Diz que CCS têm de ter, está no site da MobiE e deverá estar noutros documentos:rimsilva Escreveu: ↑25 jan 2019, 11:30Não tenho conhecimento de nenhuma referência na lei que obrigue os PCR's a ter chademo e CCS (talvez algum documento mais especifico, mas nunca vi), logo porque não ter os postos ligados à rede para uso de utentes que tenham carros compatíveis com esses postos? A Ionity também chegará com postos CCS (com o TM3 devem ser esperados mudanças nos SUC's).
Atualmente já existem vários postos de carregamento rápido que não podem ser usados por Zoe's com CR (e que anteriormente carregavam em AC 43 kW).
super carregadores tesla
- frankesousa
- Mensagens: 1308
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: super carregadores tesla
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
Re: super carregadores tesla
Sim Rimsilva, essa mesmo https://pplware.sapo.pt/informacao/port ... eletricos/.
Se vai ser implementado (ou se é verdade) não sei, até podem oferecer tudo, vale o que vale.
Também já se falou de uma empresa que vendia energia em pcr para ubers em privado, antes dos pagamentos (apareceu o tarifário e tudo), chegou a aparecer no electromaps o preço de pcrs... etc.
Os 3 cabos segundo dizem é norma europeia.
Se vai ser implementado (ou se é verdade) não sei, até podem oferecer tudo, vale o que vale.
Também já se falou de uma empresa que vendia energia em pcr para ubers em privado, antes dos pagamentos (apareceu o tarifário e tudo), chegou a aparecer no electromaps o preço de pcrs... etc.
Os 3 cabos segundo dizem é norma europeia.
-
- Mensagens: 413
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: super carregadores tesla
Já agora as tomadas não são consideradas postos de carregamentos. Por isso a questão dos parques de campismo estão fora deste tema
Re: super carregadores tesla
Não estão fora porque há relatos de venderem energia e passar factura.
-
- Mensagens: 334
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: super carregadores tesla
Supercharger de Fátima, aparentemente vai recebe mais dois Stals.
-
- Mensagens: 413
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: super carregadores tesla
Quando disse que as tomadas elétricas estão fora deste tema é porque não são abrangidas pela legislação da mobilidade elétrica.
A questão de fundo acerca da rede de Superchargers não estar ligada à Mobi.e é porque se tratam de carregadores que, segundo a lei deveriam estar ligados à rede da mobi.e e estarem disponíveis para todos os utilizadores de veículos elétricos.
Se existe esta excepção então todos podem fazer o mesmo. Ficar fora da rede da mobi.e e só dar acesso aos seus clientes.
Também não percebo a postura da Tesla ao advogar dizer que o seu objetivo máximo é incentivar à conversão dos veículos para elétricos e depois ter uma rede fechada aos outros...
A questão de fundo acerca da rede de Superchargers não estar ligada à Mobi.e é porque se tratam de carregadores que, segundo a lei deveriam estar ligados à rede da mobi.e e estarem disponíveis para todos os utilizadores de veículos elétricos.
Se existe esta excepção então todos podem fazer o mesmo. Ficar fora da rede da mobi.e e só dar acesso aos seus clientes.
Também não percebo a postura da Tesla ao advogar dizer que o seu objetivo máximo é incentivar à conversão dos veículos para elétricos e depois ter uma rede fechada aos outros...
-
- Mensagens: 399
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: super carregadores tesla
Deve mesmo ter piada comprar um Tesla e depois estar na fila para carregar atrás de um zoe de 22kW...
Um dos principais argumentos da Tesla é a sua rede privada, que assim continue.
Um dos principais argumentos da Tesla é a sua rede privada, que assim continue.
Re: super carregadores tesla
Já para não dizer que os proprietários dos Teslas pagaram para ter acesso aos supercarregadores, e patrocinaram a expansão da rede. Agora abria-se de graça a todos...
O Elon Musk já referiu várias vezes que está aberto a partilhar a rede com todos, desde que partilhem custos. Disse também que ninguém quis até ao momento. Se isto é verdade ou não...
O Elon Musk já referiu várias vezes que está aberto a partilhar a rede com todos, desde que partilhem custos. Disse também que ninguém quis até ao momento. Se isto é verdade ou não...
-
- Mensagens: 413
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: super carregadores tesla
Acho que não concordo contigo.
