Ioniq e os PCR com potência limitada
- BrunoAlves
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Ioniq e os PCR com potência limitada
A questão voltou hoje a surgir no FB, lembrei-me de criar este tópico para podermos documentar melhor a "coisa".
Nos PCR que têm potência limitada (só parece acontecer nos Efacec, mas não há muitos outros por cá, e limitados também), o Ioniq não se comporta correctamente. Não é claro que seja do posto ou do carro porque o argumento dá para os 2 lados:
- argumento do posto: os outros carros carregam lá todos bem
- argumento do carro: noutros PCR limitados o carro aparentemente porta-se bem (o migle carregou num DBT "capado" em Espanha e não houve qualquer problema, vi vários relatos em Inglaterra ioniq a carregar em postos que não têm mais de 30kW).
Parece também ser só problema com o ioniq, o Sérgio Magno carregou um Kauai num dos postos que vou mencionar à frente.
Posto1: PCR Prio em Coimbra. Este é o posto mais limitado que conheço e não é só a limitação da potência, é também da própria instalação. A protecção térmica do posto está tão justa que caso o carro não respeite o limite anunciado pelo posto - e o ioniq não respeita - esta dispara e o posto fica mesmo desligado.
Eu desliguei este PCR 2x quando comprei o carro (fui lá para experimentar a CR), na discussão que se levantou no FB na altura surgiu um outro ioniq que também já o tinha desligado.
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 518515649/
Numa outra discussão apareceu ainda outro utilizador Só voltei a este PCR depois de ter OBD e vi claramente os 125A a entrar no carro, quando toda a gente não tira de lá mais de ~~90A. Claro que interrompi a carga antes de voltar a disparar o térmico (das outras vezes ainda demorou uns 5min). Já lá não vou há quase 1 ano, não sei se continua na mesma ou não.
Posto2: PCR Mobiletric Porto, Av. França. Todos os PCR Mobiletric instalados na fase piloto estavam com potência limitada aos ~~39kW (provavelmente ainda estão), mas o ioniq puxava alegremente os 125A. Como a protecção térmica neste posto não estará justa (deve ter sido instalado com cabos à séria ao contrário do de Coimbra) consegui carregar sem problemas.
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 3369484697
Nos mesmos comentários confirmava-se que ninguém puxa mais de 95A. Isto já foi há mais de um ano.
Posto3: PCR de Leiria. Já carreguei (várias vezes!) neste posto a 125A/50kW, mas nessa altura não permitia carregamento simultâneo. Ou seja, ao contrário dos Mobiletric, tem disponíveis os 50kW, tal como a maioria dos postos de auto-estrada. Recentemente, o posto foi alterado para permitir carregamento simultâneo mas, em vez de ter 50kW para DC e 43kW para AC, tem 50kW que balanceia entre as tomadas. Claro que, se não estiver ninguém em AC, o DC deve ter os 50kW.
A minha experiência há coisa de 1 mês: não passei de 90A/33kW e naturalmente que estava sozinho.
viewtopic.php?f=79&t=6902&start=250#p111774
Tópico do FB de hoje:
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 020648494/
Nessa discussão do FB o Sérgio Magno confirma que carregou lá o Kauai ontem a 49kW.
Como as coisas mudam. Antes carregava a 50kW onde outros não passavam de 33kW, agora é ao contrário
Nos PCR que têm potência limitada (só parece acontecer nos Efacec, mas não há muitos outros por cá, e limitados também), o Ioniq não se comporta correctamente. Não é claro que seja do posto ou do carro porque o argumento dá para os 2 lados:
- argumento do posto: os outros carros carregam lá todos bem
- argumento do carro: noutros PCR limitados o carro aparentemente porta-se bem (o migle carregou num DBT "capado" em Espanha e não houve qualquer problema, vi vários relatos em Inglaterra ioniq a carregar em postos que não têm mais de 30kW).
Parece também ser só problema com o ioniq, o Sérgio Magno carregou um Kauai num dos postos que vou mencionar à frente.
Posto1: PCR Prio em Coimbra. Este é o posto mais limitado que conheço e não é só a limitação da potência, é também da própria instalação. A protecção térmica do posto está tão justa que caso o carro não respeite o limite anunciado pelo posto - e o ioniq não respeita - esta dispara e o posto fica mesmo desligado.
Eu desliguei este PCR 2x quando comprei o carro (fui lá para experimentar a CR), na discussão que se levantou no FB na altura surgiu um outro ioniq que também já o tinha desligado.
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 518515649/
Numa outra discussão apareceu ainda outro utilizador Só voltei a este PCR depois de ter OBD e vi claramente os 125A a entrar no carro, quando toda a gente não tira de lá mais de ~~90A. Claro que interrompi a carga antes de voltar a disparar o térmico (das outras vezes ainda demorou uns 5min). Já lá não vou há quase 1 ano, não sei se continua na mesma ou não.
