Apresentação
-
- Mensagens: 29
- Registado: 07 fev 2019, 18:46
- Localização: Aveiro
Apresentação
Boa noite,
O meu nome é Armando Machado, sou de Aveiro, e há muito tempo que acompanho a evolução da mobilidade elétrica.
Neste momento, tenho um automóvel de combustão, mas tudo aponta para muito em breve adquirir um elétrico. A tentação tem vindo a crescer e a escolha, em princípio, será um Zoe 40 CR.
As minhas viagens são essencialmente citadinas e uma ou outra viagem num raio de 150 kms. No entanto, duas ou três vezes por ano, faço uma viagem a Granada, e este tem sido o principal motivo porque tenho adiado a compra. Parece-me que o Leaf ou o Zoe (não falando nos Tesla), com a viagem bem planeada, já será possível fazer sem provocar níveis elevados de ansiedade... O que acham?
Cumprimentos a todos.
O meu nome é Armando Machado, sou de Aveiro, e há muito tempo que acompanho a evolução da mobilidade elétrica.
Neste momento, tenho um automóvel de combustão, mas tudo aponta para muito em breve adquirir um elétrico. A tentação tem vindo a crescer e a escolha, em princípio, será um Zoe 40 CR.
As minhas viagens são essencialmente citadinas e uma ou outra viagem num raio de 150 kms. No entanto, duas ou três vezes por ano, faço uma viagem a Granada, e este tem sido o principal motivo porque tenho adiado a compra. Parece-me que o Leaf ou o Zoe (não falando nos Tesla), com a viagem bem planeada, já será possível fazer sem provocar níveis elevados de ansiedade... O que acham?
Cumprimentos a todos.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6358
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação
Bem vindo! Parabéns pela opção, certamente que vais achar errado não o ter feito antes.
Essa viagem a Granada é que pode ser complicado. Não pela nossa rede, mas pela espanhola que é muitas vezes pior...
Com um Leaf2 ou um Zoe ZE40 a autonomia para o teu dia a dia sobra largamente. Mas atenção ao Zoe, não deixes de te certificar que é a versão que carrega a 43kW AC, senão as tuas viagens maiores serão um suplício.
A viagem a Espanha, sem um Tesla, provavelmente não vai acontecer (e mesmo de Tesla, já há SuC no Sul de Espanha?). Para essa viagem, sem ser em regime de passeio descontraído, eventualmente pernoitando algures, não tenho nenhuma boa sugestão...
Essa viagem a Granada é que pode ser complicado. Não pela nossa rede, mas pela espanhola que é muitas vezes pior...
Com um Leaf2 ou um Zoe ZE40 a autonomia para o teu dia a dia sobra largamente. Mas atenção ao Zoe, não deixes de te certificar que é a versão que carrega a 43kW AC, senão as tuas viagens maiores serão um suplício.
A viagem a Espanha, sem um Tesla, provavelmente não vai acontecer (e mesmo de Tesla, já há SuC no Sul de Espanha?). Para essa viagem, sem ser em regime de passeio descontraído, eventualmente pernoitando algures, não tenho nenhuma boa sugestão...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: Apresentação
Bem vindo!
Essa viagem é possível de fazer, mas não rapidamente, só em modo passeio, porque são muitos klms e poucos postos rápidos. Teria de parar 4 vezes com o zoe ou o leaf, carregar no pcr de Abrantes da A23, ir a Mérida, Sevilha e novamente antes de chegar a Granada. Mesmo de Tesla teria de ir a Fátima ou Guarda carregar, depois seguir para Mérida para carregar, em seguida carregar em Aguadulce para chegar a Granada, tudo com supercarregadores.
Acho no entanto que não é por 3 ou 4 vezes que deve deixar de comprar um eléctrico, pode sempre alugar um carro para essa viagens, a poupança anual paga isso e muito mais, e o mais importante são as 99% de viagens do resto do ano.
Boa sorte na escolha e na decisão!
Essa viagem é possível de fazer, mas não rapidamente, só em modo passeio, porque são muitos klms e poucos postos rápidos. Teria de parar 4 vezes com o zoe ou o leaf, carregar no pcr de Abrantes da A23, ir a Mérida, Sevilha e novamente antes de chegar a Granada. Mesmo de Tesla teria de ir a Fátima ou Guarda carregar, depois seguir para Mérida para carregar, em seguida carregar em Aguadulce para chegar a Granada, tudo com supercarregadores.
Acho no entanto que não é por 3 ou 4 vezes que deve deixar de comprar um eléctrico, pode sempre alugar um carro para essa viagens, a poupança anual paga isso e muito mais, e o mais importante são as 99% de viagens do resto do ano.
Boa sorte na escolha e na decisão!
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3043
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Apresentação
Talvez o novo Leaf 3.0 e+,esperado para Junho próximo
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Re: Apresentação
Bem-vindo!
Parabéns pela opção da ME.
Quanto ao bev, atenção aos acabamentos do ZOE e à assistência pós-venda.
Parabéns pela opção da ME.
Quanto ao bev, atenção aos acabamentos do ZOE e à assistência pós-venda.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Apresentação
Para planear a viagem veja o planejador de viagens do https://www.plugshare.com/
Estive a ver Aveiro - Granada são 782km.
Se optar ir pela nossa A1 - A2 - A22, com diversos PCR pelo caminho, depois PCR em Huelva, Sevilha, Lucena e Granada são 998km.
Estive a ver Aveiro - Granada são 782km.
Se optar ir pela nossa A1 - A2 - A22, com diversos PCR pelo caminho, depois PCR em Huelva, Sevilha, Lucena e Granada são 998km.
