Soul EV esclarecimento e ajuda

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 13 jan 2019, 18:01

Se quiseres, combinamos, eu mostro-te. Tens de comprar uma app, o Torque Pro, eu configuro-te isso e empresto-te um ELM-327.

Mais em concreto, usamos o Torque Pro para ler dados da porta OBD, a porta de diagnósticos do carro, geralmente por baixo do volante. Toda esta comunicação é feita de perguntas e respostas que são totalmente específicas do carro. Então, é preciso configurar o Torque Pro com estas perguntas e como descodificar as respostas.

A instruções estão todas no repositório do JejuSoul no github. Ao olhar, até fico com vergonha: eles já sabem quase tudo em relação ao Soul de 27kWh, enquanto que nós no IONIQ temos sido preguiçosos, sabemos ler informação do BMS, que era semelhante ao Soul, e encostámo-nos a dormir debaixo da bananeira.

Está tudo aqui: Os ficheiros dos PIDs estendidos estão separados pela unidade (ECU) que os dá. Cada ECU comunica usando um cabeçalho diferente nas tramas CAN. Para o Soul, sabe-se quase tudo sobre o carro.... Listando estas unidades começando com o BMS, que está perto da bateria, junto aos bancos de trás, e seguindo para as que estão debaixo do capot, de cima para baixo.
  • Temos dois CSVs, o BMS e o Battery Cell data, ambos vêm do BMS. O primeiro tem informação mais geral e sobre a bateria como um todo, correntes, tensões, contadores de energia, SoC e, claro, o SoH, que tu queres. O Battery Cell data é para ler as tensões individuais de cada par de células (infelizmente, apenas com resolução de 0,02V).
  • Sob o capot, o primeiro componente de cima para baixo, é o OBC, on-board charger, o carregador de bordo, que produz corrente DC para carregar a bateria a partir de uma tomada AC. Permite ler coisas tipo os Ampères indicados pelo EVSE, corrente e tensão de entrada no OBC, duty cicle do piloto de controle.
  • Por baixo do OBC, está o EPCU (Engine Power Control Unit) que controla o motor. Tem o inversor, que produz corrente AC trifásica para rodar o motor a partir da corrente DC da bateria e vice-versa (regeneração). Esta unidade tem o papel do que se chama normalmente VMCU (Vehicle Main Control Unit), e desta unidade podemos ler qual é a mudança em que estamos, RPM do motor eléctrico, temperatura do motor, nível do pedal do acelerador, torque comandado, torque estimado, velocidade do carro...
  • No mesmo andar do EPCU está o LDC, que é o Low-voltage DC-DC converter. Sempre que a bateria de 12V é insuficiente, ou precisa de ser carregada, o LDC produz 12V a partir dos 300 e muitor da bateria de alta voltagem, para alimentar os acessórios. Faz o papel do alternador.
  • Por baixo do EPCU está o motor e a caixa de redução, mas esses não mandam dados.
  • Finalmente, é possível ler os dados do TPMS, sistema de monitorização da pressão dos pneus. Identificador, pressão e temperatura para cada pneu.
  • No ficheiro VIN, tem PIDs para ler o VIN do carro (número de chassis), ano de produção, e se é o nível "Plus" de equipamento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 13 jan 2019, 22:22

Homem tu percebes MSM disto
Confesso que li coisas que são chinês para mim.
Hoje mandei mensagem ao vendedor.
Diz que posso fazer o test drive sem QQ problema.
Pelo menos é bom sinal.... espero
Diz tbm que antes de me entregar o carro vai com ele á Kia e que me entrega os papéis comprovativos.

Amanhã vou ver se compro a APP mas DPS tens de me explicar melhor o que e como th de fazer o teste.
Desculpa....