Posto2: PCR Mobiletric Porto, Av. França. Todos os PCR Mobiletric instalados na fase piloto estavam com potência limitada aos ~~39kW (provavelmente ainda estão), mas o ioniq puxava alegremente os 125A. Como a protecção térmica neste posto não estará justa (deve ter sido instalado com cabos à séria ao contrário do de Coimbra) consegui carregar sem problemas.
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 3369484697
Nos mesmos comentários confirmava-se que ninguém puxa mais de 95A. Isto já foi há mais de um ano.
Posto3: PCR de Leiria. Já carreguei (várias vezes!) neste posto a 125A/50kW, mas nessa altura não permitia carregamento simultâneo. Ou seja, ao contrário dos Mobiletric, tem disponíveis os 50kW, tal como a maioria dos postos de auto-estrada. Recentemente, o posto foi alterado para permitir carregamento simultâneo mas, em vez de ter 50kW para DC e 43kW para AC, tem 50kW que balanceia entre as tomadas. Claro que, se não estiver ninguém em AC, o DC deve ter os 50kW.
A minha experiência há coisa de 1 mês: não passei de 90A/33kW e naturalmente que estava sozinho.
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Tópico do FB de hoje:
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 020648494/
Nessa discussão do FB o Sérgio Magno confirma que carregou lá o Kauai ontem a 49kW.
Como as coisas mudam. Antes carregava a 50kW onde outros não passavam de 33kW, agora é ao contrário
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- migle
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Re: Ioniq e os PCR com potência limitada
Lá da Hyundai dizem que é "os PCRs da Prio" mas pelos vistos tu já reuniste melhor a informação que eles.
- BrunoAlves
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Re: Ioniq e os PCR com potência limitada
Claro. Eu ando com um carro eléctrico e eles não
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Re: Ioniq e os PCR com potência limitada
É verdade... O tipo vai para Gaia todas as semanas. Dizia que po isso, para ele "não dava"... Realmente não conhecem a capacidade do carro. Agora com o Kauai isso deve mudar...
- frankesousa
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Re: Ioniq e os PCR com potência limitada
Desculpem meter-me nas conversas dos Ioniq (já que tenho um Leaf) mas o que vos parece deste assunto das potências limitadas (não para os Ioniq que parece que até derretem o posto ) nos postos pagos ao minuto?
Eu fiquei um bocado "irritado" com isso e reclamei fortemente com o OPC/ MobiE e obtive uma resposta bastante, digamos, positiva.
Se quiserem e poderem dar uma vista de olhos sobre as respostas que obtive vejam aqui:
viewtopic.php?f=29&t=7442&start=680#p114525
EDIT: Caraças!! Foste rápido. Estava eu aqui a escrever isto e tu já a comentar o meu post.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Ioniq e os PCR com potência limitada
Numa de maldade, vocês dos Ioniq podiam fazer o serviço à comunidade:
-Carregar nesses postos até eles irem abaixo, para tentar forçar esses OPC a mudarem a potência para o valor correcto
-Carregar nesses postos até eles irem abaixo, para tentar forçar esses OPC a mudarem a potência para o valor correcto
- migle
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Re: Ioniq e os PCR com potência limitada
A ligação entre o PCR e a bateria do carro é demasiado promíscua. O risco de danos é demasiado grande.
- pemifer
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Re: Ioniq e os PCR com potência limitada
Só para baralhar ainda mais a discussão...
O PCR mais antigo da Av.França tem preço (Valor Variável (€/min): 0,052) inferior ao mais novo (Valor Variável (€/min): 0,098).
Será isto um sinal que a própria Mobiletric reconhece que há diferença de potência?
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -de-franca
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -de-franca
O PCR mais antigo da Av.França tem preço (Valor Variável (€/min): 0,052) inferior ao mais novo (Valor Variável (€/min): 0,098).
Será isto um sinal que a própria Mobiletric reconhece que há diferença de potência?
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -de-franca
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -de-franca
- BrunoAlves
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Re: Ioniq e os PCR com potência limitada
Não, em princípio é porque o antigo foi oferecido pelos fundos comunitários e o novo já foi pago por eles.
Mas isso não dirá respeito a este tópico, desculpa preferia tentar manter este tópico focado
Mas isso não dirá respeito a este tópico, desculpa preferia tentar manter este tópico focado
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Ioniq e os PCR com potência limitada
Recentemente senti na pele o efeito de um PCR que eventualmente não estará a debitar os 50kwh (pelo menos ao modelo Ioniq, não estará, visto que outros proprietários se queixaram do mesmo)- o PCR da área de serviço de Leiria (sentido sul - norte).
O Ioniq costuma demorar aproximadamente 30m a atingir os 94% de carga (costumo entregar o carro aos cuidados do PCR com aproximadamente 20% de SoC); no PCR de Leiria, demorou 45m! Mais 15m (+50% de tempo)para chegar aos 94%.
O Ioniq costuma demorar aproximadamente 30m a atingir os 94% de carga (costumo entregar o carro aos cuidados do PCR com aproximadamente 20% de SoC); no PCR de Leiria, demorou 45m! Mais 15m (+50% de tempo)para chegar aos 94%.