Carregamento turístico em Espanha
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamento turístico em Espanha
A minha ideia passa por acampar. acredito que os parques tenham no mínimo a tomada azul...
Seja como for é importante estar prevenido para o que der e vier
Seja como for é importante estar prevenido para o que der e vier
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Eu não tenho experiência com campismo. Sou mais tipo o Poirot da série. Em qualquer dos casos, tens de fazer reservas. Telemóvel com Internet imprescindível. Hoje em dia perguntam logo o endereço para enviar o email com a reserva.
Se vais fazer campismo em Espanha, é um tipo de experiência diferente. A informação que encontrares será complementar da que procurei.
Se vais fazer campismo em Espanha, é um tipo de experiência diferente. A informação que encontrares será complementar da que procurei.
-
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Dentro de dias tenho que ir a Salamanca
É pacífico o carregamento por lá ou é melhor esquecer? Quem já por lá tenha andado de VE, alguma dica?
É pacífico o carregamento por lá ou é melhor esquecer? Quem já por lá tenha andado de VE, alguma dica?
- migle
Primeiro: carregar na Guarda ou num restaurante em Vilar Formoso, nem que seja uma horita, porque a viagem é puxada. Salamanca fica à altura da Guarda, 800m, em cima da meseta, portanto a etapa Fundão-Salamanca é bastante esticada (está no meu DB quantos kWh são do Fundão a Salamanca).
Ainda não há carregadores rápidos em Salamanca. Também não há carregadores lentos públicos. O mais próximo de público é na Universidade, para quem puder entrar com o carro. Depois, será o Corte Inglés que tem umas tomadas industriais (já lá estacionei, olhei, mas não precisava de carregar).
Existem vários destination chargers em hotéis que dá bastante mais potência. Por exemplo, existe o Parador de Salamanca, com vista para o centro histórico e dá para ir a pé pela ponte antiga. Para quem almoçar ou dormir, não cobra. Senão, cobra alguma coisa, tipo 16€ ou lá o que é, o que é bom também porque nos deixa à vontade. Almocei lá a caminho de Valladolid. É caro (tipo 50€ duas pessoas) mas muito, muito bom. É óbvio que na portaria e ao telefone atendem qualquer pessoa que queira carregar com a maior simpatia.
Para dormir, longe do centro, junto à autoestrada, usei o Resotel. Também recomendo, barato, carregamento incluído (vem indicado na factura: carregamento 0€), muito espaçoso, muito convidativo, muito simpáticos, bom-bons de oferta, pequeno almoço bastante reforçado (fotos no meu DB, aí pela página 22). É uma tomada Mennekes de 16A. Alguns Tesla já se queixaram, eu disse ao gestor que era suficiente para nós VEs normais numa dormida. Saí a 100%.
Ainda não há carregadores rápidos em Salamanca. Também não há carregadores lentos públicos. O mais próximo de público é na Universidade, para quem puder entrar com o carro. Depois, será o Corte Inglés que tem umas tomadas industriais (já lá estacionei, olhei, mas não precisava de carregar).
Existem vários destination chargers em hotéis que dá bastante mais potência. Por exemplo, existe o Parador de Salamanca, com vista para o centro histórico e dá para ir a pé pela ponte antiga. Para quem almoçar ou dormir, não cobra. Senão, cobra alguma coisa, tipo 16€ ou lá o que é, o que é bom também porque nos deixa à vontade. Almocei lá a caminho de Valladolid. É caro (tipo 50€ duas pessoas) mas muito, muito bom. É óbvio que na portaria e ao telefone atendem qualquer pessoa que queira carregar com a maior simpatia.
Para dormir, longe do centro, junto à autoestrada, usei o Resotel. Também recomendo, barato, carregamento incluído (vem indicado na factura: carregamento 0€), muito espaçoso, muito convidativo, muito simpáticos, bom-bons de oferta, pequeno almoço bastante reforçado (fotos no meu DB, aí pela página 22). É uma tomada Mennekes de 16A. Alguns Tesla já se queixaram, eu disse ao gestor que era suficiente para nós VEs normais numa dormida. Saí a 100%.
-
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Obrigado Migle. Espetáculo, ao detalhe.
Vou por essa, tentar um hotel desses com wallbox
Não vou pelo Fundão mas é igual ou pior: Aveiro-Salamanca. Até à guarda sobe 800m, é de roer os nervos, a partir daí é quase sempre à mesma altitude mas terei que carregar 1 hora em Viseu a 6.6kW, na Guarda só há 16A
Não vou pelo Fundão mas é igual ou pior: Aveiro-Salamanca. Até à guarda sobe 800m, é de roer os nervos, a partir daí é quase sempre à mesma altitude mas terei que carregar 1 hora em Viseu a 6.6kW, na Guarda só há 16A
- psi20
- Proprietário Fluence
- Registado: 11 nov 2013, 19:06
- Data de fabrico: 07 jan 2016
- Capacidade bateria: 35Ah
Correcto, na Guarda apenas tens 16A e neste momento apenas podes contar com um PCN com duas menekes (o que está frente ao pingo doce na zona da estação).FullElectric Escreveu: ↑18 dez 2018, 00:54Obrigado Migle. Espetáculo, ao detalhe.
Tens em Mangualde tb apenas 1 tomada junto às escolas a 6,6kw (ao final do dia tipo a partir das 18h está um Leaf a carregar todos os dias (está quase todos os dias das 18/19h até às 22h) e as vezes um Tesla. (eu costumo ser o último do dia... Ainda outro dia o fui lá deixar depois das 24h e adormeci... Fui buscar as 7h da manhã lol e fui dormir mais um pouco...)
Na Guarda eu tb ao sei desse do pingo doce, mas costuma estar ocupado com... Carros sem ser a carregar. É é lento....
Na Guarda eu tb ao sei desse do pingo doce, mas costuma estar ocupado com... Carros sem ser a carregar. É é lento....
- migle
2018, Quadra Natalícia
Ora, estamos a entrar na quadra da família. Uma quadra em que a tradição nos impõe alguns passeios de carro em família, que raramente (só quando o dinheiro permite) chegam ao país vizinho. É também a quadra em que os restaurantes portugueses se enchem de espanhóis que procuram o bacalhau à minhota ou simplesmente um restaurante que esteja aberto num feriado.
O que há de novo então nos PCRs ao alcance de um VE de 20-30kWh? Quase nada, mas...
Novas redes
para quem consiga fazer os 257km de Guadalajara até Zaragoza; ou talvez chegar a Valencia fazendo 255km até ao PCR do município de Utiel.
O caminho mais óbvio para Barcelona continua a ser o caminho normal dos portugueses, de Vilar Formoso até França pelo País Basco, pela fronteira de Hendaye, e voltar a sair pela de Perpignan. O caminho em França é pacífico. Na Cataluña e Valencia não faltam PCRs.
E é assim o nosso país irmão, ainda mais que nós uma país a duas velocidades.
Ora, estamos a entrar na quadra da família. Uma quadra em que a tradição nos impõe alguns passeios de carro em família, que raramente (só quando o dinheiro permite) chegam ao país vizinho. É também a quadra em que os restaurantes portugueses se enchem de espanhóis que procuram o bacalhau à minhota ou simplesmente um restaurante que esteja aberto num feriado.
O que há de novo então nos PCRs ao alcance de um VE de 20-30kWh? Quase nada, mas...
Novas redes
- A rede Iberdrola, que na primavera passada tinha apenas um ou dois carregadores. Promete ser uma rede de peso, e a maior parte dos PCR estão à borla, porém eles decidiram começar precisamente pelas localizações onde já haviam postos IBIL... incluindo o País Basco, território natal da Repsol...
- A rede EDP nos postos da AVIA nas Astúrias tem vários PCRs a funcionar desde Agosto.
- A rede EasyCharger, que funciona exclusivamente por App. Por agora, os pontos próximos de Portugal estão ainda nos brevementes (Lugo, Salamanca). Mas a página deles tem um formulário para "sugerir ubicación".
- Iberdrola AVIA Salamanca. O PCR está lá e era para entrar em funcionamento dia 15-11. Acontece que agora a data prevista é 31-01-2019 porque está à espera de financiamento público para passar um cabo por baixo da estrada.
(não seria preferível levar o PCR para o outro lado da estrada?)
- Repsol Navalmoral de la Mata. Este PCR duplo fica apenas a 214km do PCR do Fundão, passando a fronteira por uma estradinha regional. Porém, fica no final da EX-A1 (A1 extremeña), à entrada da A5, e Madrid fica a apenas 160-180km. É o PCR que vai pôr Madrid ao alcance de muitos VEs. Infelizmente, foi instalado no princípio de Agosto mas ainda não está a funcionar. Parece que está à espera de uma licença (nós portugueses conhecemos bem o tipo de licença que falta...).
- PCR de Aracena. Parece ser municipal e provavelmente à borla. Está em "fase de testes" mas operacional. Recomenda-se telefonar. Este PCR torna possível a viagem Lisboa-Sevilha pela fronteira de Ficalho/Rosal sem passar pelo Algarve. Fica apenas a 180km do PCR de Aljustrel, ou, para quem consiga fazer, 232km do PCR de Alcácer do Sal (caminho normal A2+IP8). Depois são só 90km até Sevilha.
- Iberdrola AVIA Tartessos. Os espanhóis, sempre com a mania de meter Tartessos em Huelva, embora os artefactos escritos sejam as lápides de Bensafrim e de Ourique (bem longe, 1200 anos AC). Brevemente... Colocará Sevilha ao alcance de carros com baterias menores (120km do PCR da AS Loulé na A22 e 115km do PCR junto ao castelo de Loulé).
- Gasolwin La Carolina. Este PCR fica na A4 que faz Sevilha, Córdova, Madrid. Infelizmente para mim, ainda fica a 274km do IKEA de Sevilha, um pouco arriscado. Mas para um Leaf 40kWh... Se houvessem PCNs em Córdova, uma horinha seria suficiente... Depois, ainda são 260km até Madrid. Convém passar a horas decentes, é preciso falar, parece que é preciso ir um funcionário ligar o PCR.
- Parking Vialia María Zambrano em Málaga. A funcionar e activável pelo electromaps.

O caminho mais óbvio para Barcelona continua a ser o caminho normal dos portugueses, de Vilar Formoso até França pelo País Basco, pela fronteira de Hendaye, e voltar a sair pela de Perpignan. O caminho em França é pacífico. Na Cataluña e Valencia não faltam PCRs.
E é assim o nosso país irmão, ainda mais que nós uma país a duas velocidades.
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Nunca tinha reparado nesse PCR de Aracena. Mas para lá chegar não convém descurar que tem um desnível de 600m em relação a Aljustrel, logo cuidado com esses 180km.
Já agora, os espanhóis tem algum fórum tipo este de discussão da mobilidade elétrica?
Já agora, os espanhóis tem algum fórum tipo este de discussão da mobilidade elétrica?