Gastos anuais - Carro elétrico

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
squintanilla
Mensagens: 4
Registado: 25 jan 2019, 00:02
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por squintanilla » 25 jan 2019, 11:42

Boas,

Estou interessado em comprar um carro elétrico principalmente pela conservação do meio ambiente, economia e tecnologia, mas como sou muito novo no assunto, gostava de saber se esta mudança sairia-me "cara" ou não.

Estive a fazer as contas e anualmente gasto aproximadamente €3.000 em transportes, tenho uma carrinha Renault Megane 2005 a gasoleo.

Minha principal dúvida é o custo aproximado das baterias do Nissan Leaf e de quanto em quanto teria de trocá-las?
Quanto gastaria anualmente em manutenções/seguro (Aproximadamente)?
Outros gastos?

Estou interessado num carro como este por exemplo: https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... sults_link

Também gostava de saber quais são os principais pontos a considerar na hora de comprar um carro elétrico.

Pelo que tenho entendido normalmente os Nissan Leaf tens de comprar as baterias, enquanto o Renault Zoe, tens de contratar um aluguer mensal de aprox 50€

Segundo vossa experiência, qual carro (Leaf vs Zoe) compensa mais em questão de gastos anuais?

Desde já, agradeço toda a informação/ajuda que possam fornecer!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por Nonnus » 25 jan 2019, 18:39

Bem-vindo,

Vamos começar pelo principio. Quantos KM faz por dia e quando costuma fazer viagens grandes faz com tempo ou é em contra-relógio?

Os Leaf tem garantia de 8 anos ou 160000km (o que ocorrer primeiro) para as baterias. Os ZOE também pode comprar as baterias, mas o preço vai subir substancialmente ficando um ZOE ao preço de um Leaf, visto que é um carro inferior (segmento abaixo) parece que não faz muito sentido.

O aluguer das bateria no ZOE faz com que o carro fique mais barato (eu chamo-lhe efeito psicológico), mas tem alguns contras. Se ultrapassar os KM mensais/anuais vai ter que pagar mais, enquanto tiver o carro vai ter que pagar o aluguer, quer tenha o carro durante 1 ano quer tenha o carro durante 10 anos. Muitas pessoas veem uma mais valia no aluguer porque se tiverem algum problema a Renault tem obrigação de substituir as baterias, mas o que se tem vindo a ver com alguns relatos de pessoas com aluguer de bateria é que tem tido muitos problemas para fazer com que a Renault substitua as baterias.

Eu pessoalmente acho o aluguer um mau negocio, porque 8 anos de garantia ou 160000km no caso do Leaf dá tempo mais que suficiente para se houver algum problema este aparecer antes de terminar a garantia.

A troca de bateria vária muito de carro para carro. Existem carros com poucos km e com as baterias já muito degradadas e existem carros com muitos KM com baterias em estado novo. Depende muito do tipo de utilização que o carro teve. O preço das baterias senão estou em erro anda a volta dos 7000€. Há aqui alguns membros do fórum que conseguiram entrar em acordo com a Nissan e trocaram as baterias pagando apenas 50% do valor, mesmo o carro estando fora da garantia.

No acto da compra o que deve ter em especial atenção é o estado da bateria, para isso deve usar um programa que é o Leaf Spy que acede aos dados do carro através interface OBD.

Resumindo é isto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por pemifer » 25 jan 2019, 23:08

Em relação a gastos anuais podes ver aqui: viewtopic.php?f=56&t=5332&hilit=wiscons ... 30#p105710

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por santanamos » 27 jan 2019, 03:52

Fazendo uma correcção ao Nonnus, a garantia do exemplo referido atras é de 5anos ou 100mil km.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por migle » 27 jan 2019, 12:06

A ideia de que a bateria nos carros eléctricos é uma peça de desgaste, que se troca periodicamente, não corresponde à realidade actual.

Efectivamente, os primeiros Leaf, MK1, tinham uma química menos robusta ao calor, que levava a uma degradação mais acelerada do que nos carros actuais. Temos aqui no fórum alguns destes, carros de 2011/2012, que trocaram a bateria, uns dentro, outros fora da garantia. Por exemplo, o mjr comprou uma bateria nova e ficou-lhe por 6000€ para o seu MK1 de 2011. Viveu com a primeira 7 anos e agora vai aproveitá-la para armazenar energia dos painéis solares, ainda tem muita vida.

Mas com os carros actuais já não é assim. E as baterias também não morrem, graças à gestão avançada que tem, elas apenas perdem capacidade.
Por comparação, um carro a gasóleo com 100 mil km já não tem a mesma potência que tinha em novo. Com 200 ou 300 mil, vou ter mais cuidado com a velocidade, e o carro poderá já ter mudado várias peças que não são de desgaste, como injectores, bomba de gasóleo, etc.

As baterias são testadas em laboratório. Por exemplo, as baterias do BMW i3 de 2017, espera-se que ao fim de 920 mil km ainda tenham 80% da capacidade inicial. Isso não me parece motivo para trocar. Quanto a carros reais, o Leaf com uns 2 anos e meio do jfr2006 está com 94%, o Tesla S do RS232C está com 90 e muitos, isto para falar apenas de dois que falaram nisso nos últimos dias.

Por isso, se vai comprar um VE actual, um modelo posterior a 2017, não há motivo para entrar com o preço de uma troca de bateria nas suas contas. Temos de contar sim, que haverá uma perda de capacidade, mas todo o resto do carro também já não estará novo.

