Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Este fim-de-semana fiz a primeira viagem grande a pagar...
Usei cartão Galp com oferta dos 1500kWh, carreguei a sair de casa a 100%, no destino carreguei à borla e ao chegar a casa voltei a carregar a 80%.
Valores de carregamento nos PCR obtidos pela app: https://play.google.com/store/apps/deta ... uladorfree
Valor do carregamento em Santarém (2ª linha a contar de baixo) não está muito preciso porque o posto (ou carro) terminou o carregamento, como não fui eu com o cartão não vi o tempo e energia exatos...
Usei cartão Galp com oferta dos 1500kWh, carreguei a sair de casa a 100%, no destino carreguei à borla e ao chegar a casa voltei a carregar a 80%.
Valores de carregamento nos PCR obtidos pela app: https://play.google.com/store/apps/deta ... uladorfree
Valor do carregamento em Santarém (2ª linha a contar de baixo) não está muito preciso porque o posto (ou carro) terminou o carregamento, como não fui eu com o cartão não vi o tempo e energia exatos...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Eu quando fui a Lisboa na passada quinta-feira optei por usar o PCR da Cepsa em detrimento do da Galp, pois eles baixaram de 0,15€/min para 0,10€/min. Sem rapid gate vale a pena, Em 39m meti 26kW.h, ou seja ficou por 3,9€. Se fosse na Galp seria bem mais caro: 4,7€.
A Cepsa basicamente ajustou os preços em face da concorrência. É o mercado a funcionar
A Cepsa basicamente ajustou os preços em face da concorrência. É o mercado a funcionar
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Isso é fantástico! Uma pessoa poder dar-se ao luxo de escolher o PCR pelo operador!
Mostra que realmente a ocupação dos PCRs diminuiu...
-
- Mensagens: 413
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Realmente como o comportamento muda...
Eu moro em Lisboa e tenho um PCN na minha rua. Durante o dia estão lá sempre carros a carregar (BEV e PHEV), mas estranhamente durante a noite (0h-8h) está muito mais vazio.
Pensava eu que seria normal as pessoas deixarem lá o carro durante a noite a carregar e de manhã iam buscá-lo com a bateria carregada.
Noutro dia por volta da meia noite fui dar uma volta pelos carregadores à volta. Apenas vi 3 carros a carregar: 1 BMW PHEV em Entrecampos, 1 Citroen Mehari na Av. EUA e um Leaf ao pé do Inatel... De resto, ou avariados ou livres...
Quando começar a ser pago com o preço do dia mais caro do que à noite, acho que as coisas vão mudar...
Qual a vossa experiência e opinião ?
Eu moro em Lisboa e tenho um PCN na minha rua. Durante o dia estão lá sempre carros a carregar (BEV e PHEV), mas estranhamente durante a noite (0h-8h) está muito mais vazio.
Pensava eu que seria normal as pessoas deixarem lá o carro durante a noite a carregar e de manhã iam buscá-lo com a bateria carregada.
Noutro dia por volta da meia noite fui dar uma volta pelos carregadores à volta. Apenas vi 3 carros a carregar: 1 BMW PHEV em Entrecampos, 1 Citroen Mehari na Av. EUA e um Leaf ao pé do Inatel... De resto, ou avariados ou livres...
Quando começar a ser pago com o preço do dia mais caro do que à noite, acho que as coisas vão mudar...
Qual a vossa experiência e opinião ?
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Na minha zona, pelo contrário é à noite que vejo maior ocupação. Muitas vezes estão as 3 tomadas funcionais a serem usadas.caz Escreveu: ↑11 dez 2018, 13:50Realmente como o comportamento muda...
Eu moro em Lisboa e tenho um PCN na minha rua. Durante o dia estão lá sempre carros a carregar (BEV e PHEV), mas estranhamente durante a noite (0h-8h) está muito mais vazio.
Pensava eu que seria normal as pessoas deixarem lá o carro durante a noite a carregar e de manhã iam buscá-lo com a bateria carregada.
Noutro dia por volta da meia noite fui dar uma volta pelos carregadores à volta. Apenas vi 3 carros a carregar: 1 BMW PHEV em Entrecampos, 1 Citroen Mehari na Av. EUA e um Leaf ao pé do Inatel... De resto, ou avariados ou livres...
Quando começar a ser pago com o preço do dia mais caro do que à noite, acho que as coisas vão mudar...
Qual a vossa experiência e opinião ?
-
- Mensagens: 2505
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Na notícia cujo link coloquei falava em desconto no preço para carregamentos superiores aos 10 minutos. Como não consigo ler a notícia toda, estava a ver se alguém sabia mais alguma coisa.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Acho que é uma questão matemática...
Preço antigo: 0,15€/min
Preço novo: 0,50€ + 0,10€/min
Carregamento de 10m:
Antigo: 10m x 0,15€/min = 1,5€
Novo: 0,5€ + 0,10€/min = 1,5€
ou seja, abaixo de 10m de carga o preço antigo era melhor, acima de 10m o novo preço é melhor.
Os preços são os publicados pela Mobi.e.
