
Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
- migle
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Os pneus de borracha mais dura, que consomem menos, são também os que duram mais kms.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Finalmente levei o Leaf à tartaruga, ainda nao tinha feito desde que perdi a segunda barra. Amanhã ja devo ter o teste da tomada. O carro ficou a repousar e vai iniciar a carga às 00:00 a 10A para poder comparar a capacidade com os ultimos testes.


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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Resultados do teste da tomada:


O carro carregou 20.956kWh que dá uma capacidade de cerca de 84%, um desvio face à instrumentação ainda considerável. Os Ah já subiram ligeiramente hoje de manhã.
O carro carregou 20.956kWh que dá uma capacidade de cerca de 84%, um desvio face à instrumentação ainda considerável. Os Ah já subiram ligeiramente hoje de manhã.
- mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
No mk2 penso que, ao contrário do mk1, o rendimento a 10A é ligeiramente abaixo de a 16A pelo que apontaria antes para 82-83% de SOH real. Um resultado mesmo assim muito superior ao estimado pelo carro e mais um exemplo de que a Nissan geralmente honra as garantias melhor do que promete. Nitidamente quiseram que o erro médio das medições fosse sempre para baixo da capacidade real, algo que é de louvar.
O reverso da medalha é que essa capacidade extra apesar de estar acessível fica escondida abaixo dos avisos de bateria fraca, o que torna muito difícil a sua utilização sem instrumentação extra, como o Leaf Spy.
O reverso da medalha é que essa capacidade extra apesar de estar acessível fica escondida abaixo dos avisos de bateria fraca, o que torna muito difícil a sua utilização sem instrumentação extra, como o Leaf Spy.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Pois é, a eficiencia do mk1 segundo aquele report do USA tem pico de eff nos 10A.
Por acaso fiquei contente pensava que carregava já menos de 20kWh.
Por acaso fiquei contente pensava que carregava já menos de 20kWh.
- filipeoliv
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Desculpem perguntar, mas esses medidores estão aferidos?
-
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Muito bom. Qual o valor de kWh reportado pelo leafspy no final do carregamento?
- Apr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Pergunta muito simples mas de resposta muito dificil!
O medidor de energia que uso no meu EVSE inteligente é um PZEM-004T que tem a mesma precisão que os medidores que se encontram no eBay por menos de 100€. São medidores de energia que medem potencia real, amostram tensão e corrente.
Os kWh que recolho no EVSE são contados internamente pelo PZEM mas também consigo calcular a energia usada integrando a potencia como este gráfico do emoncms mostra e que bate certo com o que o EVSE indica:
Claro que se desconfiarmos do medidor os valores podem estar todos contaminados, mas uma vez mais, olhando para os amperes medidos parece tudo normal e dentro do que tenho sempre observado para qualquer leaf mk2:
Erro haverá certamente mas estou convencido que este será minimo, tendo em conta que é uma carga resistiva e relativamente constante.
- filipeoliv
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Ok, obrigado. 
