Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por galt » 09 fev 2019, 16:18

Tempo mínimo de puxada nunca é inferior a 2 meses e dependendo da potencial da zona e potência em pico pode ultrapassar limites que não está avam dimensionados e atrasar meses.

Isto é assim em qualquer contexto seja água, eletricidade, gás ou mesmo comunicação de dados.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 12 fev 2019, 16:47

mjr Escreveu:
08 fev 2019, 18:21
Erbium Escreveu:
08 fev 2019, 13:50
mjr Escreveu:
08 fev 2019, 08:11
Mas para a Tesla “tem de ser” e por isso se tiverem que gastar mais umas dezenas de milhar de Euros a aprovação interna é rápida.
Corrupção portanto?!
???

Obviamente que não é isso que eu disse! Os Euros a mais são para cumprir com eventuais exigências regulatórias novas, ou necessidades de colocar um novo PT mais potente, novo ramal, etc. Custos não antecipados que têm de ser aprovados pela administração da empresa.

Sinceramente não sei de onde veio essa ideia de corrupção, e confesso que fiquei um bocado incomodado por acharem que eu sugeri isso, algo que para quem conhece a minha postura sabe que nunca o faria sem ter certezas pois é uma acusação muito grave.
Ao dizeres aprovação interna não assumi ser do lado da Tesla...
De qualquer forma não é corrupção é o que, incompetência? Como explicamos a Tesla instalar vários postos de 150kW em poucos meses e os PCR's de 50kW demoram eternidades?! Muitos instalados com menos de 100kW estando por isso limitados, outros instalados, ligados uns dias, depois são desligados ad eternum, etc...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2019, 17:33

Isso eu percebo.
PCR de Torres, ligado e desligado por não sei o quê. Causa: montaram o PCR e ligaram pendurado na instalação existente, sem precaver se as condições da instalação eram adequadas. Imagino o responsável "isto é tipo ligar um secador de cabelo, encaixa ali na tomada da esquina". Depois chegam à conclusão que não dá, precisariam de um aumento de potência ou um novo QGBT, etc. Diz a administração "aaaaaaaaaaalto que assim já não brincamos".

A Tesla vai instalar um SuC. Diz que instalar 600kVA custa "XX", se for 1MW custa "YY". Diz o responsável "Colocamos um ramal novo de 2MW, ligação dedicada dentro dos parâmetros que exigimos e ainda plantamos 3 árvores".

Com algum exagero propositado, é a imagem que tenho para mim dos cenários
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Fil » 12 fev 2019, 17:42

Também é assim que imagino Bruno. Daí uma ser rápida e funcional e as outras é o que se vê.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 12 fev 2019, 17:48

BrunoAlves Escreveu:
12 fev 2019, 17:33
Causa: montaram o PCR e ligaram pendurado na instalação existente, sem precaver se as condições da instalação eram adequadas. Imagino o responsável "isto é tipo ligar um secador de cabelo, encaixa ali na tomada da esquina". Depois chegam à conclusão que não dá, precisariam de um aumento de potência ou um novo QGBT, etc.
Incompetência portanto!?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2019, 18:15

Claro. Associado ao problema que a Tesla não tem, o ter de controlar custos num investimento que não tem retorno à vista...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Fil » 12 fev 2019, 18:36

A diferença é que na Tesla os proprietários pagam 2 mil € para ter acesso aos supercarregadores de forma gratuita para sempre, o que ajuda na construção e manutenção, além disso já vão recebendo algo com as multas por estarem estacionados sem carregar e dos proprietários que já pagam utilização dos supercarregadores. Sempre é uma ajuda valiosa. No entanto, a Tesla sempre disse que o objectivo é receber zero da rede, só pretende não ter custos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2019, 18:50

Isso é impossível Fil. É um argumento engraçado, mas fazendo as contas ao que provavelmente custa instalar e manter um SuC, esses 2k€ não dão nem para a sopa. Podem ajudar com certeza, mas essa operação só é possível graças ao modelo de financiamento que a Tesla tem tido. E agora com a malta que começa a pagar os carregamentos.
É uma estratégia que resultou de forma grandiosa como todos sabemos, mas que nunca poderia ser reproduzida por outra marca (até porque a larga maioria nunca acreditou que os eléctricos vingassem :mrgreen: :lol: ), mais ninguém ia enterrar milhões anos a fio

Edit: claro que é só o meu ponto de vista, como era o diálogo imaginário há bocadinho :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Fil » 12 fev 2019, 19:53

Claro que é só uma ajuda Bruno, como referi. Mas vamos a contas, cada ponto de carga custa em média 50 mil €, existem 13 mil no mundo actualmente, o que dá cerca de 650 milhões de € de custo, mais a energia que não faço ideia de como fazer as contas, e há-de ser uma parcela bem grande. Existem cerca de 300 mil Teslas no mundo, se todos tiverem dado 2 mil€, são 600 milhões de €. Pensei sinceramente que a diferença fosse maior. Relativamente aos custos de manutenção e de energia, terão de ser custeados pela energia vendida e multas, daí começarem os pagamentos nos últimos anos. Outras marcas preferem enterrar dinheiro anos a fio em publicidade e/ou a falsear software, são opções. Se realmente o objectivo fosse os Ve's era fácil e barato como verificamos pelas contas. Haja vontade ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2019, 20:26

Sim, claro. Os restantes só não investem nos VE e na estrutura de apoio porque não estão para lá virados. Mas a questão do modelo de financiamento é inegável.

Esse valor de 50k€ é uma estimativa tua ou existe algo publicado? É que não sei se será tão pouco. PT, ramal se for caso disso, instalação,... Ficaria surpreendido se um SuC de 10 stalls custasse só meio milhão
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”