Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2018, 20:07

No caso tuga, qualquer uma delas se aplica.
Por um lado acho que há poucos clientes (é um facto, há poucos VE "não Tesla" em circulação regular nas auto-estradas) e, com a introdução dos pagamentos, boa parte desses vão voltar aos fumarolas (vale o que vale, mas a minha opinião é que a larga maioria dos que ainda o faziam, só o faziam pela borla e iam deixar de o fazer; fosse qual fosse o preço).
Por outro lado, os preços são pouco atractivos. Qual é a relação entre um custo e mais baixo e potencialmente mais "meia duzia" de clientes? Pois, não sei... :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 28 out 2018, 20:10

A concorrência trará outras soluções. Promoções, localizações mais convenientes a preços equilibrados. Tendo em conta a dimensão do país o aumento de preço seria catastrófico sabendo que os PCN vão aumentar consideravelmente por todo o país.

Sejamos positivos.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 28 out 2018, 20:48

BrunoAlves Escreveu:
28 out 2018, 20:07
No caso tuga, qualquer uma delas se aplica.
Por um lado acho que há poucos clientes (é um facto, há poucos VE "não Tesla" em circulação regular nas auto-estradas) e, com a introdução dos pagamentos, boa parte desses vão voltar aos fumarolas (vale o que vale, mas a minha opinião é que a larga maioria dos que ainda o faziam, só o faziam pela borla e iam deixar de o fazer; fosse qual fosse o preço).
Por outro lado, os preços são pouco atractivos. Qual é a relação entre um custo e mais baixo e potencialmente mais "meia duzia" de clientes? Pois, não sei... :think:
Eu diria que sempre que o posto está vago, estão a perder dinheiro, logo faz sentido que o posto esteja ocupado a maior parte do tempo.
Levanta-se a questão do desgaste dos materiais... acredito mais que as avarias dos postos estejam mais relacionadas com a má utilização do que com a quantidade de utilizações.
Agora que passarão a ser pagos, fica-se com o registo de quem o utilizou (e quem o danificou) sendo mais fácil responsabilizar quem fez a má utilização. Umas câmaras de segurança também não faziam mal nenhum. Se os postos de combustíveis as têm, então porque não também existiram nos PCR?

Vi um responsável da Prio a dizer que a expansão dos PCR está a ser pensada de acordo com a utilização que existe.
Este referiu que se a partir de 01/11 o PCR da ZI Porto continuar a ter a mesmas utilização (24h / dia com fila de espera) irá ser lá colocado outro.
Esperemos que todos pensem da mesma forma de maneira a obterem o lucro que necessitam e servir convenientemente a população, mas não podem descurar as zonas remotas onde também serão necessários PCR. O lucro de um posto tem que servir para financiar um posto numa area mais remota.

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 28 out 2018, 22:39

A verdade, verdade é que dia 1 é já esta semana e até este momento, cartões nem vê-los...

A Galp disse que deveria receber os papeis o mais tardar esta sexta...nem sinal deles...
Da Prio recebi um e-mail a dizer que tenho de rubricar todas as páginas e assinar a folha do contrato...Vale-me que enviaram a coisa a dobrar, de mod que não gasto dinheiro em CTT... :roll:

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2018, 22:55

BrunoFonseca Escreveu:
28 out 2018, 20:48
Vi um responsável da Prio a dizer que a expansão dos PCR está a ser pensada de acordo com a utilização que existe.
Este referiu que se a partir de 01/11 o PCR da ZI Porto continuar a ter a mesmas utilização (24h / dia com fila de espera) irá ser lá colocado outro.
Espero bem que sim, mas isso é Porto e Lisboa. Eu também tinha lido algures, na altura que se anunciou o pagamento pela primeira vez, que a Galp tinha dezenas de PCR em espera para instalar assim que acabasse a fase piloto. Acredito vendo.
BrunoFonseca Escreveu:
28 out 2018, 20:48
Esperemos que todos pensem da mesma forma de maneira a obterem o lucro que necessitam e servir convenientemente a população, mas não podem descurar as zonas remotas onde também serão necessários PCR. O lucro de um posto tem que servir para financiar um posto numa area mais remota.
Pois, isso é que já não sei... São entidades privadas, se tiverem de gastar 40k€ num PCR que vai carregar 3 carros por mês, tenho dúvidas :?

Agora que falas em mais de um PCR numa localização, lembrei-me disto:
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... o_2017.pdf
(não encontrei nada igual para 2018)

Uma boa parte do custo da energia nos PCR é a famosa TAR, que vamos ter subsidiada a ~~0,1€/kWh fora de vazio.
Ora para mais de um PCR fará sentido alimentá-lo em MT (coisa que, por exemplo, nas áreas de serviço da AE até já existe). Naquele documento diz que a TAR em MT, em ponta e no pior caso é 0,0463€/kWh, pergunto-me como é que vai ficar essa taxa nesses casos :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

migle
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Mensagem por migle » 29 out 2018, 00:31

O problema nisto tudo é que por muito que um PCR seja caro, uma rede de PCRs mínima para viagens em Portugal (200 PCRs?) são tostões para um país que oferece 120 milhões aos hotéis para se renovarem.

A existência de uma rede que permite uma pessoa deslocar-se a qualquer lado é fundamental para a adopção de VEs. Pessoalmente, eu comprei um VE depois de saber que existia um PCR em Aljustrel.

Não há melhor exemplo do que é investimento: gastar algum dinheiro para poupar muito dinheiro no futuro. Portugal sofreu muitas décadas com o peso da factura do petróleo na sua balança comercial. Esta é uma oportunidade histórica para Portugal se libertar disso. O turismo pode ser um investimento bestial, mas este é muito melhor.

Se estes operadores apenas têm capacidade para ir colocando PCRs para terem bichas nas horas de ponta, sinceramente, acho que as câmaras municipais, a IP, etc, têm de começar a constituir OPCs....
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

migle

Mensagem por migle » 29 out 2018, 00:36

BrunoAlves Escreveu:
28 out 2018, 19:27
é muito, muito raro vê-lo a parar num carregador rápido e estar ocupado.
Ele pára em PCRs de estrada, que costumam estar livres, ainda bem. É preciso ver que Trondheim tem 150 mil habitantes.
A Noruega não é só Teslas, nem pensar! A Noruega são acima de tudo Nissans Leaf: 25% de todos os VEs são Leafs, 15% são e-Golfs.

migle

Mensagem por migle » 29 out 2018, 00:39

jfr2006 Escreveu:
28 out 2018, 22:39
A verdade, verdade é que dia 1 é já esta semana e até este momento, cartões nem vê-los...
E agora é que reparei que dia 1 é feriado... Está complicado para o fim de semana.

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 29 out 2018, 11:40

BrunoAlves Escreveu:
28 out 2018, 22:55
Agora que falas em mais de um PCR numa localização, lembrei-me disto:
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... o_2017.pdf
(não encontrei nada igual para 2018)
TAR para 2018(folha "Tarifas Acesso"), incluindo a TAR para a mobilidade elétrica (folha "Tarifas Acesso Mobilidade")
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... s_Net.xlsx

Afinal a TAR para a mobilidade elétrica tem desconto. (resposta à 14ª pergunta)
https://www.mobie.pt/faqs

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 29 out 2018, 11:49

Jfsmoreira Escreveu:
26 out 2018, 21:59
rimsilva Escreveu:
26 out 2018, 11:46

Relativamente à Endesa (que me dá 12%), tenho ainda tarifas mais baixas fora de Vazio, potência e Gás.
Neste momento tenho Endesa com os mesmos 12% e tb Gás.

Mas pelas contas, a Galp ficaria mais barato.

Como é que as tarifas da Endesa em Vazio conseguem ficar mais baratas?
Na frase citada eu digo "fora de Vazio" não digo "vazio".

No meu caso em que 2/3 do consumo é em periodo de vazio a Endesa é claramente mais favorável.

No caso dessa frase julgo que me estava a referir ao plano da mobilidade onde a Galp dá 20% de Desconto, sendo nesse caso a tarifa em vazio de 0,07488€ contra os 0,08298€ da Endesa (com os 12% de desconto), só que nas restantes tarifas é bastante desfavorável.

Vazio (kWh)
GALP 2019 0,07488
Endesa 0,08298

Ponta/Cheias (kWh)
GALP 2019 0,21
Endesa 0,179256

Potência (dia)
GALP 2019 0,4221
Endesa 0,32173

Se comparar a Galp com a Endesa, tenho em conta o plano de adesão online (11% de desconto) a diferença já será menor, mas mesmo assim consigo poupar mais com a Endesa em Electricidade e Gás.

Responder

Voltar para “Carregamento”