Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
sparrow
Proprietário Leaf
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por sparrow » 22 out 2018, 14:31

eu à e-VAZ não vou aderir porque tem custos de adesão.

às restantes 3 já aderi no site respectivo. em principio para mim o mais vantajoso será a Golp (por muito que me custe) porque só devo usar PCRs (quando usar) ao fim de semana. por isso fiz a adesão em bi-horário semanal.

vou andar com os 3 cartões no carro na mesma... eventualmente um poderá não funcionar por qualquer motivo e tenho 2 backup.

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 22 out 2018, 14:31

Calculadora não chega!
Tem de ser Excel mesmo! :lol:

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 22 out 2018, 14:34

A ideia de utilizar o modelo do Multibanco era ótima. O pior é que não o seguiram.
Imaginem ir ao multibanco fazer uma transacção e ser-vos cobrado a seguinte soma:
:arrow: Taxa de ativação da caixa automática (para o operador da caixa - variável conforme o local e o operador)
:arrow: Taxa sobre a utilização da caixa ao minuto ou por cada operação efectuada ou relativamente ao montante envolvido (para o operador da caixa - variável conforme o local e o operador)
:arrow: Taxa para a SIBS (Entidade gestora)
:arrow: Taxa de Acesso à Rede Informática
:arrow: Custo da Operação no Banco emissor do cartão (que tanto poderia ser por montante, por operação ou por minuto de utilização da máquina)

Já ninguém ia achar piada nenhuma a utilizar o Multibanco...

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2018, 14:37

Eheheheh :mrgreen:
Ao menos rimo-nos :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 22 out 2018, 14:38

sparrow Escreveu:
22 out 2018, 14:31
eu à e-VAZ não vou aderir porque tem custos de adesão.

às restantes 3 já aderi no site respectivo. em principio para mim o mais vantajoso será a Golp (por muito que me custe) porque só devo usar PCRs (quando usar) ao fim de semana. por isso fiz a adesão em bi-horário semanal.

vou andar com os 3 cartões no carro na mesma... eventualmente um poderá não funcionar por qualquer motivo e tenho 2 backup.
Tri-horário é mais fixe! Nas horas de ponta (que sao poucas) usas o da EDP e assim fica + barato (ou menos caro)

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 22 out 2018, 14:41

RJSC Escreveu:
22 out 2018, 14:34
A ideia de utilizar o modelo do Multibanco era ótima. O pior é que não o seguiram.
Imaginem ir ao multibanco fazer uma transacção e ser-vos cobrado a seguinte soma:
:arrow: Taxa de ativação da caixa automática (para o operador da caixa - variável conforme o local e o operador)
:arrow: Taxa sobre a utilização da caixa ao minuto ou por cada operação efectuada ou relativamente ao montante envolvido (para o operador da caixa - variável conforme o local e o operador)
:arrow: Taxa para a SIBS (Entidade gestora)
:arrow: Taxa de Acesso à Rede Informática
:arrow: Custo da Operação no Banco emissor do cartão (que tanto poderia ser por montante, por operação ou por minuto de utilização da máquina)

Já ninguém ia achar piada nenhuma a utilizar o Multibanco...
Quando se vai a uma bomba de gasolina também se paga a utilizacao da bomba? Eles também têm que amortizar aquela joça toda... mais os depósitos subterrâneos, etc e tal...

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 22 out 2018, 15:12

Tudo é pago e bem pago pelos clientes dos bancos. Por isso é que se paga anuidades, transferências e terminais Multibanco pelo vendedor que aplica o custo nos produtos que vendem.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2018, 15:14

BrunoFonseca Escreveu:
22 out 2018, 14:30
Podes ter so 1 mas ficas condicionado ao tarifario desse CEME.
Claro, mas o ponto é que antes algumas pessoas defendiam (como eu) a extinção da MobiE e preferiam ter meia dúzia de cartões. Que não, a interoperabilidade era o fundamental e podíamos ter só um cartão.
Vai-se a ver praticamente toda a gente vai ter os 4 ou quase, se aparecer uma oferta melhor não se pode mudar de CEME mantendo o cartão, tem de se ter um novo cartão.

Ora ter carradas de cartões por ter, tirava-se a MobiE do caminho e cada operador contratava para o seu PCR a oferta de energia mais interessante (e por exemplo em MT as ofertas são muito melhores -> 2 ou 3 PCR um só ramal e PT, sei lá SuC da Tesla anyone?) e pronto, tínhamos o cartão desse operador com preços potencialmente mais interessantes e, pasme-se, um valor directo por carregamento, que dependia do operador. Assim temos de pagar a energia a preços baseados na baixa tensão, é uma alegria para os CEME que não fazem nada senão receber.
Sim, porque quando um OPC quiser ter 2 PCR juntos, muito provavelmente vai querer ser abastecido em MT mas nós vamos pagar ao CEME o mesmo valor de agora, ainda que por exemplo a TAR seja muito mais baixa. Aí o modelo complicado da Prio é potencialmente mais transparente.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 22 out 2018, 15:28

Eu também recebi hoje a documentação da Prio...mas para ajudar no processo, recebi tudo em duplicado, dentro do mesmo envelope... :lol:

Para ajudar ainda mais, temos de enviar a documentação, esperar pelas credencias de acesso ao site deles, pedir depois o cartão e só depois activá-lo....

Duvido que isto esteja pronto até ao dia 1 :evil:

frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Mensagem por frankesousa » 22 out 2018, 15:29

Relativamente ao assunto de ter vários cartões de CEME (4 actualmente, mas no futuro pode ser mais) no meu entender não é uma solução com futuro, isto porque penso que não existe nenhuma empresa no mercado que ande a trabalhar de borla.

Se não vejamos, vamos pedir um cartão, este vai ser grátis (excepto evaz que cobra 10€) bem como todo o processo, criação de cliente, papelada etc etc, e no fim vamos certamente fazer 0 (zero) carregamentos com alguns dos cartões.

As empresas não vão manter o contrato a troco de 0€. Até um cartão de telemóvel pré-pago têm uma utilização mínima, estes também vão ter.
Quem tiver os 4 cartões, para além dos milhares de contas que vai ter de fazer para ver qual utilizar ainda vai ter de de entrar em conta com o "consumo mínimo" de cada um.

Nota: para quem ler o posto "na diagonal" :arrow: isto do "consumo mínimo" é o que eu acho que vai acontecer com "meio mundo" a aderir a todos os CEME e depois utilizar só 1 ou 2 de 1/2 em 1/2 ano (eu não conto utilizar muito mais os PCR do que isto :D )
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

Responder

Voltar para “Carregamento”