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1180
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Apresentação
Bem vindo.armandomac Escreveu: ↑10 fev 2019, 22:03Boa noite,
O meu nome é Armando Machado, sou de Aveiro, e há muito tempo que acompanho a evolução da mobilidade elétrica.
Neste momento, tenho um automóvel de combustão, mas tudo aponta para muito em breve adquirir um elétrico. A tentação tem vindo a crescer e a escolha, em princípio, será um Zoe 40 CR.
As minhas viagens são essencialmente citadinas e uma ou outra viagem num raio de 150 kms. No entanto, duas ou três vezes por ano, faço uma viagem a Granada, e este tem sido o principal motivo porque tenho adiado a compra. Parece-me que o Leaf ou o Zoe (não falando nos Tesla), com a viagem bem planeada, já será possível fazer sem provocar níveis elevados de ansiedade... O que acham?
Cumprimentos a todos.
Uma nota sobre o ZOE com carregamento rapido: é menos eficiente, mais caro e possivelmente raras serão as vezes que irá conseguir carregar a 43kWh
Eu tenho o 40 que carrega a 22kWh e em 8 meses ja fiz 13k km
-
- Mensagens: 811
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Apresentação
Bem-vindo à mobilidade elétrica.
Na escolha do carro, tem em ponderação que são carros sensivelmente do mesmo preço, mas de segmentos diferentes.
Eu tenho um Leaf 40, e faço cerca de 120kms diários. É um descanso. a autonomia chega e sobra, não é preciso andar com preocupações com nada. Podes andar com aquecimento/ac ligado à vontade, andar descontraído no que diz respeito a velocidades, etc.
Nas viagens longas, fora da autonomia do carro, como essa de Granada, é que é preciso planeá-la com antecedência.
Na escolha do carro, tem em ponderação que são carros sensivelmente do mesmo preço, mas de segmentos diferentes.
Eu tenho um Leaf 40, e faço cerca de 120kms diários. É um descanso. a autonomia chega e sobra, não é preciso andar com preocupações com nada. Podes andar com aquecimento/ac ligado à vontade, andar descontraído no que diz respeito a velocidades, etc.
Nas viagens longas, fora da autonomia do carro, como essa de Granada, é que é preciso planeá-la com antecedência.
-
- Mensagens: 29
- Registado: 07 fev 2019, 18:46
- Localização: Aveiro
Re: Apresentação
Boa tarde,
Obrigado pelas opiniões.
Há cerca de 10 anos que faço a viagem para Granada em carro de combustão, por isso, a viagem em si é-me familiar. A questão é se consigo fazê-la em elétrico.
Quando comecei a olhar mais a sério para a mobilidade elétrica, passei a estar mais atento aos postos de carregamento e a fazer contas de cabeça se seria possível fazer esta viagem sentado num elétrico.
Pelas minhas contas, não parece impossível, senão vejamos:
Aveiro - Portalegre (235 kms)
Portalegre - Badajoz (73 kms)
Badajoz - Sevilha (207 kms)
Sevilha - Granada (251 kms)
Em Portalegre, há alguns PCR's que permitem carregar para chegar a Badajoz (73 kms).
Em Badajoz, paragem para almoço no centro comercial El Faro, que tem alguns PCR's.
Com o 'depósito atestado' saio em direção a Sevilha, para fazer mais 207 kms. Há alguns hotéis que têm carregadores e poderá ficar à carga durante a noite.
Penso que a viagem mais complicada será esta: de Sevilha a Granada, que são 251 kms e sem possibilidade de plano B, já que em toda a viagem, só em Antequera (mais ou menos a meio caminho) tenho possibilidade de carga. No entanto, pelo que sei, o carregador é só para proprietários de Teslas).
Em Granada, o hotel em que fico habitualmente, tem carregadores gratuitos para clientes e operacionais.
Normalmente, faço esta viagem em 3 dias, mas pelas minhas contas, precisarei de mais um dia.
O que acham deste plano de viagem?
Cumprimentos
Obrigado pelas opiniões.
Há cerca de 10 anos que faço a viagem para Granada em carro de combustão, por isso, a viagem em si é-me familiar. A questão é se consigo fazê-la em elétrico.
Quando comecei a olhar mais a sério para a mobilidade elétrica, passei a estar mais atento aos postos de carregamento e a fazer contas de cabeça se seria possível fazer esta viagem sentado num elétrico.
Pelas minhas contas, não parece impossível, senão vejamos:
Aveiro - Portalegre (235 kms)
Portalegre - Badajoz (73 kms)
Badajoz - Sevilha (207 kms)
Sevilha - Granada (251 kms)
Em Portalegre, há alguns PCR's que permitem carregar para chegar a Badajoz (73 kms).
Em Badajoz, paragem para almoço no centro comercial El Faro, que tem alguns PCR's.
Com o 'depósito atestado' saio em direção a Sevilha, para fazer mais 207 kms. Há alguns hotéis que têm carregadores e poderá ficar à carga durante a noite.
Penso que a viagem mais complicada será esta: de Sevilha a Granada, que são 251 kms e sem possibilidade de plano B, já que em toda a viagem, só em Antequera (mais ou menos a meio caminho) tenho possibilidade de carga. No entanto, pelo que sei, o carregador é só para proprietários de Teslas).
Em Granada, o hotel em que fico habitualmente, tem carregadores gratuitos para clientes e operacionais.
Normalmente, faço esta viagem em 3 dias, mas pelas minhas contas, precisarei de mais um dia.
O que acham deste plano de viagem?
Cumprimentos
-
- Mensagens: 2505
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Apresentação
Se calhar sou eu que estou a ver mal, mas em Portalegre não existe nenhum PCR...
Estará a confundir com PCN?
Estará a confundir com PCN?