Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

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leogrova
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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por leogrova » 27 nov 2018, 15:17

Eu sou suspeito para opinar, uma vez que sou um grande apreciador da eficiência do Ioniq. Eficiência essa , que parece que o seu irmão herdou. Ter uma bateria maior e eficiente a carregar, como é o caso do Kauai, parece-me uma enorme vantagem, pois permite uma gestão totalmente diferente. Eu acho o Kauai ima excelente opção. É verdade que a bagageira parece-me um pouco acanhada, mas umas barras e uma bagageira de tejadilho compram-se, uma bateria melhor (até ver) não.

Quanto aos plásticos/sensação de boa construção, devo dizer que, estando o Kauai ao nível do Ioniq, cumpre na perfeição. Estou à vontade para falar/opinar sobre isso, pois actualmente tenho um Ioniq, e ainda nem há 2 anos tinha um carro Premium, referência do sector em termos de conforto. Não é a mesma coisa, obviamente, mas cumpre muitíssimo bem.

Preço... tendo em conta que todos os BEV actualmente estão inflacionados, eu diria que o preço é muito apetecível para o que o produto oferece.

Dito isto, se estivesse hoje comprador de um BEV... compraria o Kauai. Isto é ainda "mais grave" visto que não morro de amores por SUVs/ Cross overs.

Acabo como comecei - sou suspeito, sou fã da eficiência.

lmlr
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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por lmlr » 27 nov 2018, 17:34

On topic, qualquer VE hoje em dia é um paradigma de fiabilidade, principalmente se compararmos com os CI.

O Kauai não terá a mesma eficiência do Ionic, nem pode ter, pois a configuração e a aerodinâmica são completamente diferentes. De qualquer forma, do que se viu, continua a ser uma eficiência muito boa.

A hipótese da bagageira no tejadilho, se bem que pessoalmente também considerasse quando ponderei comprar o Kauai, vem matar completamente a aerodinâmica e a eficiência, elevando bastante os consumos.

Os acabamentos, plásticos e preço (para mim) não foram o que me afastou do Kauai, foi principalmente o espaço. Para o Leaf de 40, salvo erro, são 30 cm de diferença, o que é muito. Nota-se principalmente no espaço dos bancos traseiros e na bagageira, mas claro, não há milagres e é tudo uma questão que opção.

RicardoDias
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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por RicardoDias » 27 nov 2018, 19:23

Nonnus Escreveu:
27 nov 2018, 12:03
Eu posso não ter percebido e você também ainda não percebeu que o Kauai dentro de pouco tempo vai ser o seu carro principal. Eu em casa também tenho dois carros, o Leaf e uma Nissan Primera 1.9DCI. No ultimo ano o Leaf fez 40000km a Primera fez 4000km, esta a ver a diferença?

Não compre o carro a pensar que tem limitações de algum género e que tem um carro de backup, porque em poucos meses vai-se arrepender do dinheiro gasto e não poder usar o carro em todas as situações. O pensamento vai ser - gostava de ir neste, mas não consigo por isto ou aquilo.

Isto do carro eléctrico se tornar o carro principal aconteceu com todos nós, se tiver dúvidas, basta perder algum tempo a ler diários de bordo.

Quanto a minha limitação de autonomia pergunto-lhe se acha que 40000km num ano lhe parece que tenho limitações de autonomia com o meu Leaf de 30. Não estará você a querer mais do que necessita (isto se lhe der o uso que diz de apenas substituir o comercial) tendo o tal carro de backup?

Ninguém esta aqui contra si ou a favor de si (quer dizer estamos todos a favor de si porque vai comprar um VE 8-) ) o que estamos a tentar dizer é que faça uma compra ponderada e veja se o carro preenche mesmo todos o seus requisitos, porque em pouco tempo vai ser o seu carro principal, e não queremos que se arrependa ao fim de pouco tempo.
Nunca coloquei em causa a seriedade dos posts, até porque tenho sempre "chamado", nas minhas respostas, todos os intervenientes.

Posso lhe dizer, que cá em casa somos apenas 2, logo à partida, não me faz falta o espaço atrás, pelo menos até ver. O objetivo é trocar o cla por um eletrico dentro de 2 anos, aí sim irei procurar o tal espaço. Falo pela minha experiência, é raro alguém se sentar nos bancos traseiros! Em relação ao limite de viagens com uma bateria mais "pequena" é real, mas, tudo é possível, temos que nos adaptar, e neste caso, acho que vale bem a adaptação, daí a sua boa escolha.

caz
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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por caz » 28 nov 2018, 11:02

As boas notícias é que a hyundai está a aumentar a produção

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migle
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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por migle » 29 nov 2018, 00:28

lmlr Escreveu:
27 nov 2018, 11:48
Eu não tenho limitações, talvez devido a localização geográfica. Vou ao Porto e venho sem carrregar, vou à Serra da Estrela e venho sem carregar, chego ao Algarve com uma CR intermédia, etc. Por isso ter 40 ou 60 é (quase) indiferente, dai ter valorizado outros aspectos fundamentais, entre os quais o espaço.
Não sei como faz essa viagem para o Algarve com uma CR intermédia, e deixando a questão de que uma só paragem numa viagem tão longa talvez seja demasiado cansativo. Mas é um exemplo de uma viagem que o Kauai faz com muito mais facilidade. Á velocidade que o faz com uma CR intermédia o Kauai, das três uma: ou, à mesma velocidade, faz na mesma uma CR e poupa no mínimo 30-40 minutos nessa CR, ou, desce ligeiramente a velocidade e não faz CR nenhuma, poupando 30-40 minutos, ou com o mesmo tempo de CR, sobe a velocidade e poupa 60 minutos na deslocação.

Esta questão é um bocado o "elefante na sala", enquanto estávamos a discutir o espaço para os passageiros de trás. Em viagens mais longas, a diferença acentua-se. E esta é uma razão para o Kauai valer a diferença, para quem valorize e faça efectivamente viagens assim.
Daí, utilizadores diferentes... Naturalmente que o Leaf tem os seus atributos, espaço, conforto, a câmara de 360 graus que é o que eu mais invejo.
lmlr Escreveu:
27 nov 2018, 11:48
Não há nenhum VE que não aqueça o pack, Tesla incluído. Só um sistema de arrrefecimento activo 24/24 (tipo Tesla) pode minorar isso, não se iludam que vão com o Kauai para a AE a 120 e o pack fica fresco.
Este é o ponto que me obrigou a responder. Não se iludam com o quê? 120km/h com o Kauai deve ser o suficiente para manter a bateria numa temperatura boa de operação... Então se no Ioniq, andando a 120km/h, bastam uns 100km para que a bateria regresse dos 42 que atinge numa CR, a uma temperatura tipo 32... Mesmo a velocidades na casa dos 140km/h a bateria arrefece...

Não há qualquer problema em andar a 120-130km/h reais. O aquecimento é nas CR. E essas velocidades permitem a bateria arrefecer entre CRs.

Quando diz "só um sistema tipo Tesla", está-se a referir exactamente ao quê?
Nonnus Escreveu:
27 nov 2018, 12:03
Quanto a minha limitação de autonomia pergunto-lhe se acha que 40000km num ano lhe parece que tenho limitações de autonomia com o meu Leaf de 30.
Caro Nonnus, isso não tem a ver com autonomia. Vocês não faziam perto de 200km/dia com o carro? Tantos "avisos" a um comprador do Kauai porque o carro é pequeno? Claro que é um SUV do segmento B. Isso é a coisa mais óbvia, é a primeira coisa que a pessoa vê. Sinceramente, quem me dera, para mim quanto mais pequeno, melhor. Só tenho aquela limitação neste momento de ter de meter 3 cadeirinhas atrás...


