Uma opinião racional?

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Uma opinião racional?

Mensagem por leogrova » 07 dez 2018, 20:15

Olá a todos,
Há muito tempo que sigo este Sr. no youtube.Como é óbvio, não concordo com tudo o que diz, mas a esmagadora maioria dos ses comentários parecem-me muito rigorosos, bem fundamentados e pragmáticos.

Gostava que esta comunidade, que tem em comum comigo o gosto pelos BEV, visse o vídeo e desse a sua opinião.

Eu, pessoalmente, gosto muito deste vídeo, e as ideias expressas nele vêm de acordo com ideias que já tinha.

https://youtu.be/euGIg7lp3XY

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Uma opinião racional?

Mensagem por migle » 09 dez 2018, 23:34

Eu também vi esse vídeo, só para ver se havia evolução, e vi também parte de um sobre o Kona a gasolina, porque pensei que era sobre o EV e aproveitei para conhecer a versão a gasolina.

Nesse vídeo, ficamos a saber que o tipo foi radialista. Deve ser daí que adquiriu o estatuto de "auto expert".

No entanto, esse tipo é autor deste vídeo. Mais vale não ver e ler a conversa, porque no vídeo é preciso esperar longos minutos de palavrões até que apareça alguma ideia. A ideia é basicamente que a electricidade produz mais CO2 que os automóveis, enfim, na Austrália. Ora o número das emissões dos automóveis, não inclui as emissões para que a gasolina chegue ao automóvel: há a velha história da electricidade consumida na refinação ser quase suficiente para alimentar os VEs (tipo 5/6). A electricidade consumida na refinação é a maior fatia, mais além disso há mais duas fatias importantes: os combustíveis dispendidos no transporte, que se diz que é ligeiramente menor que a refinação, mas isso porque os EUA acumulam os papéis de maior produtor e maior consumidor (não é o nosso caso); e a electricidade gasta na bombagem de petróleo.

Esse vídeo usa uma única estatística, sem cruzar com outras perspectivas, e de maneira incompleta... Há várias organizações internacionais que o desmentem. Depois, é caso para dizer que estamos a mudar para o solar.... talvez não na Austrália, mas no Paquistão já cancelaram a construção de uma central termoeléctrica porque ficava mais barato construir uma solar equivalente. No Golfo Pérsico, já muitos poços de petróleo recorrem a centrais solares para a produção de electricidade...

Mas há muitos outros... havia um acerca dos EVs serem "coal-powered cars"... deve ter retirado porque não encontrei.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Uma opinião racional?

Mensagem por leogrova » 10 dez 2018, 02:50

Há umas ideias muito interessantes, que ele vai abordando, ainda que, pela forma como as apresenta, pareça tendencioso.

Os carros privados de transporte, são responsáveis pela menor fatia das emissões.

A energia elétrica é limpa...ou suja, conforme as fontes; e neste contexto, acrescento eu, que com os nossos carros elétricos, podemos não estar a reduzir emissões, podemos estar apenas a mudar o local das emissões.

O enorme desafio que a nossa sociedade enfrenta, (risco de extinção, na minha opinião)precisa de intervenção urgente, no sentido de solucionar o problema energético de uma forma global, nomeadamente priveligiando as energias renováveis.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Uma opinião racional?

Mensagem por mafgod » 10 dez 2018, 09:52

migle Escreveu:
09 dez 2018, 23:34
Eu também vi esse vídeo, só para ver se havia evolução, e vi também parte de um sobre o Kona a gasolina, porque pensei que era sobre o EV e aproveitei para conhecer a versão a gasolina.

Nesse vídeo, ficamos a saber que o tipo foi radialista. Deve ser daí que adquiriu o estatuto de "auto expert".

No entanto, esse tipo é autor deste vídeo. Mais vale não ver e ler a conversa, porque no vídeo é preciso esperar longos minutos de palavrões até que apareça alguma ideia. A ideia é basicamente que a electricidade produz mais CO2 que os automóveis, enfim, na Austrália. Ora o número das emissões dos automóveis, não inclui as emissões para que a gasolina chegue ao automóvel: há a velha história da electricidade consumida na refinação ser quase suficiente para alimentar os VEs (tipo 5/6). A electricidade consumida na refinação é a maior fatia, mais além disso há mais duas fatias importantes: os combustíveis dispendidos no transporte, que se diz que é ligeiramente menor que a refinação, mas isso porque os EUA acumulam os papéis de maior produtor e maior consumidor (não é o nosso caso); e a electricidade gasta na bombagem de petróleo.

Esse vídeo usa uma única estatística, sem cruzar com outras perspectivas, e de maneira incompleta... Há várias organizações internacionais que o desmentem. Depois, é caso para dizer que estamos a mudar para o solar.... talvez não na Austrália, mas no Paquistão já cancelaram a construção de uma central termoeléctrica porque ficava mais barato construir uma solar equivalente. No Golfo Pérsico, já muitos poços de petróleo recorrem a centrais solares para a produção de electricidade...

Mas há muitos outros... havia um acerca dos EVs serem "coal-powered cars"... deve ter retirado porque não encontrei.
Respondo com este video:
https://youtu.be/BQpX-9OyEr4
Última edição por mafgod em 10 dez 2018, 14:57, editado 1 vez no total.

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Uma opinião racional?

Mensagem por leogrova » 10 dez 2018, 14:04

Muito bom Mafgod!

Confesso que não tinha ideia da ordem de grandeza dos números.

Vídeo espetacular!
Última edição por leogrova em 10 dez 2018, 14:21, editado 1 vez no total.

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Uma opinião racional?

Mensagem por leogrova » 10 dez 2018, 14:20

... há muito tempo que tenho esta imagem guardada no meu telefone, mas não tinha percebido a ordem de grandeza disto...
Imagem

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Uma opinião racional?

Mensagem por brunoa » 10 dez 2018, 15:15

leogrova Escreveu:
10 dez 2018, 14:20
... há muito tempo que tenho esta imagem guardada no meu telefone, mas não tinha percebido a ordem de grandeza disto...
Imagem
LeoGrova, a imagem é demasiado generalista para ser usada como argumento, ora vejamos:

1 galão americano são cerca de 4 lt, 24 milhas são aproximadamente 39km, resumindo, gastas 4 litros para 39km? e 6kWh para 32km?

No meu Leaf Mk1 e não sendo sequer uma referencia de eficiência de consumos com 6kWh faço 50km. Usando como referencia o Golf com os 4 litros referidos farias cerca de 52km.

https://www.spritmonitor.de/en/overview ... owerunit=2

Ou seja, a discrepância é mínima.

Agora se me disseres que a forma de produção, transporte, armazenagem e distribuição beneficia claramente a eletricidade e por sequencia os BEV, ai estou contigo!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Uma opinião racional?

Mensagem por leogrova » 10 dez 2018, 16:06

Bruno, independentemente dos valores, acho q n percebeste a imagem.

Gastas energia para obter combustível fóssil. Energia essa q podias usar directamente em deslocação... sem mais perdas, emissões, consumo de matérias primas...

;)

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Uma opinião racional?

Mensagem por Ricardo » 10 dez 2018, 18:46

Lamento mas não acredito muito nessa história dos 5 ou 6 KWh para cada galão de combustível. As refinarias iam à falência se esses números estivessem correctos. Acredito que a realidade seja muito mais complexa.

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Uma opinião racional?

Mensagem por leogrova » 10 dez 2018, 21:11

Ricardo, eu acredito piamente que a realidade é muito mais complexa - interesse económicos a condenarem-nos paulatinamente a um triste fim.

Responder

Voltar para “Hyundai”