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 13 jan 2019, 22:50

Sim. O test drive é melhor que qualquer leitura do OBD. Tenta fazer um teste em plano, a velocidade constante (o carro tem cruise control?), e gastar mais de 50%. A partir daí calculas se dá para a tua deslocação de 140km ou não e com que folga.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 13 jan 2019, 22:54

O carro indo á Kia eles não vêem o soh?
Email relação á garantia trocam se tiver a baixo de quanto sabes?
O eletricista não atendeu e não ligou de volta. Amanhã logo novamente.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 14 jan 2019, 00:04

Não sei se vêm o SoH. Não sei como é o serviço na Kia. O importante é teres o historial, isso dão-te.
O importante é que tu vês o SoH em km, a medida que te é útil para já, no test drive. Se fizeres 80km com 50% da bateria...

A troca de bateria em garantia ocorre se o SoH descer abaixo dos 70%. Isso em princípio, não acontece. Por exemplo, o JejuSoul acha que na bateria dele isso vai acontecer aos 180 mil km, fora da garantia. A ilha de Jeju não é tão fria como o resto da Coreia, tem temperaturas próximas das nossas, embora o clima em geral seja incomparável (aqui é fresco, lá é desagradável).

Não há cidade nenhuma na Europa que seja comparável a Phoenix, Arizona. As mais quentes, Sevilha, Córdova, Amareleja, Atenas, são quentes como Las Vegas, não mais. E quase de certeza que esse Soul não foi importado nem de Córdova (há pouquíssimos VEs em Espanha), nem da Grécia (a austeridade...).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 14 jan 2019, 10:37

Bom dia.
O carro é importado de França não sei de onde especificamente mas sei que veio de França.

Nunca fiz um test drive. Tem um tempo our km limite?
Já lhe expliquei que o objetivo é verificar a capacidade da bateria.....

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 14 jan 2019, 20:33

O limite é o que ele te deixar. Idealmente, farias uns 100km. Porque não Vasco da Gama, ida e volta? Mas apenas a 100km/h para veres a autonomia a 100km/h.

Mas olha, pelo que vi daquele tópico no mykiasoul, não deve haver dúvida que faz 140. Não te foques tanto na bateria. Se o carro está bem, não suscita dúvidas, se ele vai à Kia contigo, fica por aí.

Mais uma vez, eu empresto um coiso OBD e configuro o Torque no teu telemóvel para ler o SoH. Diz que fica igual à folha que eles dão na Kia. Na véspera de lá ires, ou antes, manda-me uma MP.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 14 jan 2019, 22:39

Em princípio vou lá no sábado.
Estou á espera que me confirmem disponibilidade para fazer o test drive nesse dia.
A ver vamos.
Obrigado por TD a ajuda.
TDS vocês têm sido brilhantes.

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 20 fev 2019, 14:36

Olá boa tarde a todos

Li algures aqui no forum que o sould EV nao carrega em trifasico?
confirmam?

estou neste momento a avançar para dar o grande passo mas isto nao esta facil, vejam bem os orçamentos qur me deram :-(

Solução 1
Tomada Monofásica 16A, a retirar do Quadro Serviços comuns da garagem. 700€

Solução 2
Tomada maximo 16A Trifasico a partir do quadro serviços comuns da garagem, esta solução apenas é possivel adjudicando a Solução III. 792€

Solução 3
Passagem do quadro de serviços comuns da garagem a trifasico a partir do quadro Geral. 942€
download/file.php?mode=view&id=1910
isto para mim é tudo chines
alguem me consegue ajudar?
Anexos
2019-02-20_132038.jpg

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por BrunoAlves » 20 fev 2019, 14:43

Sim, o soul é monofásico.
O que te pedem é a solução 2+3, parece ser actualizar o quadro comum da garagem para passar a trifásico (solução 3) e depois instalar-te a tomada trifásica a partir dessa actualização (solução 2).
Faz sentido, mas diria que a solução 3 devia ser suportada pelo condomínio, uma vez que será útil a toda a gente. Tu suportarias a 2.

Dito isto, o soul não usa trifásico, mas teres 16A em vez de 10A é uma mais valia.
Se possível, aponta a um carro que carregue em trifásico (sim, são poucos...) para poderes tirar proveito da maior disponibilidade de potência
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Kia”