Claro que nós estamos a pensar nesse número, essa percentagem da capacidade original da bateria, o estado de saúde (SoH). Claro, estamos a cuidar do nosso investimento, a evitar o excesso de calor e todos os comportamentos que provocam maior desgaste, mas isso é porque somos utilizadores preocupados que participam em fóruns na Internet... A maior parte das pessoas nem tem de pensar muito nisso.

Recomendo este vídeo que aborda todas as questões básicas em relação aos VE incluindo essa.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 27 jan 2019, 19:54

Nonnus Escreveu:
25 jan 2019, 18:39

O aluguer das bateria no ZOE faz com que o carro fique mais barato (eu chamo-lhe efeito psicológico), mas tem alguns contras. Se ultrapassar os KM mensais/anuais vai ter que pagar mais, enquanto tiver o carro vai ter que pagar o aluguer, quer tenha o carro durante 1 ano quer tenha o carro durante 10 anos. Muitas pessoas veem uma mais valia no aluguer porque se tiverem algum problema a Renault tem obrigação de substituir as baterias, mas o que se tem vindo a ver com alguns relatos de pessoas com aluguer de bateria é que tem tido muitos problemas para fazer com que a Renault substitua as baterias.
Discordo Nonnus.
No caso de alguém decidir pelo ZOE, a decisão sobre o aluguer ou não da bateria deverá ter em conta o período que se pretende ter o VE vs o nº de Km a realizar por ano, isto é, se quiseres adquirir um VE que penses vender em 2 ou 3 anos, então opta pelo aluguer. A bateria custa mais coisa menos coisa 8k€, se a tiveres em regime de aluguer por 3 anos com km ilimitados (118€/mes) vais pagar apenas pela bateria 4.248€, com a vantagem de ser em prestações mensais e sem juros... :lol:

Quanto à substituição, aí acredito, pelos relatos que já li, que possa ser um problema.

Acima de tudo, o problema do Zoe não está na bateria mas sim no carregador, pois apenas carrega a 22kWh AC (o que é bom para AC) mas não carrega em DC (excepto os Q, mas estes são a pior opção pois são mais caros, menos eficientes e as tomadas Menenkes T2 estão a desaparecer dos PCR)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por migle » 27 jan 2019, 20:20

BrunoFonseca Escreveu:
27 jan 2019, 19:54
mas não carrega em DC (excepto os Q, mas estes são a pior opção pois são mais caros, menos eficientes e as tomadas Menenkes T2 estão a desaparecer dos PCR)
Os Q carregam em AC a 43kW, não é DC. Sim, são menos eficientes a carregar em 22kW ou abaixo, para a mesma potência. É uma colher maior, só compensa se a colherada também for maior.

Não sei se as tomadas AC43 estão a desaparecer. Eu vejo tudo na mesma na rede de PCRs, evolução no último ano próxima de zero.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 28 jan 2019, 10:06

migle Escreveu:
27 jan 2019, 20:20
BrunoFonseca Escreveu:
27 jan 2019, 19:54
mas não carrega em DC (excepto os Q, mas estes são a pior opção pois são mais caros, menos eficientes e as tomadas Menenkes T2 estão a desaparecer dos PCR)
Os Q carregam em AC a 43kW, não é DC. Sim, são menos eficientes a carregar em 22kW ou abaixo, para a mesma potência. É uma colher maior, só compensa se a colherada também for maior.

Não sei se as tomadas AC43 estão a desaparecer. Eu vejo tudo na mesma na rede de PCRs, evolução no último ano próxima de zero.
Verdade. Talvez a minha construção da frase não tenha sido a mais correcta.
Quanto às fichas AC 43kW, elas não estão a "desaparecer", mas os novos PCR apenas têm Chademo e CCS

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 28 jan 2019, 10:13

squintanilla Escreveu:
25 jan 2019, 11:42

Segundo vossa experiência, qual carro (Leaf vs Zoe) compensa mais em questão de gastos anuais?
Deixo aqui a minha experiência:
Adquiri em Jun'18 um Zoe R90 0 Km com aluguer de bateria e contrato anual para 10.000 Km, o que dá em mensalidade 79€/mes
Com o incentivo do estado e retoma de um Clio 1.2 de 2006, o Zoe ficou-me por cerca de 20k€
Como tenho andado mais do que esperava, vou ultrapassar os 10.000 Km/ano (neste momento já vou em 12.000 e só passaram 7 meses)
Significa isto que até Dezembro'18 fiz em Km adicionais 288€

Por outro lado, se comparar o uso de um VE com ICE, poupei em meio ano cerca de 1.000€

Escolhas o VE que escolheres, será sempre melhor do que um ICE.

squintanilla
Mensagens: 4
Registado: 25 jan 2019, 00:02
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Gastos anuais - Carro elétrico

Mensagem por squintanilla » 10 fev 2019, 23:54

Pessoal,

Muito obrigado a todos pelas informações e pontos de vista, de certeza que estão a ajudar-me a tomar uma decisão mais acertada e a perceber melhor este mundo dos carros elétricos.

Então em resumo, o Leaf pode ser mais interessante, por ser um carro maior, melhor para carregar, etc.

Em questão dos Leafs, qual a diferença entre os modelos (Tenho visto alguns vomo tekna, acenta, etc) há algum melhor que outro?
O que tenho de levar em consideração principalmente é sempre o estado da bateria e claro, os kms. Algo mais?


Obrigado mais uma vez a todos!

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”