O argumento de "estar à espera dum Zoe a carregar a 22Kw" não faz sentido nenhum, pois o dono do Zoe pode dizer o mesmo dos Tesla que carregam fora da rede de SC.
Até agora quem pagou os SuperChargers foram os investidores... quantos mais utilizadores usarem a rede, mais fácil pode ser rentabilizada e expandida.
São duas questões paralelas:
1) a primeira é que o argumento do Elon Musk que quer salvar o planeta e que o objectivo supremo da Tesla é "forçar" todos os fabricantes a só fazerem veículos elétricos, cai por terra com o facto de manter a rede fechada. Se o objectivo supremo é facilitar a vida de todos os que querem aderir à mobilidade elétrica, então deveria abrir a rede e dar condições mais favoráveis aos clientes da Tesla.
É uma atitude egoísta que os outros fabricantes não têm. A rede da Ionity / Electrify America é patrocinada por outros fabricantes que não fecharam a rede aos clientes da Tesla.
2 - a segunda é que se, em Portugal, as redes de carregadores devem ser todas ligadas à rede da Mobie então devem ser todas. A partir do momento que existe uma excepção todos podem fazer o mesmo. Assim, também podemos ter a rede da GALP nas estações da GALP, da CEPSA nas estações da CEPSA,... e todas elas a argumentarem o mesmo, que é uma rede privada que só dá acesso aos seus clientes.
Se o estado autorizar a Tesla a manter (e expandir a sua rede), então o modelo nacional vai forçosamente tender a acabar.
O argumento de "estar à espera dum Zoe a carregar a 22Kw" não faz sentido nenhum, pois o dono do Zoe pode dizer o mesmo dos Tesla que carregam fora da rede de SC.
Até agora quem pagou os SuperChargers foram os investidores... quantos mais utilizadores usarem a rede, mais fácil pode ser rentabilizada e expandida.
São duas questões paralelas:
1) a primeira é que o argumento do Elon Musk que quer salvar o planeta e que o objectivo supremo da Tesla é "forçar" todos os fabricantes a só fazerem veículos elétricos, cai por terra com o facto de manter a rede fechada. Se o objectivo supremo é facilitar a vida de todos os que querem aderir à mobilidade elétrica, então deveria abrir a rede e dar condições mais favoráveis aos clientes da Tesla.
É uma atitude egoísta que os outros fabricantes não têm. A rede da Ionity / Electrify America é patrocinada por outros fabricantes que não fecharam a rede aos clientes da Tesla.
2 - a segunda é que se, em Portugal, as redes de carregadores devem ser todas ligadas à rede da Mobie então devem ser todas. A partir do momento que existe uma excepção todos podem fazer o mesmo. Assim, também podemos ter a rede da GALP nas estações da GALP, da CEPSA nas estações da CEPSA,... e todas elas a argumentarem o mesmo, que é uma rede privada que só dá acesso aos seus clientes.
Se o estado autorizar a Tesla a manter (e expandir a sua rede), então o modelo nacional vai forçosamente tender a acabar.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: super carregadores tesla
Uma pequena achega: não é só a Tesla a ter PCR fora da rede MOBI.E. A EDP e a Mobilectric também têm, em espaços privados de acesso privado. Nestes casos são para frotas como Uber, táxis, etc.
A questão do acesso privado não sei se está bem caraterizada na lei, penso que estará aí a dúvida maior. A Tesla não quer dificultar o acesso aos SuC com cancelas ou outros meios de controlo de acesso, mas se calhar em rigor terá que o fazer caso haja uma queixa da MOBI.E. Nesta fase não estou a ver MOBI.E a fazer isso, tem mais em que pensar (e fazer).
Sobre abrir os SuC a todos, até agora era impossível por usarem um protocolo diferente, mas com a inclusão de CCS fica aberta essa possibilidade no futuro, mas eu acredito que nos próximos anos não o vão fazer.
A questão do acesso privado não sei se está bem caraterizada na lei, penso que estará aí a dúvida maior. A Tesla não quer dificultar o acesso aos SuC com cancelas ou outros meios de controlo de acesso, mas se calhar em rigor terá que o fazer caso haja uma queixa da MOBI.E. Nesta fase não estou a ver MOBI.E a fazer isso, tem mais em que pensar (e fazer).
Sobre abrir os SuC a todos, até agora era impossível por usarem um protocolo diferente, mas com a inclusão de CCS fica aberta essa possibilidade no futuro, mas eu acredito que nos próximos anos não o vão fazer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt