
Civic White Acenta 40kWh
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Civic White Acenta 40kWh
Em D não existe abrandamento nenhum.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Confirmo. O carro desliza em D. Nas descidas as vezes uso o B só para abrandar ou controlar a descida sem tocar nos travões... mas nunca noutra situação. Talvez teste esse modo a sério quando tiver que descer a serra da Estrela... para acabar com mais SoC do que aquele com que comecei a viagem, sem recorrer a carregamentos... 

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Civic White Acenta 40kWh
cfvp, mesmo quando não seja por se levantar o pé do acelerador, há sempre travagem regenerativa quando se usa o pedal do travão (em combinação com travagem por fricção).
De resto, mesmo em D, excepto no IONIQ quando se está no nível 0, ao levantar o pé é sempre feita uma travagem, precisamente para imitar aquilo que acontece num CI.
A força que o motor CI tem de fazer para bombar ar através do motor, provoca uma travagem: travar com o motor. Essa força é tanto maior quando maior a rotação e a cilindrada (correcção, quanto maior a taxa de compressão).
A ausência de regeneração equivale a meter em ponto morto (N). Num CI, há quantos anos não metes em ponto morto para sentir a ausência de travagem do motor? O carro anda e anda... Isso equivale ao nível 0 no IONIQ. Nível 1 parece uma quarta. Nível 2 uma terceira ou segunda. Nível 3 trava até chegar à velocidade equivalente a um ralenti em primeira talvez (10km/h).
Portanto, o normal é os VEs imitarem a sensação de um CI.
De resto, mesmo em D, excepto no IONIQ quando se está no nível 0, ao levantar o pé é sempre feita uma travagem, precisamente para imitar aquilo que acontece num CI.
A força que o motor CI tem de fazer para bombar ar através do motor, provoca uma travagem: travar com o motor. Essa força é tanto maior quando maior a rotação e a cilindrada (correcção, quanto maior a taxa de compressão).
A ausência de regeneração equivale a meter em ponto morto (N). Num CI, há quantos anos não metes em ponto morto para sentir a ausência de travagem do motor? O carro anda e anda... Isso equivale ao nível 0 no IONIQ. Nível 1 parece uma quarta. Nível 2 uma terceira ou segunda. Nível 3 trava até chegar à velocidade equivalente a um ralenti em primeira talvez (10km/h).
Portanto, o normal é os VEs imitarem a sensação de um CI.
Última edição por migle em 04 nov 2018, 19:48, editado 1 vez no total.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Não... há um ligeiro abrandamento... tal e qual como um CI engatado. Mas acabei de abastecer o CI da minha mulher e o carro parece muito mais "preso" sem pressão no acelerador.... bem vistas as coisas também parece "preso" com acelerador... os CIs são mesmo mauzinhos na transmissão de energia... mais de 2000 peças móveis... enfim!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Civic White Acenta 40kWh
Na verdade, não sei. Nunca coloco o N em andamento. Nem num CI nem neste.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Obrigado pelos esclarecimentos.
Eu também não me lembro de alguma vez por em ponto morto com o carro a andar. Por isso a minha comparação seria com alguma mudança engatada e o modo D. Se é igual a um CI melhor, ainda por cima com o benefício da regeneração. No entanto, mesmo que houvesse um ligeiro abrandamento em relação a um CI, em princípio, também não haveria problema a meu ver. Perguntei para perceber melhor.
Eu também não me lembro de alguma vez por em ponto morto com o carro a andar. Por isso a minha comparação seria com alguma mudança engatada e o modo D. Se é igual a um CI melhor, ainda por cima com o benefício da regeneração. No entanto, mesmo que houvesse um ligeiro abrandamento em relação a um CI, em princípio, também não haveria problema a meu ver. Perguntei para perceber melhor.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Civic White Acenta 40kWh
Eu normalmente só uso o E-pedal nos semáforos... é uma espécie de launch control, basta ter o pé em cima do acelerador para arrancar.
Já várias vezes vi o e-pedal a travar com muito pouca regeneração, ou seja estava a usar os travões. Para eficiência máxima devemos evitar o e-pedal.

Já várias vezes vi o e-pedal a travar com muito pouca regeneração, ou seja estava a usar os travões. Para eficiência máxima devemos evitar o e-pedal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Civic White Acenta 40kWh
Já me aconteceu em nível 3 no Ioniq, a meio da Vasco da Gama, levantar o pé do acelerador sem querer, ou para descansar esquecendo-me que estou em 3... A minha mulher olha para mim, os outros carros notam a luz de stop... Não tem graça.
Para os semáforos tenho o auto-hold, que retiro na altura de estacionar.
Estes carros têm demasiado com que se brincar.
Para os semáforos tenho o auto-hold, que retiro na altura de estacionar.
Estes carros têm demasiado com que se brincar.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Mostrar quem é que manda.mjr Escreveu: ↑04 nov 2018, 23:40Eu normalmente só uso o E-pedal nos semáforos... é uma espécie de launch control, basta ter o pé em cima do acelerador para arrancar.![]()
Já várias vezes vi o e-pedal a travar com muito pouca regeneração, ou seja estava a usar os travões. Para eficiência máxima devemos evitar o e-pedal.

Nesses casos era quando se levantava o pé rapidamente do acelerador ou como?
De qualquer forma, em teoria será mais seguro usar o modo B para obter regeneração. Talvez usando o pedal do travão para regenerar também seja mais fiável que o próprio e-Pedal?
Esse é um dos meus receios em relação a usar o e-Pedal. Por causa desse mesmo hábito de tirar o pé do acelerador sem grandes preocupações. Por isso situações dessas são prováveis de me acontecer algumas vezes.migle Escreveu: ↑05 nov 2018, 00:16Já me aconteceu em nível 3 no Ioniq, a meio da Vasco da Gama, levantar o pé do acelerador sem querer, ou para descansar esquecendo-me que estou em 3... A minha mulher olha para mim, os outros carros notam a luz de stop... Não tem graça.
Para os semáforos tenho o auto-hold, que retiro na altura de estacionar.
Estes carros têm demasiado com que se brincar.
Desconhecia tal funcionalidade de auto-hold, mas parece ser muito interessante. Basicamente o carro aplica os travões automaticamente, mesmo num plano inclinado?
Pelo o que vejo o mais próximo que o Leaf tem é a assistência ao arranque em subida (excluindo o e-Pedal). O que já é bom, mas o auto-hold parece-me ser superior.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms