Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- Nonnus
- Mensagens: 2976
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Relato de mais uma viagem...
Este Sábado desloquei-me a Coimbra para AG da UVE. No total fiz 460KM no meu Leaf de 30kW.h (~200km de autonomia).
Planeie a viagem de modo a fazer dois carregamentos na ida e apenas um na volta, isto para aproveitar o tempo que ia estar na AG para arrefecer o pack. Quando cheguei a Coimbra o pack apresentava uma temperatura a volta dos 42º depois de dois carregamentos.
Primeiro carregamento:
Duração: 00:22:46
Preço: - €
Energia: 15.97 kWh
Localização: A1 km 85 (Sentido Sul/Norte), 2035-000 Santarém, Portugal
Segundo carregamento:
Duração: 00:23:52
Preço: - €
Energia: 16.35 kWh
Localização: A1 km 166,7 (Sentido Sul/Norte), 3100-000 Pombal, Portugal
Na volta depois de 4 horas parado o pack não perdeu muita temperatura, não me lembro ao certo da temperatura apresentada, mas talvez tenha perdido apenas uma barra, na melhor das hipóteses duas.
Fiz-me a estrada com ideia de parar apenas em Santarém cruise control a 110km/h e siga. Depois de ter passado as outras áreas de serviço anteriores começo a ver que talvez tenha sido arriscado fazer até Santarém, pois a certa altura o GPS indicava 21km para área de serviço e o GOM apenas mostrava 19km de autonomia, posto isto, baixei a velocidade para os 80km/h. Mas quando apanhei as descidas entre Fátima e Santarém a coisa compôs-se, consegui carregar 3%, dos 8% aos 11%. Cheguei a área de serviço com indicação do LS de 1kW de remain e o carro apresentava zero barras e os --- que ninguém gosta de ver.
Terceiro Carregamento:
Duração: 00:25:13
Preço: - €
Energia: 19.18 kWh
Localização: A1 km 85 (Sentido Norte/Sul), 2035-000 Santarém, Portugal
Neste ultimo carregamento a temperatura do pack subiu até aos 50º. O Leaf mesmo com a temperatura do pack a 50º continuou a carregar a 48KW, chegando algumas vezes a 49KW. O Leaf de 30 tem muita dificuldade em baixar a temperatura do pack, durante o restante caminho apenas baixou 1º, chegando ao destino com 49º e com uma temperatura exterior de 10º.
Ainda a respeito a velocidade carregamento, no segundo carregamento acima dos 80% o LS mostrava potencias de carregamento na ordem dos 35KW e com uma temperatura do pack mais baixa, o que me faz pensar que o que faz limitar o carregamento no Leaf de 30 não é a temperatura do pack, mas sim a percentagem que o pack apresenta.
Outra coisa que notei é que no terceiro carregamento o SOH aumentou de 94% para 95%.
Fica aqui mais um relato de uma viagem de 460Km num Leaf de 30kWh.
Em relação a AG da UVE, mais uma vez foi um prazer estar com o pessoal e trocar dois dedos de conversa, conhecer alguns membros da direcção da UVE como alguns membros aqui do fórum. Mais uma vez ficou demonstrado a abertura da UVE para receber as ideias dos seus associados e trabalharmos todos juntos para uma UVE melhor em prol da ME. Obrigado a todos pela maneira como nos receberam.
Este Sábado desloquei-me a Coimbra para AG da UVE. No total fiz 460KM no meu Leaf de 30kW.h (~200km de autonomia).
Planeie a viagem de modo a fazer dois carregamentos na ida e apenas um na volta, isto para aproveitar o tempo que ia estar na AG para arrefecer o pack. Quando cheguei a Coimbra o pack apresentava uma temperatura a volta dos 42º depois de dois carregamentos.
Primeiro carregamento:
Duração: 00:22:46
Preço: - €
Energia: 15.97 kWh
Localização: A1 km 85 (Sentido Sul/Norte), 2035-000 Santarém, Portugal
Segundo carregamento:
Duração: 00:23:52
Preço: - €
Energia: 16.35 kWh
Localização: A1 km 166,7 (Sentido Sul/Norte), 3100-000 Pombal, Portugal
Na volta depois de 4 horas parado o pack não perdeu muita temperatura, não me lembro ao certo da temperatura apresentada, mas talvez tenha perdido apenas uma barra, na melhor das hipóteses duas.
Fiz-me a estrada com ideia de parar apenas em Santarém cruise control a 110km/h e siga. Depois de ter passado as outras áreas de serviço anteriores começo a ver que talvez tenha sido arriscado fazer até Santarém, pois a certa altura o GPS indicava 21km para área de serviço e o GOM apenas mostrava 19km de autonomia, posto isto, baixei a velocidade para os 80km/h. Mas quando apanhei as descidas entre Fátima e Santarém a coisa compôs-se, consegui carregar 3%, dos 8% aos 11%. Cheguei a área de serviço com indicação do LS de 1kW de remain e o carro apresentava zero barras e os --- que ninguém gosta de ver.
Terceiro Carregamento:
Duração: 00:25:13
Preço: - €
Energia: 19.18 kWh
Localização: A1 km 85 (Sentido Norte/Sul), 2035-000 Santarém, Portugal
Neste ultimo carregamento a temperatura do pack subiu até aos 50º. O Leaf mesmo com a temperatura do pack a 50º continuou a carregar a 48KW, chegando algumas vezes a 49KW. O Leaf de 30 tem muita dificuldade em baixar a temperatura do pack, durante o restante caminho apenas baixou 1º, chegando ao destino com 49º e com uma temperatura exterior de 10º.
Ainda a respeito a velocidade carregamento, no segundo carregamento acima dos 80% o LS mostrava potencias de carregamento na ordem dos 35KW e com uma temperatura do pack mais baixa, o que me faz pensar que o que faz limitar o carregamento no Leaf de 30 não é a temperatura do pack, mas sim a percentagem que o pack apresenta.
Outra coisa que notei é que no terceiro carregamento o SOH aumentou de 94% para 95%.
Fica aqui mais um relato de uma viagem de 460Km num Leaf de 30kWh.
Em relação a AG da UVE, mais uma vez foi um prazer estar com o pessoal e trocar dois dedos de conversa, conhecer alguns membros da direcção da UVE como alguns membros aqui do fórum. Mais uma vez ficou demonstrado a abertura da UVE para receber as ideias dos seus associados e trabalharmos todos juntos para uma UVE melhor em prol da ME. Obrigado a todos pela maneira como nos receberam.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Excelente relato.
Lá está, se tivesses de fazer mais uma carga rápida iria entrar em ação o rapid gate. Mas seria sempre menos que no Leaf 40, pois a 50C o Leaf 40 limita a 15kW...
Lá está, se tivesses de fazer mais uma carga rápida iria entrar em ação o rapid gate. Mas seria sempre menos que no Leaf 40, pois a 50C o Leaf 40 limita a 15kW...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Bom relato, eu nestes casos preferia ter mais rapidgate do que levar as baterias a essa temperatura.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Então afinal já foi? Eu sabia (acho) que não teria direito de voto no primeiro ano, mas pensei que dissessem alguma coisa...
- Nonnus
- Mensagens: 2976
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Deves ter recebido um email a avisar da AG com o local e horário. Eu pelo menos recebi.
Eu também não tive direito a voto, eu e mais algumas pessoas que lá estavam. Em todo o caso desloquei-me lá para saber o que se esta a fazer e o que se pensa fazer.
Eu também não tive direito a voto, eu e mais algumas pessoas que lá estavam. Em todo o caso desloquei-me lá para saber o que se esta a fazer e o que se pensa fazer.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Mas eu não recebi nenhum email... O BrunoFonseca recebeu? Eu fiz-me sócio no mesmo evento, sexta-feira...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Os e-mails são enviados automaticamente para todos os associados 1 mês antes da AG, conforme os estatutos. É possível que quem se tornou sócio após essa data não receba a convocatória.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
No entanto, e para fechar o assunto, as convocatórias são publicadas no portal www.uve.pt e no Facebook. Claro que na prática o mais eficaz é o e-mail.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 2976
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Dezasseis meses já se passaram e o Leaf já conta com 60000km.
Continua com o SoH entre os 94 e os 95% e tudo a funcionar em condições. Estou espera que o concessionário me indique uma data para ir a segunda revisão.
Continua com o SoH entre os 94 e os 95% e tudo a funcionar em condições. Estou espera que o concessionário me indique uma data para ir a segunda revisão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km