Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Apresentação

Mensagem por armandomac » 10 fev 2019, 22:03

Boa noite,

O meu nome é Armando Machado, sou de Aveiro, e há muito tempo que acompanho a evolução da mobilidade elétrica.
Neste momento, tenho um automóvel de combustão, mas tudo aponta para muito em breve adquirir um elétrico. A tentação tem vindo a crescer e a escolha, em princípio, será um Zoe 40 CR.
As minhas viagens são essencialmente citadinas e uma ou outra viagem num raio de 150 kms. No entanto, duas ou três vezes por ano, faço uma viagem a Granada, e este tem sido o principal motivo porque tenho adiado a compra. Parece-me que o Leaf ou o Zoe (não falando nos Tesla), com a viagem bem planeada, já será possível fazer sem provocar níveis elevados de ansiedade... :) O que acham?

Cumprimentos a todos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 11 fev 2019, 00:34

Bem vindo! Parabéns pela opção, certamente que vais achar errado não o ter feito antes.

Essa viagem a Granada é que pode ser complicado. Não pela nossa rede, mas pela espanhola que é muitas vezes pior...
Com um Leaf2 ou um Zoe ZE40 a autonomia para o teu dia a dia sobra largamente. Mas atenção ao Zoe, não deixes de te certificar que é a versão que carrega a 43kW AC, senão as tuas viagens maiores serão um suplício.

A viagem a Espanha, sem um Tesla, provavelmente não vai acontecer (e mesmo de Tesla, já há SuC no Sul de Espanha?). Para essa viagem, sem ser em regime de passeio descontraído, eventualmente pernoitando algures, não tenho nenhuma boa sugestão...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação

Mensagem por Fil » 11 fev 2019, 00:56

Bem vindo!

Essa viagem é possível de fazer, mas não rapidamente, só em modo passeio, porque são muitos klms e poucos postos rápidos. Teria de parar 4 vezes com o zoe ou o leaf, carregar no pcr de Abrantes da A23, ir a Mérida, Sevilha e novamente antes de chegar a Granada. Mesmo de Tesla teria de ir a Fátima ou Guarda carregar, depois seguir para Mérida para carregar, em seguida carregar em Aguadulce para chegar a Granada, tudo com supercarregadores.

Acho no entanto que não é por 3 ou 4 vezes que deve deixar de comprar um eléctrico, pode sempre alugar um carro para essa viagens, a poupança anual paga isso e muito mais, e o mais importante são as 99% de viagens do resto do ano.

Boa sorte na escolha e na decisão!

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por Filipe » 11 fev 2019, 01:23

Talvez o novo Leaf 3.0 e+,esperado para Junho próximo :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Apresentação

Mensagem por Spin » 11 fev 2019, 10:28

Bem-vindo!
Parabéns pela opção da ME.
Quanto ao bev, atenção aos acabamentos do ZOE e à assistência pós-venda.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por pemifer » 11 fev 2019, 13:26

Para planear a viagem veja o planejador de viagens do https://www.plugshare.com/
Estive a ver Aveiro - Granada são 782km.
Se optar ir pela nossa A1 - A2 - A22, com diversos PCR pelo caminho, depois PCR em Huelva, Sevilha, Lucena e Granada são 998km.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoFonseca » 11 fev 2019, 14:19

armandomac Escreveu:
10 fev 2019, 22:03
Boa noite,

O meu nome é Armando Machado, sou de Aveiro, e há muito tempo que acompanho a evolução da mobilidade elétrica.
Neste momento, tenho um automóvel de combustão, mas tudo aponta para muito em breve adquirir um elétrico. A tentação tem vindo a crescer e a escolha, em princípio, será um Zoe 40 CR.
As minhas viagens são essencialmente citadinas e uma ou outra viagem num raio de 150 kms. No entanto, duas ou três vezes por ano, faço uma viagem a Granada, e este tem sido o principal motivo porque tenho adiado a compra. Parece-me que o Leaf ou o Zoe (não falando nos Tesla), com a viagem bem planeada, já será possível fazer sem provocar níveis elevados de ansiedade... :) O que acham?

Cumprimentos a todos.
Bem vindo.
Uma nota sobre o ZOE com carregamento rapido: é menos eficiente, mais caro e possivelmente raras serão as vezes que irá conseguir carregar a 43kWh

Eu tenho o 40 que carrega a 22kWh e em 8 meses ja fiz 13k km

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por kony76 » 11 fev 2019, 15:01

Bem-vindo à mobilidade elétrica.

Na escolha do carro, tem em ponderação que são carros sensivelmente do mesmo preço, mas de segmentos diferentes.

Eu tenho um Leaf 40, e faço cerca de 120kms diários. É um descanso. a autonomia chega e sobra, não é preciso andar com preocupações com nada. Podes andar com aquecimento/ac ligado à vontade, andar descontraído no que diz respeito a velocidades, etc.
Nas viagens longas, fora da autonomia do carro, como essa de Granada, é que é preciso planeá-la com antecedência.

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por armandomac » 11 fev 2019, 16:54

Boa tarde,

Obrigado pelas opiniões.
Há cerca de 10 anos que faço a viagem para Granada em carro de combustão, por isso, a viagem em si é-me familiar. A questão é se consigo fazê-la em elétrico.
Quando comecei a olhar mais a sério para a mobilidade elétrica, passei a estar mais atento aos postos de carregamento e a fazer contas de cabeça se seria possível fazer esta viagem sentado num elétrico.
Pelas minhas contas, não parece impossível, senão vejamos:
Aveiro - Portalegre (235 kms)
Portalegre - Badajoz (73 kms)
Badajoz - Sevilha (207 kms)
Sevilha - Granada (251 kms)
Em Portalegre, há alguns PCR's que permitem carregar para chegar a Badajoz (73 kms).
Em Badajoz, paragem para almoço no centro comercial El Faro, que tem alguns PCR's.
Com o 'depósito atestado' saio em direção a Sevilha, para fazer mais 207 kms. Há alguns hotéis que têm carregadores e poderá ficar à carga durante a noite.
Penso que a viagem mais complicada será esta: de Sevilha a Granada, que são 251 kms e sem possibilidade de plano B, já que em toda a viagem, só em Antequera (mais ou menos a meio caminho) tenho possibilidade de carga. No entanto, pelo que sei, o carregador é só para proprietários de Teslas).
Em Granada, o hotel em que fico habitualmente, tem carregadores gratuitos para clientes e operacionais.
Normalmente, faço esta viagem em 3 dias, mas pelas minhas contas, precisarei de mais um dia.
O que acham deste plano de viagem?

Cumprimentos

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Apresentação

Mensagem por jfr2006 » 11 fev 2019, 18:20

Se calhar sou eu que estou a ver mal, mas em Portalegre não existe nenhum PCR...

Estará a confundir com PCN?

Responder

Voltar para “Apresentações”