCN de shoppings e assim) estão num espaço de acesso publico e portanto não pode haver discriminação aos utilizadores certo?
O assunto de ir ao PCR do Lidl carregar sem fazer compras passara a ser "normal"?
Pergunto isto porque passo todos os dias por um Lidl com PCR e vai haver claro um belo dia em que vai dar-me jeito parar lá. É um PCR publico, ligado à MobiE, por isso é para ser utilizado como tal certo?
Nota: Por acaso se lá fosse carregar certamente iria às compras, mas se fosse a meio da noite num parque aberto? Estaria a fazer algo moralmente errado?
Nota2: Neste momento vejo com muito maus olhos os Ubers a carregar no MarShopping, mas e quando for a pagar? Estão no seu direito ou não? Mais uma vez o regulamento diz que os OPC não podem descriminar os utilizadores. Não será legal por isso dizer "só para clientes do shopping" certo?
- frankesousa
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Enquanto o posto estiver ligado à rede da MobiE (e tem que estar se estiver instalado em local de acesso público) penso que não podem proibir qualquer pessoa com cartão MobiE de lá ir.hmendes Escreveu: ↑21 out 2018, 20:31
Já me fiz a mesma pergunta, mas acredito que passe a existir algo como crédito em energia ao atingir determinado valor de compras, nos centros comerciais deverá funcionar da mesma forma. A ser bem feito, até poderão criar cartões temporários com determinado crédito atribuído, gastava o crédito e acabou...
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Sim, concordo, mas eu não digo que vão impedir a carga a alguém, vão é dar benefício a quem lá compra, ou a quem usa os serviços.frankesousa Escreveu: ↑21 out 2018, 21:08Enquanto o posto estiver ligado à rede da MobiE (e tem que estar se estiver instalado em local de acesso público) penso que não podem proibir qualquer pessoa com cartão MobiE de lá ir.hmendes Escreveu: ↑21 out 2018, 20:31
Já me fiz a mesma pergunta, mas acredito que passe a existir algo como crédito em energia ao atingir determinado valor de compras, nos centros comerciais deverá funcionar da mesma forma. A ser bem feito, até poderão criar cartões temporários com determinado crédito atribuído, gastava o crédito e acabou...
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Sim, mas sei lá que consequências podem vir daí. Se eu tenho escolha, e nem sequer me está a parecer um CEME competitivo, não escolho este. Como estão os outros? Estão também a fazer esta exigência idiota nos contratos?
É que dá vontade de dizer que o negócio da eVaz é vender cartões: um por cada matrícula.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Quais contratos?

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Sim, a mim foi a primeira a responder. Mas eu acho que a EDP e a Galp me vão directamente ao bolso, isto é, à conta, uma vez que pedem logo o NIB no primeiro formulário. Tipo, as condições devem vir já com o cartão.... Depois se quiseres resolver tens 14 dias....