Voltando aos plásticos, porque, realmente, é um assunto que neste e no outro tópico sobre o Kauai, já cansa um bocado, até porque vem muito mais de uma ideia feita do que de uma observação:
  • Kauai EV e Kauai a gasolina não têm obrigatoriamente os mesmos plásticos
  • os materiais são bem mais complexos que plástico, no Ioniq os compósitos incorporam fibras vegetais e pedra pomes para corresponder às expectativas do comprador de um VE...
  • Tenho um Toyota, que, se excluir RAV4, GT86, é perto do topo da gama, fora os modelos americanos, em particular nos interiores, tem coisas onde se tem uma sensação de maior robustez (volante) que o Ioniq, noutras ganha o Ioniq, por exemplo, todos os botões, ou as bases de borracha (ou elastómero termoplástico tipo máquina fotográfica) que tem em todas as bolsas, sítios para copos e para pousar coisas, que não só dão um toque bestial, como permite tirar e passar por água quando se entorna uma bebida. Além disso, tem um sistema de som extraordinário e que, aliás, me permite ouvir os meus ficheiros FLAC HD, de 192kHz e 24 bits.
  • O infotainment na Hyundai não é o Tesla, nem o Audi e-tron, mas tem uma coisa boa: é rápido e funciona bem. Há muitos carros em que uma pessoa tem de dar um certo tempo para que ele consiga absorver todas as letras que introduzimos... É o caso do Toyota, pelos vistos também até do i-Pace.
Tenho a certeza de que a maior parte das coisas nessa lista não estão no Kauai a gasolina. Se estão, então é uma bela compra.
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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por lmlr » 29 nov 2018, 08:54

Simples, Coimbra - Évora (CR), Évora - Monte Gordo. Percebeu?

Quando tiver mais tempo, respondo mais exaustivamente.

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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por lmlr » 29 nov 2018, 10:48

Como referi atrás, ainda no passado dia 1 de novembro (feriado), fui de Coimbra à Serra da Estrela e voltei (está no meu DB).
Apesar de ter feito carga intermédia, poderia tê-lo perfeitamente feito sem. Provavelmente não deve ter reparado, mas no global foram 245,1km, com um consumo global de 13,3kWh. volto a referir com a subida à Torre, talvez o percurso mais ingrato para um VE em Portugal Continental. No fim, pelas contas ainda restariam mais de 6kWh no pack.

A ida para o Algarve, faço facilmente como lhe expliquei acima, e o Kauai aqui só teria vantagem se fosse directo, o que com um misto de criança e duas pessoas idosas, é impensável.
Com o Kauai podia fazer directo? Podia eventualmente, mas deveria chegar nas lonas, o que obrigaria à tal CR.
Já o fiz de CI? Sim, várias vezes, mas só quando era eu e a esposa.
Se fosse com o Kauai podia ir um pouco mais rápido? Talvez, e daí?
São os tais 30 minutos, uma vez por ano, que não me justificaram gastar mais 10K, conforme expliquei atrás.

O Kauai para o Leaf são cerca de trinta (30) centímetros de diferença, volto a referir trinta. Presta-se a uma utilização familiar? Para mim, não! É mais um citadino com um pack de 64kWh, o que para mim não faz sentido.

Qualquer carro se tiver o pack a 50C ou mais, a temperatura vai baixar, a não ser que esteja no Saara.

Sistema tipo Tesla ou Jaguar, entendo arrefecimento líquido, sempre activo, ou seja 24 sobre 24 horas, conforme tinha referido atrás.

Relativamente aos plásticos e acabamentos no geral, quando estive comprador só vi e conduzi a versão CI, e como não tenho "inside information", tudo me leva a concluir que a marca mantenha os mesmos materiais, até porque segundo julgo saber o Kauai VE é derivado da versão CI e não um VE construído de raiz. Aliás, o próprio Björn refere esse aspecto, no comparativo que faz com o Kia.

Conforme também já referi atrás, estive genuinamente comprador do Kauai VE, e como não tenho fetiche por nenhuma marca, nem sou avençado por nenhuma (já tive um Peugeot iOn, um Renault Fluence ZE, um Leaf de 24 e agora um Leaf de 40), estive prestes a adquirir. Volto a referir os motivos porque não adquiri:
• depósito (não reembolsável) de 1.000€
• espaço e bagageira pequena
• qualidade de materiais e acabamentos
• não saber o preço final
• não saber o equipamento definitivo
• não saber a data de entrega, apesar de referirem fim do verão.
• só uma vez por ano, na viagem para o Algarve, iria eventualmente beneficiar de ter um pack maior.

Agora para quem esteja disposto, a pagar o valor, não privilegiar o espaço, como o nosso colega forista, é uma excelente opção. Para mim, não achei.

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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por lmlr » 29 nov 2018, 10:54

Só uma última achega. Quem estiver comprador, será melhor fazê-lo ao Orlando e ao Jasmin, porque as versões que possivelmente irão importar deverão ter bomba de calor (falta imperdoável da versão PT), e faróis LED, entre outros.

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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por Nonnus » 29 nov 2018, 11:58

migle Escreveu:
29 nov 2018, 00:28

Caro Nonnus, isso não tem a ver com autonomia. Vocês não faziam perto de 200km/dia com o carro? Tantos "avisos" a um comprador do Kauai porque o carro é pequeno? Claro que é um SUV do segmento B. Isso é a coisa mais óbvia, é a primeira coisa que a pessoa vê. Sinceramente, quem me dera, para mim quanto mais pequeno, melhor. Só tenho aquela limitação neste momento de ter de meter 3 cadeirinhas atrás...
Eu quando falei na questão da autonomia foi para responder ao user que deu a entender que eu tenho um bom carro, mas tenho um problema com autonomia (200km). O que eu lhe quis dizer é que os 200km de autonomia do Leaf de 30, até hoje não me fizeram desistir de ir a lado nenhum como tu sabes. Ainda recentemente estivemos os dois em Espanha onde fiz uma viagem de ida e volta de cerca de 400km. Quis-lhe dar a entender é que talvez ele esteja comprar aquilo que não precisa como segundo carro. Isto já foi debatido por nós tantas vezes!

Como já foi dito cada um sabe de si, mas dar 43K € por um carro para fazer 50km por dia (numero a sorte) e uma vez por festa fazer uma viagem de 500km (numero a sorte) acho que é comprar aquilo que não se precisa, quando no mercado existem opções mais baratas que fazem esses 50km por dia sem nenhum problema. Mas isto não se aplica só aos VE´s aplica-se a todo o tipo de carros, basta ver o nosso parque automóvel. Eu sinceramente gosto do carro, mas não me vejo a dar esse valor pelo carro, porque acho que esta sobrevalorizado, mesmo tendo em conta que os VE´s são mais caros.

À dias estava a falar com uma pessoa que quer comprar um carro, e só porque sim tem de ser um diesel, quando lhe perguntei quantos KM faz por ano, disse-me que faz cerca de 10000km, aqui esta um exemplo de comprar aquilo que não faz falta, porque um diesel é cerca de 5000€ mais caro, com manutenção mais cara e para 10000km por ano um carro a gasolina serve bastante bem e poupa-se uns trocos. Mas por norma as pessoas não fazem estas contas. O diesel esta mais barato na bomba e por norma gastam menos aos 100km/h então vamos comprar um diesel, esquecendo-se que deram mais por ele na compra e que esse dinheiro dá para muitos litros de gasolina. Atenção, eu na compra do meu primeiro carro diesel cometi este erro. Não fazia um nº de km por ano que justifica-se a compra de um diesel. A malta é nova e não pensa.

Ainda em relação a autonomia. Tu atravessas-te 3 países com um carro com uma autonomia parecida ao meu. Quantas pessoas em Portugal já o fizeram, com carros com mais autonomia? Poucas muito poucas, é verdade que se fosses num Kauai teria sido mais rápido e sem tantos "problemas" o que é certo é que tu o fizeste. Se calhar para ti o Kauai até pode ser um investimento que justifique, porque fazes esse tipo de viagem.

Quando mais atrás escrevi o que escrevi foi mais com a intenção de alertar para a compra ser ponderada e não de criticar propriamente o carro. O user diz que vai comprar o Kauai como segundo carro, e quando for preciso tem um carro de backup, mas todos nós sabemos que depois de termos um VE o ICE é que passa para segundo carro, e por esse motivo é que eu acho que não é muito sensato comprar um carro de 43K € e estar a pensar que não vai poder usufruir dele em todas as situações.

Ainda existe aqui outra questão, que é o gosto de ter e ter dinheiro para o ter. A pessoa gosta do carro, tem dinheiro para ele, então porque é que não o deve comprar. Como já disse, eu se tivesse possibilidade neste momento o carro que comprava era o e-tron dava para fazer os 200km por dia, dava para quando vou a pesca por a tralha toda, e dava para quando tenho de fazer percursos fora de estrada. E 80K € justificava isso? Pois... se calhar não.
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Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por leogrova » 29 nov 2018, 12:48

Desculpem mas há um ponto que não consigo perceber : o Ioniq EV é proposto por 39500; o Kauai é alegadamente proposto por 43000, e andamos aqui a fazer do preço cavalo de batalha? Independentemente de tudo o resto, 28kwh vs 64kwh? A sério ?

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