Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Mensagens: 1674
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por cfvp » 10 nov 2018, 00:15

BrunoAlves Escreveu:
09 nov 2018, 22:11
Precisamente, sem tirar nem pôr. É essa a ideia, chegas e passas o cartão, o posto diz-te em quanto tempo máximo (se o outro não sair entretanto) vais carregar.
Claro que o outro carro pode não sair. Aí o posto desliga a carga e notifica. Passados 5min, taxa a 300%, é garantido que nunca mais repete a gracinha.

Parece-me tão óbvio que me custa a perceber como é que só há soluções "tudo ou nada" :doh:
Exacto. Eu até estava a complicar, querendo que o posto identificasse o carro, mas pensando bem nem é preciso. Se estivesse um carro a carregar, bastava passar o cartão 1x para ficar em espera. Depois, quando o tempo dessa sessão esgotasse, obrigava-se a passar o 2º cartão uma 2ª vez para confirmar o carregamento. Assim o dono do 1º carro não poderia carregar mais até que o 2º passasse o cartão, a não ser que espancasse o dono do 2º carro e retirasse o cartão à força :lol:.
No entanto o único contratempo que estou a ver é o facto de ter que haver um tempo de expiração para o início do próximo carregamento. Isto porque pode chegar alguém, passar o cartão 1x e depois desistir e ir embora antes de iniciar um carregamento. Neste caso não dá muito jeito ter uma sessão bloqueada por 30min por ninguém. Talvez o melhor seria reduzir esse tempo de espera, não sei bem.

Eu lembro-me que isto já foi falado aqui neste fórum, tenho que ver se encontro isso para consolidar melhor as minhas ideias.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 11:30

10 dias adentro da fase comercial (ou de transição). Cartões da Galpelectric e da EDP ainda não me aparecem no site da Mobi.e.
Quanto ao contrato com a Prio que enviei assinado (todas as páginas) com autorização SEPA, ainda não tive resposta. Nem que estava bem, nem que não estava. (Escusado será dizer que por esta altura, estou-me marimbando).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por caz » 11 nov 2018, 11:41

Em Espanha a easycharger tem uma opção simples. Quando chega a um determinado patamar, avisa que vai mudar de tarifário. Se o cliente não desligar começa a pagar muito mais

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 11:43

migle Escreveu:
09 nov 2018, 22:46
BrunoAlves Escreveu:
09 nov 2018, 21:04
Já disse isto várias vezes. A "regra" dos 30min faz sentido SE houver gente em espera. Mas não é 30min de carga, é 30min de espera máximos.
Tu já disseste mas eles não fizeram caso!
Eu alinho. Dou o meu voto. Infelizmente o nosso poder de decisão é nulo.
Podemos fazer um abaixo-assinado. Tipo "A Mobilidade Primeiro". Que as CRs foram idealizadas para carregar 80% da bateria em 30' há já bastante tempo. Que hoje há carros com baterias um pouco maiores, sem falar em carros de luxo, que é possível ir a sítios onde antes não era, mas essa evolução que tem havido na ME não se materializa se os postos, que continuam a ter a mesma potência, tiverem limitações taxativas: não permitir carregar a mais de 80% ou não permitir mais de 30 minutos. Dá-se exemplos: o PCR de Sevilha, poderia permitir fazer a ligação com Málaga, mas como está limitado a 80%, não há carros que o consigam fazer. Um Leaf dos novos, pode fazer Porto-Algarve com duas paragens, porém, com uma limitação taxativa desse tipo, após a primeira CR, provavelmente terá de carregar em todos os PCRs do caminho. Não só certas viagens se tornam impossíveis, com uma rede ainda tão mal distribuída pelo território, como não se ganha nada quanto à ocupação da rede: os carros continuam a ocupar a rede de CR o mesmo tempo, simplesmente são obrigados a fazê-lo com mais paragens.

Depois, damos essas alternativas todas... A do Bruno Alves, e outras eventualmente, talvez mais simples, como o não permitir carregar abaixo de x kW (por exemplo, 18kW) em PCR e a penalização por cada minuto que o carro esteja ligado ao PCR sem carregar, que são duas medidas que seguramente vão trazer o proprietário para bem perto do carro, se não for ao fim de 30 minutos, será ao fim de 35.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 11:46

caz Escreveu:
11 nov 2018, 11:41
Em Espanha a easycharger tem uma opção simples. Quando chega a um determinado patamar, avisa que vai mudar de tarifário. Se o cliente não desligar começa a pagar muito mais
Easycharger?? Essa é nova... Tínhamos a IBIL da Repsol, tínhamos aquela de Madrid, tínhamos a da associação de municípios da Catalunha, e outros PCR avulso...
Tem muitos postos? Não queres fazer um post sobre ela no tópico dos "Carregamentos turísticos em Espanha"?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1185
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 11 nov 2018, 12:10

Na minha opinião continuamos a ver a solução do problema ao contrário.
Se há filas de espera nos PCR, então é porque não os há em número suficiente.
Sim, os OPC têm que lucrar com a instalação de PCR para reinvestir em novos PCR, mas não a qualquer custo.

Para mim apenas há uma solução que passa sempre por haver (em AE) sempre no mínimo um PCR (2 tomadas DC 50kW) acompanhado de um PCN (2 tomadas 22kW). Nas áreas mais concorridas é duplicar o processo. É caro? Até pode ser, mas como é que se explica que a Tesla quando instala postos SC o faz logo com 6, 8 ou 10 stalls? Acontece porque o custo da obra não é proporcional ao nº de stalls. Falta aqui muita visão (ou falta de capital) aos OPC. A Galp e a EDP têm meios mais do que suficientes para fazer instalações de mais do que um PCR por área de serviço.

A facturação deve ser simples, isto é, ao kWh e ou com factor tempo, sem limitação de tempo de carga e sem limitação de %SoC.
Acho que já estamos habituados, pelo menos em parques de estacionamento pagos, que os 1º 15 minutos têm um preço e a partir daí o valor é diferente.
Já aqui referi várias vezes que ninguém pode julgar outro com o facto deste ficar num PCR a carregar até 100%. Essa pessoa pode ter um carro com pouca autonomia, e todos os kWh que carrega podem ser poucos para conseguir chegar ao próximo ponto de carga.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 11 nov 2018, 15:41

Há uma questão importante que eu senti este fds numa viagem Porto/Lisboa/Porto. A primeira AS +/- a meio da viagem (Leiria, Pombal e Mealhada) que colocar mais pontos de carga será a preferida pelos UVE pois minimiza o risco de ter de esperar pela carga de alguém. A Galp tem planos para expandir a rede durante o próximo ano, duplicando alguns postos. Vamos ver o efeito que isso vai trazer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 16:49

Isso significa que precisamos que o renateves faça uma versão Android Auto do MobieChecker.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 11 nov 2018, 18:33

Eu com o Pro Pilot consigo pegar no tlm e ver o estado dos postos muito facilmente. O problema é que se agora está livre, daqui a 5m quando eu chegar pode já não estar. Por isso a tendência será carregar no primeiro que nos permite chegar ao destino em vez de naquele mais interessante no preço ou outro fator. Com 2 pontos de carga a probabilidade de se ocuparem no espaço de tempo até nós chegarmos diminui drasticamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 11 nov 2018, 22:27

Recebi ontem um SMS da Galp a dizer que ainda não tinham recebido a autorização SEPA. É verdade, ficaram de me mandar os documentos por mail e nunca recebi nada :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”