A UVE fez um comparativo entre os preços de novembro e dezembro:
https://www.facebook.com/uve.pt/posts/1422183337916939
Preço antigo: 0,15€/min
Preço novo: 0,50€ + 0,10€/min
Carregamento de 10m:
Antigo: 10m x 0,15€/min = 1,5€
Novo: 0,5€ + 0,10€/min = 1,5€
ou seja, abaixo de 10m de carga o preço antigo era melhor, acima de 10m o novo preço é melhor.
Os preços são os publicados pela Mobi.e.
A UVE fez um comparativo entre os preços de novembro e dezembro:
https://www.facebook.com/uve.pt/posts/1422183337916939
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 2505
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
OK. Pensava que era algo como um preço por minuto até aos 10m e daí para a frente outro preço...
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Para ajudar a quem tiver esta dúvida... hoje ligaram-me da GALP por uma questão de acesso à área de cliente deles para ver os consumos do cartão e disseram-me que os consumos teriam de ser visualizados na área pessoal da Mobi.e e que os cartões são "inseridos" na Mobi.e através do "cruzamento" do email e não do NIF!mjr Escreveu: ↑01 nov 2018, 08:53Como é que a Mobi.e associou o cartão à tua conta? Será pelo NIF?frankesousa Escreveu: ↑01 nov 2018, 01:58No site da MobiE (na conta) já me apetece o cartão da EDP registado e como ativo mas ainda não recebi qualquer SMS ou outra notificação. Talvez assim já funcione. Pedi a ativação ontem às 20h.
- frankesousa
- Mensagens: 1308
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Hoje precisei de fazer um carregamento em PCR no Noruega (estou em trabalho com um Leaf 30kWh alugado).
Em 5 min (bem, foram 10mim, 5 para me registar na area de cliente e mais 5 para perceber o que lá estava escrito em Norueguês ) tinha a APP no meu android, cartão crédito registado e estava pronto a ativar o PCR.
Liguei a ChadeMo, cliquei em start na APP e voalá, carregamento em curso.
Foram 11 min de carga paguei 27,5 kr = 2,8€ (2,5kr / min já com todas as taxas e taxinhas, nem sei quais são, só sei que são 2,5kr = 0,26€ por minuto)
(não perguntem quanto carregou, porque foram só 5,5kW, até começou nos 45kW mas 1 min depois baixou para os 30kW, talez porque a bateria estava a 3ºC )
Posso ver o consumo na área de cliente na hora, e vão simplesmente debitar-me no cartão.
Vá, num pais em que o diesel custa 2€/L e que os ordenados serão umas 3x os nossos, 0,26€/ min é quase de borla.
E se consumir mais durante o mês (tem patamares) vai ficando mais barato.
Mas como nem tudo são rosas, e nós (Portugueses) temos de estar na frente de algo aqui vai o problema:
Na área onde estou (uns 15 km de diâmetro) para poder carregar nos vários PCR disponíveis tenho de ter 3 Apps, 3 registos, 3 faturas, etc etc porque é cada "OPC" por si. Nisso pelo menos o conceito da MobiE é bom.
Em tudo o resto, é uma porcaria. Os estrangeiros nem daqui a 50 anos vão conseguir carregar em Portugal, é um processo estupidamente complexo, demorado e doloroso.
Eu preferia ter 10 APPs no smartphone mas poder fazer o processo simples, rápido e transparente.
Em 5 min (bem, foram 10mim, 5 para me registar na area de cliente e mais 5 para perceber o que lá estava escrito em Norueguês ) tinha a APP no meu android, cartão crédito registado e estava pronto a ativar o PCR.
Liguei a ChadeMo, cliquei em start na APP e voalá, carregamento em curso.
Foram 11 min de carga paguei 27,5 kr = 2,8€ (2,5kr / min já com todas as taxas e taxinhas, nem sei quais são, só sei que são 2,5kr = 0,26€ por minuto)
(não perguntem quanto carregou, porque foram só 5,5kW, até começou nos 45kW mas 1 min depois baixou para os 30kW, talez porque a bateria estava a 3ºC )
Posso ver o consumo na área de cliente na hora, e vão simplesmente debitar-me no cartão.
Vá, num pais em que o diesel custa 2€/L e que os ordenados serão umas 3x os nossos, 0,26€/ min é quase de borla.
E se consumir mais durante o mês (tem patamares) vai ficando mais barato.
Mas como nem tudo são rosas, e nós (Portugueses) temos de estar na frente de algo aqui vai o problema:
Na área onde estou (uns 15 km de diâmetro) para poder carregar nos vários PCR disponíveis tenho de ter 3 Apps, 3 registos, 3 faturas, etc etc porque é cada "OPC" por si. Nisso pelo menos o conceito da MobiE é bom.
Em tudo o resto, é uma porcaria. Os estrangeiros nem daqui a 50 anos vão conseguir carregar em Portugal, é um processo estupidamente complexo, demorado e doloroso.
Eu preferia ter 10 APPs no smartphone mas poder fazer o processo simples, rápido e transparente.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)